Blog do IBPAD

  • 10 números que nos orgulham no primeiro ano de IBPAD

    Em setembro completamos 01 ano de atividades do IBPAD! Priorizamos o crescimento responsável e qualidade de nossas atividades, mas estamos felizes também pelos números alcançados. Reunimos 10 destes números que significam muita coisa pra gente:   30 cursos Em 1 ano realizamos 22 cursos abertos e 8 cursos in-company em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

  • Primeira edição do Curso de Métricas para Comunicação Digital acontece em Brasília

    Nos dias 24 e 25 de Setembro, o IBPAD ministrou seu primeiro curso de Métricas para Comunicação Digital em Brasília,  liderado pelos professores Max Stabile e Júnior Siri. Participaram colaboradores de veículos como Correio brasiliense, Jornal de Brasília e de agências de comunicação como Heads Propaganda, Propeg,  Inpress, Isobar, entre outras.   Professor Max Stabile

  • Projeto acadêmico analisa o comportamento dos políticos nas mídias sociais

    Romper os muros da universidade e chegar aos interesses da sociedade civil é um constante desafio enfrentado pelas produções acadêmicas. Enquanto o mercado ainda permanece indisposto a usufruir da inteligência desenvolvida pela comunidade científica, alguns dos projetos desta tentam aproximar a população do conhecimento de pesquisa produzido nas Universidades. Essa é a proposta do Geist (Grupo de Pesquisa em

  • Criando GIFs no R

      [Texto do prof. Robert McDonnell, responsável pelo curso de Programação em R do IBPAD]   R é famoso por suas capacidades gráficas, mas podemos integrá-lo com browsers modernos da internet para criar gráficos cada vez mais úteis. Por exemplo, podemos mostrar a mudança numa variável sobre valores de duas outras variáveis usando gifs. Neste

  • Livros de Estatística para Comunicadores

    [Texto da profª. Cristina G. Cardoso, responsável pelo curso Estatística Básica para Comunicadores] Desde que ingressei no curso de Estatística me interessei pelas possibilidades de aplicações na área de Marketing. A muitos anos no mercado, imersa entre sociólogos, comunicadores, publicitários e jornalistas, em muitos momentos me solicitaram referências bibliográficas para estudar Estatística. Temos 2 grandes dificuldades
  • Dicas de filtros para o Google Analytics (Parte 1)

    O Google Analytics é o principal sistema de mensuração de sites e uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de inteligência em Comunicação Digital no Brasil. Suas possibilidades são imensas, mas boa parte das organizações que o utilizam costumam ter apenas as configurações básicas, o que pode gerar imprecisões e dados errados. Selecionamos uma seleção de alguns

  • Medindo Resultados de Vídeo no Youtube e Facebook

    [Texto por Júnior Siri, Supervisor de Inteligência na Leo Burnett Tailor Made e professor do curso Métricas para Vídeo em Mídias Sociais] É senso comum dizer que a TV é uma mídia que dá resultado, principalmente em mercados pequenos, onde não há uma cultura de mensuração. Com o digital, ficou mais fácil medir um resultado de vídeo. É

  • A importância dos dados guiando o planejamento de campanhas

      [Texto do prof. Gabriel Ishida, consultor e colaborador do IBPAD] Atualmente, com tantos dados e informações disponíveis na internet e outras fontes, é inconcebível que um planejamento de marca ou campanha não tenha um embasamento de pesquisa por trás. Tendo uma visão de não-planner, na minha opinião, fazer planejamento é entender o que seu consumidor almeja

OutrasInformações