Blog do IBPAD

  • Para pensar o monitoramento de mídias sociais e a evolução do mercado

    Por Iasminny Cruz   Quando pensamos no mercado de monitoramento, devemos levar em conta que o que não mudou foi a essência do monitoramento, o cerne do sentido do monitoramento: a necessidade do interesse do ser humano. Há algum tempo acompanhamos algumas transformações, como:   A evolução e a consolidação do formato das redes sociais
  • O que rolou na live sobre monitoramento de mídias sociais em 2021

    Nesta última quarta-feira (30/06), o IBPAD reuniu três profissionais do mercado para discutir o mercado de monitoramento no Brasil em 2021. O objetivo do encontro, além da troca de experiências sobre o assunto com pessoas que já atuam na área, é também apontar caminhos possíveis para profissionais que pensam em trabalhar com essa atividade. Participaram
  • Ontem e hoje do mercado de monitoramento: quais as mudanças e o que esperar?

    Há algum tempo, o mercado de monitoramento de mídias sociais experimenta mudanças significativas, algumas delas afetando inclusive diversas empresas do setor digital. Como mostramos na publicação “Histórico das APIs no monitoramento e pesquisa em mídias sociais”, o entusiasmo com os dados fornecidos pelas gigantes digitais começou a ruir a partir de 2012 e por volta
  • IBPAD realiza live sobre o monitoramento de mídias sociais em 2021

    A partir deste mês, o IBPAD vai realizar um ciclo de encontros ao vivo sobre o futuro do mercado de monitoramento com especialistas e profissionais da área. Nesta primeira live, o tema é: “O monitoramento de mídias sociais em 2021: perspectivas, desafios e reinvenções”.  Com as transformações no mercado de monitoramento nos últimos anos, cabe
  • 4 ferramentas para contar histórias com os dados

    A análise de dados comporta, além de um monte de tabelas, planilhas e arquivos de texto, uma etapa fundamental que muitas vezes não é tão levada em conta na hora da apresentação dos dados: a criação de uma história dos dados e das informações. Quando falamos de contar histórias, não exatamente nos referimos ao sentido
  • Publicação analisa relação entre desinformação e preferências políticas no cenário brasileiro da covid-19

    Em uma recente publicação disponibilizada na revista Frontiers, pesquisadores analisam a relação entre as preferências político-partidárias da população, o conhecimento sobre o coronavírus e a doença, e o cenário de desinformação que existe hoje, chamado por alguns estudiosos de “infodemia”. O intuito do artigo é mensurar a partir de questionários disponibilizados online o quanto a
  • Nova pesquisa revela preocupações dos brasileiros em relação à covid-19

    A pesquisa Saúde Brasil, conduzida pelo Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS/ UnB) junto ao IBPAD, revelou dados importantes sobre as impressões dos brasileiros em relação à pandemia de covid-19 no país. Os dados mostram, entre outros subtemas, o nível de preocupação dos cidadãos em relação à
  • Conheça todos os recursos da nova API para Acadêmicos do Twitter

    Há tempos, o Twitter é reconhecido mundialmente pela abertura dos dados públicos da rede para acadêmicos ou pessoas interessadas em pesquisas envolvendo conversações na rede. Em um primeiro momento, logo após o lançamento da novidade, fizemos uma publicação com detalhes sobre o que a nova API trazia para pesquisadores de todo o mundo, inclusive no

OutrasInformações