Blog do IBPAD

  • Medidas de Risco em Análise de Redes Financeiras

    No dia 15 de junho O IBPAD realizou o sua primeira edição dos Seminários IBPAD com o tema “Ciência de Dados e Sociedade”, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Governo e Gestão (NP3-UnB). Realizado na Universidade de Brasília, o Seminário reuniu pesquisadores de várias áreas para discutir como a análise de

  • Reconhecimento de imagem nas mídias sociais: oportunidades e desafios para o monitoramento

    Uma pesquisa recente revelou que, em 2016, mais de 3 bilhões de imagens são compartilhadas e publicadas diariamente nas plataformas do Snapchat e do Facebook (Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram). Embora muito desse conteúdo seja privado (e efêmero), ainda há um número enorme de imagens que são compartilhadas em sites de redes sociais de maneira pública e que podem ser extremamente

  • Dos dados à ação: dando vida à pirâmide do conhecimento!

    por Cinara Moura, profª do curso Gestão da Inteligência em Comunicação Digital Ainda na graduação e durante as minhas primeiras experiências com Marketing Digital, eu percebi o quanto as disciplinas da comunicação atuam de forma estanque, específica, sempre de olho em correr atrás do último prazo que, por sinal, foi ontem. Organizar esse caos ajudando as

  • 10 números que nos orgulham no primeiro ano de IBPAD

    Em setembro completamos 01 ano de atividades do IBPAD! Priorizamos o crescimento responsável e qualidade de nossas atividades, mas estamos felizes também pelos números alcançados. Reunimos 10 destes números que significam muita coisa pra gente:   30 cursos Em 1 ano realizamos 22 cursos abertos e 8 cursos in-company em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

  • Primeira edição do Curso de Métricas para Comunicação Digital acontece em Brasília

    Nos dias 24 e 25 de Setembro, o IBPAD ministrou seu primeiro curso de Métricas para Comunicação Digital em Brasília,  liderado pelos professores Max Stabile e Júnior Siri. Participaram colaboradores de veículos como Correio brasiliense, Jornal de Brasília e de agências de comunicação como Heads Propaganda, Propeg,  Inpress, Isobar, entre outras.   Professor Max Stabile

  • Projeto acadêmico analisa o comportamento dos políticos nas mídias sociais

    Romper os muros da universidade e chegar aos interesses da sociedade civil é um constante desafio enfrentado pelas produções acadêmicas. Enquanto o mercado ainda permanece indisposto a usufruir da inteligência desenvolvida pela comunidade científica, alguns dos projetos desta tentam aproximar a população do conhecimento de pesquisa produzido nas Universidades. Essa é a proposta do Geist (Grupo de Pesquisa em

  • Criando GIFs no R

      [Texto do prof. Robert McDonnell, responsável pelo curso de Programação em R do IBPAD]   R é famoso por suas capacidades gráficas, mas podemos integrá-lo com browsers modernos da internet para criar gráficos cada vez mais úteis. Por exemplo, podemos mostrar a mudança numa variável sobre valores de duas outras variáveis usando gifs. Neste

  • Livros de Estatística para Comunicadores

    [Texto da profª. Cristina G. Cardoso, responsável pelo curso Estatística Básica para Comunicadores] Desde que ingressei no curso de Estatística me interessei pelas possibilidades de aplicações na área de Marketing. A muitos anos no mercado, imersa entre sociólogos, comunicadores, publicitários e jornalistas, em muitos momentos me solicitaram referências bibliográficas para estudar Estatística. Temos 2 grandes dificuldades
  • Dicas de filtros para o Google Analytics (Parte 1)

    O Google Analytics é o principal sistema de mensuração de sites e uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de inteligência em Comunicação Digital no Brasil. Suas possibilidades são imensas, mas boa parte das organizações que o utilizam costumam ter apenas as configurações básicas, o que pode gerar imprecisões e dados errados. Selecionamos uma seleção de alguns

OutrasInformações