Blog do IBPAD

  • Performance em marketing e comunicação: o que fazer para chegar lá?

    Todas as empresas, inclusive as de menor porte, vivenciam hoje um processo crescente de digitalização das suas atividades. Processos de tomada de decisão não são feitos somente a partir da pura percepção de colaboradores, analistas e responsáveis por projetos, mas pela interpretação de dados provenientes de diversas fontes. É possível a geração de informações relevantes
  • Grafos por toda parte: do que são feitas as redes das mídias sociais?

    Se você acompanha minimamente política e está no Twitter, muito provavelmente já se deparou com algum/alguma grafo/rede de grandes eventos. Embora a divulgação desses artifícios visuais que representam a repercussão de conversas/debates na e da própria plataforma não seja uma prática recente, é perceptível que, nos últimos meses, mais e mais usuários estão criando seus
  • Ferramentas para visualização e análise de dados (textuais): saiba onde encontrar

    Encontrar ferramentas de análise de textos pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando sabemos da existência de uma quantidade enorme de softwares disponíveis e não temos por onde começar. Porém, uma maneira de tornar isso mais descomplicado é procurar por conteúdos, mídias e blogs que façam a listagem de ferramentas conhecidas. Melhor ainda
  • Como tornar Relações Institucionais e Governamentais data-driven?

    Por Jaqueline Buckstegge Atualizado em 27/10/2021 Por onde começar: o processo de análise Independente da complexidade com que a área de análise de dados já tenha alcançado, o passo mais importante para introduzir uma cultura data-driven é sempre começar. Isso pode parecer clichê, mas cotidianamente presenciamos corporações e equipes desistindo da ideia de avançar em
  • Para pensar o monitoramento de mídias sociais e a evolução do mercado

    Por Iasminny Cruz   Quando pensamos no mercado de monitoramento, devemos levar em conta que o que não mudou foi a essência do monitoramento, o cerne do sentido do monitoramento: a necessidade do interesse do ser humano. Há algum tempo acompanhamos algumas transformações, como:   A evolução e a consolidação do formato das redes sociais
  • O que rolou na live sobre monitoramento de mídias sociais em 2021

    Nesta última quarta-feira (30/06), o IBPAD reuniu três profissionais do mercado para discutir o mercado de monitoramento no Brasil em 2021. O objetivo do encontro, além da troca de experiências sobre o assunto com pessoas que já atuam na área, é também apontar caminhos possíveis para profissionais que pensam em trabalhar com essa atividade. Participaram
  • Ontem e hoje do mercado de monitoramento: quais as mudanças e o que esperar?

    Há algum tempo, o mercado de monitoramento de mídias sociais experimenta mudanças significativas, algumas delas afetando inclusive diversas empresas do setor digital. Como mostramos na publicação “Histórico das APIs no monitoramento e pesquisa em mídias sociais”, o entusiasmo com os dados fornecidos pelas gigantes digitais começou a ruir a partir de 2012 e por volta
  • IBPAD realiza live sobre o monitoramento de mídias sociais em 2021

    A partir deste mês, o IBPAD vai realizar um ciclo de encontros ao vivo sobre o futuro do mercado de monitoramento com especialistas e profissionais da área. Nesta primeira live, o tema é: “O monitoramento de mídias sociais em 2021: perspectivas, desafios e reinvenções”.  Com as transformações no mercado de monitoramento nos últimos anos, cabe
  • 4 ferramentas para contar histórias com os dados

    A análise de dados comporta, além de um monte de tabelas, planilhas e arquivos de texto, uma etapa fundamental que muitas vezes não é tão levada em conta na hora da apresentação dos dados: a criação de uma história dos dados e das informações. Quando falamos de contar histórias, não exatamente nos referimos ao sentido

OutrasInformações