Blog do IBPAD

  • Livro gratuito: Introdução à Análise de Redes Sociais Online, por Raquel Recuero

    Recentemente publicado, Introdução à Análise de Redes Sociais Online de Raquel Recuero compõe a Coleção Lab404/EDUFBA da Universidade Federal da Bahia. A coleção reúne e-books com o objetivo de oferecer obras de referências sobre temas contemporâneos relacionados à cultura digital. O livro tem como objetivo servir de introdução aos principais conceitos da Análise de Redes Sociais (ARS), facilitando sua compreensão e aplicação em trabalhos
  • Ciência da Influência e mídias digitais na tomada de decisão

    O estudo The Science of Influence, elaborado por Marcia W. DiStaso e Tina McCorkindale, teve o objetivo de analisar como as mídias digitais e as relações pessoais dos usuários social media influenciam suas decisões. Cerca de 1.783 pessoas entre as gerações Millennium, Geração X, Baby Boomers e Geração Silenciosa, responderam questionários para a produção deste estudo recentemente publicado no Institute for Public Relations (IPR). A Professora
  • StArt: gerenciador de revisão sistemática de bibliografia

    Por Taís Oliveira* Os estudos de revisão sistemática (ou estado da arte) são bem comuns em inícios de pesquisas acadêmicas, o objetivo é ordenar trabalhos de maneira que seja possível conhecer o que já foi falado sobre determinado assunto, identificar abordagens teóricas, métodos, referências bibliográficas ou até saber o que ainda não foi problematizado e
  • Conheça os estudos de fãs da teledramaturgia brasileira no Obitel

    Durante os dias 05 e 06 de Dezembro aconteceu o sexto encontro do Obitel Brasil – Rede brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva, para as apresentações das pesquisas realizadas no biênio 2016-2017, que buscaram entender os fãs de telenovelas, as vertentes e as rupturas através das mídias digitais e redes sociais online (os fandoms, a produção de conteúdos, fanfics, dentre outros). O Obitel
  • Revisão de estudos acadêmicos sobre Marketing em Social Media

    A internet trouxe novas dinâmicas de mercado para os meios de comunicação e as mídias digitais modificaram a forma das marcas se relacionarem com os clientes. Isso influencia nas estratégias e táticas de marketing que tem novos desafios e precisam se manter atualizadas. O marketing em mídias sociais tem sido discutido no âmbito acadêmico, com pesquisadores
  • Case: monitorando mídias sociais durante o SXSW

    Entre os dias 10 e 19 de março aconteceu a 31° edição do South by Southwest (SXSW), um evento anual sobre mídia, cinema, música e inovação que é realizado em Austin (Texas, EUA). Além das atrações recorrentes, esta edição contou com 68 empresas brasileiras que apresentaram seus projetos, ações, cases e exposições de painéis. E como consta
  • Utilizando Sobek Mining para mineração de textos

    por Taís Oliveira* A Sobek Mining é uma ferramenta de mineração de texto criada em 2007 pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada à Educação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu objetivo é ser um apoio em tarefas educacionais, sobretudo nas que tratam de
  • Monitoramento de mídias sociais para combater Zika em Singapura

    As plataformas de mídias digitais como o Facebook e o Twitter tem evoluído em sua importância para compreensão de comportamento dos usuários. No caso da saúde pública, pode-se monitorar o que se tem falado em torno de um assunto para descobrir locais com epidemias de doenças e riscos graves de contaminação, e essa prática tem
  • Web scraping: ou como raspar todas receitas de bolo de cenoura

    Escrito por: Saulo Said* Web scraping é o nome que se dá para técnicas de raspagem (extração/coleta, se preferir) de dados de páginas da internet. Consiste, basicamente, em especificar um site, determinar o trecho do código HTML que contém a informação desejada e, por fim, dispor essa informação num formato adequado para a análise dos

OutrasInformações