Blog do IBPAD

  • Do fã ao fandom: práticas interacionais internas de consumo

    por Eloy Vieira, professor no curso online Fãs, Segunda Tela e Marketing. Imagem: OFuxico.com “[...] tornou-se impossível discutir consumo da cultura popular sem fazer referência a fandom ou às teorias de fãs tanto quanto é quase impossível encontrar rincões da vida pública que não são afetados por eles” (SANDVOSS, 2005, p.3) Essa citação do Sandvoss, traduzida livremente
  • Influenciadores: como mensurá-los?

    O debate sobre o uso de influenciadores nas estratégias de comunicação digital das marcas esteve em alta durante todo o ano de 2016. É válido lembrar, entretanto, que os estudos da influência social não são recentes, tendo seus primórdios nas pesquisas do sociólogo Paul Lazarsfeld, na década de 40. Desde então, a publicidade tem se

  • Onde estudar etnografia na internet?

    Cada vez mais menções a etnografia circulam na imprensa e mercado, tornando especialmente importante abordagens responsáveis sobre seus conceitos. Mas, como fazer isto? Listamos três dicas para quem procura estudar etnografia na internet:   Acompanhe e siga blogs, Twitter e canais de professores As mídias sociais são muito utilizadas para divulgação científica por pesquisadores e profissionais, sobretudo
  • Internet e eleições no Brasil

    O Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná divulgou no final do ano passado a coletânea “Internet e eleições no Brasil”. Com 24 autores de universidades de todo o país, o e-book mapeia os estudos brasileiros voltados para as apropriações da

  • Como os fãs de Doctor Who influenciaram na produção da série

    [Texto por Eloy Vieira, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe e atualmente pesquisa sobre fãs, economia e internet.] Doctor Who é uma série britânica de ficção científica e fantasia que está no ar desde 1963. Ou seja, em 2013 ela completou 50 anos e, em novembro deste mesmo ano, a emissora resolveu comemorar
  • Monitoramento para SAC e Social CRM: como fazer?

    Desde a sua expansão e popularização no Brasil, o monitoramento de mídias sociais têm sido um aliado importante para marcas e empresas de grande porte que oferecem produtos e serviços em nível nacional. Com o poder cada vez mais nas mãos dos consumidores, tornou-se imprescindível que as organizações montassem um sistema de operações que desse

  • Cursos de Análise de Redes em Mídias Sociais completam o calendário 2016 do IBPAD

    Neste dezembro aconteceram duas novas edições do curso de Análise de Redes em Mídias Sociais do IBPAD, em Brasília e São Paulo. Os professores Max Stabile e Tarcízio Silva apresentaram a alunos de diversas origens o histórico, aplicações, métricas, conceitos e muito ferramental de análise de redes. Durante a apresentação do curso, demonstramos alguns de

  • Gestão de crises: o papel do monitoramento

    Não é de hoje que profissionais do mercado e estudiosos da comunicação corporativa tentam dar conta de um fenômeno que também não é recente, mas que se intensificou nos últimos anos devido às mídias sociais: as crises de marca. No contexto atual da internet, ao mesmo tempo em que as empresas tentam se aproveitar dos canais

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