Blog do IBPAD

  • O método etnográfico para compreender as teias de significados de marcas e produtos

    Não é necessária uma formação em Publicidade e Propaganda para compreender, hoje em dia, a diferença entre comprar um celular "qualquer" e um iPhone. Embora ambos sejam aparelhos telefones móveis, mesmo que tenham praticamente as mesmas funcionalidades, há diversas camadas simbólicas operando sobre o consumo desses dois produtos. É dentro desse contexto, inclusive, que a
  • Casos de uso do Facebook Reactions em pesquisa e análise de dados

    Lançado em fevereiro de 2016, o recurso de Reactions no Facebook deu muito o que falar e engendrou novas práticas na plataforma. Ao oferecer cinco novos ícones para reação simples a um ou dois cliques de distância, permitiu a conteudistas, planejadores e ativistas enfatizar aspectos emocionais da interação, como amor, afeto, raiva, indignação, surpresa, choque,
  • Dados do Congresso Brasileiro – Parte 1

    O movimento por Dados Abertos está contribuindo imensamente para uma maior transparência e consequente maior fiscalização. Mas outro ponto super relevante é como os nossos cientistas políticos estão adorando todo esse processo. Nunca foi tão fácil obter dados que antes eram extremamente trabalhosos e difíceis de serem obtidos. A mais recente novidade é o pacote para

  • Sete cânones da arte de ouvir seu público – listening

    Apesar do anglicismo exagerado em alguns mercados – como o publicitário -, a língua inglesa por vezes traz em sua simplicidade termos que resumem bem uma ampla gama de atividades que possuem uma característica em comum, por mais diferentes que sejam em suas minúcias. Um destes termos é o conceito de “listening” em ambientes organizacionais
  • R na Nuvem!

    Computação na “nuvem” é uma área muito animadora para quem está trabalhando com dados. Pense na possibilidade de não precisar deixar o computador ligado um tempão pra fazer aquela captura, ou de conseguir bem mais memória só para rodar aquela análise? O céu é o limite. Existem várias opções para trabalhar com o R em

  • Criação baseada em dados: por que é importante tê-los a seu favor

    O relatório “The Data Made Me Do It”, da MIT Technology Review, revelou uma informação histórica para a humanidade: nos últimos dois anos foram produzidos mais dados do que em todo o resto da história humana. Desses dados, estima-se que apenas 0.5% são analisados pelo que temos hoje de capacidade tecnológica – e, também, financeira. Uma

  • Um mapa de métricas de mídias sociais para os seus objetivos

    Deixar o plano de mensuração para o final pode ser um dos maiores equívocos de quem trabalha com comunicação digital. É importante, desde o início, ter noção do que você, sua equipe ou sua empresa definem como sucesso. Quando você deixa que a mensuração seja um trabalho apenas de prestação de contas, há grandes chances de cair
  • Conheça e vote nas palestras do time IBPAD para o Social Media Week 2017

    O Social Media Week é um dos maiores eventos sobre mídias sociais do mundo e acontecerá novamente em São Paulo em setembro. Através de curadoria crowdsourced, interessados em palestrar podem submeter suas palestras e o público escolhe as mais interessantes. Professoras e pesquisadoras do IBPAD estarão novamente no evento e você pode ajudar a escolher

  • Quatro abordagens para análise e pesquisa no Instagram

    No livro SAGE Handbook of Social Media Research Methods, parte dos capítulos são dedicados a particularidades de plataformas específicas, como Weibo, Foursquare, Twitter e o Instagram. No capítulo sobre esta última plataforma, Linnea Laestadius realiza um relevante histórico e problematização das questões próprias de análise de imagem, texto, opiniões e hashtags. Citando Danah Boyd, a

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