Blog do IBPAD

  • Quais as oportunidades para trabalhar com análise de dados no mercado digital?

    Já faz muito tempo que trabalhar com publicidade (ou comunicação, de maneira geral) não é mais sinônimo de criar peças publicitárias. As últimas duas décadas mudaram por completo o ecossistema midiático o qual o mercado publicitário (de agências e empresas) estava acostumado, cujo fator talvez mais emblemático dessa transformação seja a cultura de dados que
  • O que é gestão de crises e como o monitoramento pode ajudar

    Com a chamada “liberação do pólo emissor” a partir das mídias digitais, a possibilidade de todos falarem e expressarem suas ideias se tornou uma realidade, o que  também permitiu que uma quantidade considerável de informações falsas ou equivocadas pudessem ser disseminadas nesses espaços. Para marcas e empresas, cuja presença nas mídias sociais tornou-se indispensável há
  • #RedeIndica com Rebeca Garcia: 7 fórmulas do Google Planilhas para acelerar suas análises

    O terceiro post da série #RedeIndica traz algumas recomendações da Rebeca Garcia, nossa convidada para curadoria de referências. Para esse texto, ela decidiu separar 7 fórmulas imperdíveis para quem trabalha com análise de dados a partir do Google Planilhas. O Planilhas é uma ferramenta muito útil porque é simples, gratuito e tem a capacidade de
  • Performance em marketing e comunicação: o que fazer para chegar lá?

    Todas as empresas, inclusive as de menor porte, vivenciam hoje um processo crescente de digitalização das suas atividades. Processos de tomada de decisão não são feitos somente a partir da pura percepção de colaboradores, analistas e responsáveis por projetos, mas pela interpretação de dados provenientes de diversas fontes. É possível a geração de informações relevantes
  • Grafos por toda parte: do que são feitas as redes das mídias sociais?

    Se você acompanha minimamente política e está no Twitter, muito provavelmente já se deparou com algum/alguma grafo/rede de grandes eventos. Embora a divulgação desses artifícios visuais que representam a repercussão de conversas/debates na e da própria plataforma não seja uma prática recente, é perceptível que, nos últimos meses, mais e mais usuários estão criando seus
  • Ferramentas para visualização e análise de dados (textuais): saiba onde encontrar

    Encontrar ferramentas de análise de textos pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando sabemos da existência de uma quantidade enorme de softwares disponíveis e não temos por onde começar. Porém, uma maneira de tornar isso mais descomplicado é procurar por conteúdos, mídias e blogs que façam a listagem de ferramentas conhecidas. Melhor ainda
  • Como tornar Relações Institucionais e Governamentais data-driven?

    Por Jaqueline Buckstegge Atualizado em 27/10/2021 Por onde começar: o processo de análise Independente da complexidade com que a área de análise de dados já tenha alcançado, o passo mais importante para introduzir uma cultura data-driven é sempre começar. Isso pode parecer clichê, mas cotidianamente presenciamos corporações e equipes desistindo da ideia de avançar em
  • Para pensar o monitoramento de mídias sociais e a evolução do mercado

    Por Iasminny Cruz   Quando pensamos no mercado de monitoramento, devemos levar em conta que o que não mudou foi a essência do monitoramento, o cerne do sentido do monitoramento: a necessidade do interesse do ser humano. Há algum tempo acompanhamos algumas transformações, como:   A evolução e a consolidação do formato das redes sociais
  • O que rolou na live sobre monitoramento de mídias sociais em 2021

    Nesta última quarta-feira (30/06), o IBPAD reuniu três profissionais do mercado para discutir o mercado de monitoramento no Brasil em 2021. O objetivo do encontro, além da troca de experiências sobre o assunto com pessoas que já atuam na área, é também apontar caminhos possíveis para profissionais que pensam em trabalhar com essa atividade. Participaram
  • Ontem e hoje do mercado de monitoramento: quais as mudanças e o que esperar?

    Há algum tempo, o mercado de monitoramento de mídias sociais experimenta mudanças significativas, algumas delas afetando inclusive diversas empresas do setor digital. Como mostramos na publicação “Histórico das APIs no monitoramento e pesquisa em mídias sociais”, o entusiasmo com os dados fornecidos pelas gigantes digitais começou a ruir a partir de 2012 e por volta

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