Blog do IBPAD

  • Capturando dados do Twitter com R

      Um dos primeiros desafios para qualquer analista de dados oriundos de mídias sociais é a captura dos dados. Existem vários softwares pagos e gratuitos, mas nem todos são claros sobre como exatamente esta captura está sendo realizada. O R, que é gratuito, pode te ajudar bastante nesse processo.  Mostro aqui o primeiro passo nessa direção.

  • Análise de redes, conversação online e mito político

    [Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP] Muito tem se falado sobre a questão dos mitos políticos latino-americanos e suas possíveis desestabilizações devido às atuais conjunturas políticas desfavoráveis – como exemplo o mito de Hugo Chávez que pouco se sustenta com o governo atual de Maduro na
  • 5 livros para aprender R

    O uso do R vem crescendo bastante e há cada vez mais recursos e tutoriais na internet. Não é fácil selecionar um material para se aprender sozinho, principalmente porque a linguagem vem mudando muito. Dessa material, infelizmente, há pouca coisa em português. Eu separo aqui as 5 obras que considero importantes para se aprender as
  • Segunda edição paulistana do curso Etnografia em Mídias Sociais atrai dobro de interessados

    A segunda edição paulistana do curso “Etnografia em Mídias Sociais” aconteceu no último sábado, 5 de março. Com o dobro de participantes em relação à edição ocorrida em dezembro de 2015, o curso atendeu a profissionais de agências digitais, consultorias de inteligência, planejadores, professores e pesquisadores acadêmicos. Os estudantes são apresentados ao percurso do planejamento de uma pesquisa

  • Gerando mais negócios com relatórios de monitoramento e métricas: estudos de segmento de público

    “Informação acionável”. Estas duas palavrinhas ganharam terreno entre profissionais de monitoramento e métricas em agências pelo país. Fazer relatório para clientes de qualquer tipo dão resultado se a entrega trouxer informações acionáveis. Ou seja, aquilo que fará o cliente tomar uma melhor decisão, otimizar investimentos, tomar posição durante crise etc. Mas as informações acionáveis não

  • Cursos de Análise de Redes em Mídias Sociais acontecem em São Paulo e Brasília

    As duas primeiras edições do curso de Análise de Redes em Mídias Sociais aconteceram em São Paulo e Brasília ao longo deste fevereiro. Os professores Max Stabile e Tarcízio Silva acompanharam os alunos em percurso de 14 horas que vai da emergência das teorias de redes e grafos nas ciências sociais à utilização do Gephi, passando pela coleta

  • IBPAD realiza curso de Etnografia em Mídias Sociais em Brasília

    Em 20 de fevereiro, ocorreu a primeira edição brasiliense do curso Etnografia em Mídias Sociais do IBPAD. A professora Débora Zanini apresentou aos estudantes o conteúdo produzido especialmente para o Instituto, abordando do histórico científico da Antropologia à particularidades da metodologia nas mídias sociais, passando também por cases reais desenvolvidos pela profissional. Participaram da atividade publicitários,

  • Curso de Análise de Orçamento Público

      A compreensão dos processos de formulação e execução do orçamento público federal é fundamental para os profissionais da área de relações governamentais. Em primeiro lugar, conhecimentos sobre o tema são primordiais para se entender a atual conjuntura político econômica do País. O orçamento da União está constantemente em evidência nos principais veículos de comunicação.

  • Etnografia no Segundo e no Terceiro Setor

    Quando se sai do universo da área acadêmica, principalmente das Ciências Sociais, a Etnografia é uma metodologia de pesquisa muito conhecida na área de Marketing / Publicidade e Propaganda, principalmente relacionada aos estudos do comportamento do consumidor. Mas não foi sempre assim: se acompanharmos as pesquisas de marketing nesta temática (de práticas e comportamentos do
  • Conversação, discurso político e memória nas mídias digitais

      Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP As mídias digitais se transformaram em ferramenta importante para a análise e compreensão dos discursos políticos circulantes na sociedade contemporânea. A facilidade de coleta e armazenamento de dados faz com que seja de suma importância utilizar tais mídias como

  • Orçamento e Políticas Públicas

    Um jeito inteligente de saber quais são as prioridades de uma pessoa em um determinado momento é analisar quais são os principais gastos dela. O mesmo princípio também pode ser aplicado ao governo. Para saber quais são as políticas públicas priorizadas por um governo, debruce-se sobre o seu orçamento. As mais variadas políticas públicas estarão espelhadas

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