Blog do IBPAD

  • O que é Psicometria?

    A Psicometria é um campo científico da Psicologia, que busca construir e aplicar instrumentos para mensuração de constructos e variáveis de ordem psicológica, aliada à métodos de análise estatística, principalmente a partir do refinamento matemático da análise fatorial, da modelagem de equações estruturais e da Teoria de Resposta ao Item, além de outras técnicas multivariadas,
  • Reflexões sobre UX, economia comportamental e a popularização do car sharing no Brasil, a partir do #ISA2017

    por Bunno Apolonio O ISA 2017 (Interaction South America) reuniu a comunidade de profissionais, acadêmicos e estudantes dedicados a aplicação do design nos negócios em Florianópolis e entre os perfis presentes nas discussões estavam designers de serviço, de interação/interface, líderes de produtos, pesquisadores voltados para negócios e também para a academia, além de entusiastas de
  • Digital Media Winter Institute tem inscrições abertas até 21 de janeiro

    Entre os dias 29 de janeiro e 8 de fevereiro acontece em Portugal o Digital Media Winter Institute 2018. O programa é dedicado aos estudos avançados na área de inteligência e mídias sociais, com o objetivo de oferecer palestras e workshops práticos aos pesquisadores e profissionais da área. Este programa é realizado por parceria entre o laboratório de pesquisa iNOVA MEDIA
  • Etnografia mobile: aplicação na área da beleza e cosméticos

    As marcas Rimmel London, New York Color (NYC) e Make Up Forever são grandes conhecidas daquelas pessoas que se interessam pelo tema de maquiagem. Não só pelos seus produtos, que são avaliados pelos consumidores como de alta qualidade, estas marcas também são reconhecidas pelas inovações constantes que trazem para este setor específico de mercado. Em
  • Análise de fãs e fandom – RuPaul’s Drag Race

    A popularidade do programa Rupaul’s Drag Race vêm sendo notada mundialmente desde a sua primeira temporada em 2009, devido ser o Reality Show pioneiro e focado na propagação da Arte e Cultura Drag Queen, onde apresenta competições, desfiles e a coração da chamada “Drag Superstar” (famoso bordão para classificar a Drag Queen vencedora). O programa
  • Artigo propõe método para identificar interações de bots no twitter

    O artigo Online Human-Bot Interactions: Detection, Estimation, and Characterization foi elaborado por pesquisadores acadêmicos que investigaram as interações dos bots no Twitter, para identificar padrões de controle por modelos de machine learning. O objetivo do estudo foi de analisar a complexidade e razões das redes e interações realizadas por estes mecanismos, em comparação com as interações dos usuários humanos. Os dados foram
  • Edital Livro IBPAD 2017/12: propostas aprovadas

    O edital para o próximo livro do IBPAD, que será composto de publicações de pesquisadores e profissionais da nossa rede (ex-alunos, professores, fornecedores etc), recebeu propostas muito interessantes. Com o título provisório "Estudando Cultura e Comunicação nas Mídias Sociais" o livro terá quatro seções: Pesquisa Mercadológica; Política e Fake News; Questões Raciais e Identidade; Métodos Inovadores. Segue a
  • Resultado: edital Entrevistas IBPAD 2017/12

    O edital para realização de entrevistas, de acesso gratuito, sobre análise de dados e pesquisa foi um sucesso. Recebemos propostas de temas relevantes contendo nomes do Brasil e do mundo que falarão sobre formação em ciência de dados, business intelligence, ativismo de dados, jornalismo de dados, etnografia, análise de redes, privacidade e direito à informação. Segue

  • Livro gratuito: Introdução à Análise de Redes Sociais Online, por Raquel Recuero

    Recentemente publicado, Introdução à Análise de Redes Sociais Online de Raquel Recuero compõe a Coleção Lab404/EDUFBA da Universidade Federal da Bahia. A coleção reúne e-books com o objetivo de oferecer obras de referências sobre temas contemporâneos relacionados à cultura digital. O livro tem como objetivo servir de introdução aos principais conceitos da Análise de Redes Sociais (ARS), facilitando sua compreensão e aplicação em trabalhos
  • Ciência da Influência e mídias digitais na tomada de decisão

    O estudo The Science of Influence, elaborado por Marcia W. DiStaso e Tina McCorkindale, teve o objetivo de analisar como as mídias digitais e as relações pessoais dos usuários social media influenciam suas decisões. Cerca de 1.783 pessoas entre as gerações Millennium, Geração X, Baby Boomers e Geração Silenciosa, responderam questionários para a produção deste estudo recentemente publicado no Institute for Public Relations (IPR). A Professora

OutrasInformações