O Programa Teleton, em parceria com a emissora SBT, tem o objetivo de arrecadar doações para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e é realizado desde 1998 na TV aberta. Entretanto, desde 2009, utilizam também as mídias sociais para divulgação das ações e aproximação de pessoas engajadas na causa.
O Estudo de Caso – Teleton 2016 realizado pela Scup, destaca as estratégias de monitoramento realizadas nesta edição do programa, que contou com influenciadores digitais para fortalecer a ação entre os públicos que os seguem.

influenciadores digitais

Foram elaboradas duas estratégias de monitoramento entre a sala de arrecadação e a sala de influenciadores.

Monitoramento Scup

A tática para a sala de arrecadação foi utilizar algumas ferramentas como o Ibope para medir os resultados de audiência, o Google Analytics para visualizar a fonte de dados no tráfego do site e o monitoramento de menções, para contabilizar os números e entender os temas abordados nas redes.

quantidade de mencoes

Na sala dos Influenciadores, o monitoramento em real-time foi configurado para identificar e taguear as menções de cada personalidade convidada, para analisar e acompanhar a repercussão das mensagens disseminadas através de seus canais oficiais. Com essa ação foi possível ter insights para a produção de conteúdo estratégico, de acordo com os públicos e temas considerados relevantes durante as análises.
A edição do Teleton de 2016 contou com algumas ações inéditas, como a divulgação pela Rede Globo e os 130 Influenciadores voluntários que ajudaram o programa a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter – Trending Topics do Brasil e do Mundo. As estratégias utilizadas no programa como o monitoramento de mídias sociais, fez com que essa edição batesse a meta com a arrecadação de 27 milhões e chegou a impactar cerca de 1 bilhão de pessoas com as mensagens compartilhadas durante o evento.

trending top twitter

Ficou interessado para saber como melhorar sua estratégia de comunicação em real-time e obter mais resultados positivos em suas ações utilizando a Scup Social? Conheça a formação completa em análise de mídias sociais. Este pacote agrega os cursos online de MonitoramentoAnálise de Redes e Etnografia em Mídias Sociais, que são liderados por professores com formação sólida tanto no ambiente acadêmico quanto mercadológico, com passagens por grandes agências e empresas referências na área. Assista abaixo o vídeo sobre curso de Monitoramento: