Blog do IBPAD

  • Pacotes brasileiros de R: SciencesPo e SoundexBR do Daniel Marcelino

    Iniciamos com esse artigo uma série de postagens sobre Pacotes e programadores brasileiros. Nosso objetivo aqui é mostrar o grande desenvolvimento que o R tem tido aqui no Brasil. Começaremos, então, com o cientista político Daniel Marcelino , o autor de dois pacotes para R: o SciencesPo e o SoundexBR. Neste post nós vamos dar uma olhada nesses pacotes

  • Análise de redes em mídias sociais: novos olhares, negócios e insights

    A técnica de análise de redes sociais têm ganhado cada vez mais força no mercado, principalmente após a implementação dessas funcionalidades em algumas ferramentas de monitoramento nacionais e internacionais. Como metodologia para análise de dados, a ARS pode oferecer às marcas/agências/empresas uma visão holística das conversações das mídias sociais de modo a gerar mais insumos

  • Monitoramento e relacionamento: uma dupla dinâmica

    O atributo de SAC 2.0 e Social CRM é umas das principais funcionalidades promovidas por ferramentas de monitoramento do mercado brasileiro. Embora o monitoramento de mídias sociais possua muitas outras aplicações, o “gerenciamento” de comunidades em torno das marcas através de um diálogo (espontâneo ou não) é uma prática bastante comum que pode fortalecer o relacionamento com

  • Sete erros clássicos em gráficos de pizza

    Quando pensamos em visualização de dados, na maior parte das vezes pensamos em ferramentas, técnicas e infográficos. Mas antes disso é importante sempre lembrar que visualização de dados possui bons conceitos e padrões envolvidos. Listei aqui sete erros clássicos feitos na maioria dos gráficos de pizza. Esses conceitos serão abordados em nosso curso de Introdução à
  • Livro organizado por Luke Sloan e Anabel Quan-Haase reúne 39 capítulos sobre pesquisa em mídias sociais

    Lançado neste final de janeiro, The SAGE Handbook of Social Media Research Methods promete ser um marco no ensino de métodos de pesquisa em mídias sociais. Iniciativa do braço de métodos da SAGE, foi organizado por Luke Sloan, da Cardiff University e Anabel Quan-Haase, da Western University. Como explicam os organizadores: Usar dados de mídias sociais para pesquisa científica

  • A visualização de dados como instrumento para contar histórias

    Quem trabalha com comunicação ou pesquisa digital constantemente se depara com uma avalanche de dados que, se não for bem tratada, pode se tornar uma poderosa dor de cabeça. Profissionais de métricas e monitoramento, por exemplo, já têm no seu escopo de trabalho uma função dedicada por completo à elaboração de relatórios que devem apresentar
  • 7 pesquisadores brasileiros que estão estudando fãs

    por Eloy Vieira, professor do curso Fãs, Segunda Tela e Marketing. Em um mapeamento realizado em 2015 acerca da produção científica sobre fãs, a doutoranda em Comunicação e também pesquisadora do assunto, Giovana Carlos, encontrou apenas 5 pesquisas publicadas na Compós daquele ano e outros 51 trabalhos dispersos em diferentes eixos temáticos da Intercom no mesmo período.
  • Simpósio promovido pelo IBPAD e Stilingue debaterá inteligência em mídias sociais em 3 de fevereiro

    Acontecerá em 3 de fevereiro o Simpósio de Inteligência em Mídias Sociais promovido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados e a Stilingue – Inteligência Artificial. Durante um dia inteiro de palestras e debates, os participantes poderão conferir a experiência de alguns dos profissionais que estão avançando o mercado de inteligência digital no Brasil.

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