Blog do IBPAD

  • Analistas usuários de Gephi recebem até 63% a mais de salário

    A pesquisa e análise de dados baseados em mídias sociais cresce vertiginosamente no Brasil e no mundo. Técnicas, serviços e disciplinas como monitoramento de mídias sociais, mensuração e avaliação de resultados, business intelligence e afins empregam milhares de profissionais em agências, empresas e consultorias. A pesquisa O Profissional de Inteligência de Mídias Sociais no Brasil, desenvolvida em 2016
  • Livro gratuito reúne estudos sobre cultura e sociedade “dataficada”

    Perspectivas como digital methods ou cultural analytics, fortemente baseadas em dados digitais obtidos com a internet se debruçam sobre as possibilidades de compreender a sociedade através dos rastros e traços que deixamos – voluntaria ou involuntariamente – com nossos dispositivos digitais. Recém-lançado, o livro The Datafied Society – Studying Culture Through Data foi organizado por
  • Desafios na avaliação e tomada de decisões em marketing de mídia social

    O artigo Evaluation and decision making in social media marketing tem autoria de Brendan James Keegan e Jennifer Rowley, da Manchester Metropolotian University Business School, no Reino Unido. Foi publicado na revista Management Decision, publicação focada em gestão com 50 anos de existência. Os autores buscam enfrentar o desafio de pensar framework de mensuração de
  • Análise de emoções nas mídias sociais: a etnografia como método de pesquisa para este campo de estudo

      O estudo de emoções, já muito famoso e clássico em algumas áreas, tem ganhado particular destaque em alguns campos das ciências humanas nestas últimas décadas. Sociologia, publicidade, midialogia – entre várias outras – tem incluído em suas análises a emoção como um fator importante para entender determinadas ações e comportamentos humanos. Um dos estudos
  • O método etnográfico para compreender as teias de significados de marcas e produtos

    Não é necessária uma formação em Publicidade e Propaganda para compreender, hoje em dia, a diferença entre comprar um celular "qualquer" e um iPhone. Embora ambos sejam aparelhos telefones móveis, mesmo que tenham praticamente as mesmas funcionalidades, há diversas camadas simbólicas operando sobre o consumo desses dois produtos. É dentro desse contexto, inclusive, que a
  • Casos de uso do Facebook Reactions em pesquisa e análise de dados

    Lançado em fevereiro de 2016, o recurso de Reactions no Facebook deu muito o que falar e engendrou novas práticas na plataforma. Ao oferecer cinco novos ícones para reação simples a um ou dois cliques de distância, permitiu a conteudistas, planejadores e ativistas enfatizar aspectos emocionais da interação, como amor, afeto, raiva, indignação, surpresa, choque,
  • Dados do Congresso Brasileiro – Parte 1

    O movimento por Dados Abertos está contribuindo imensamente para uma maior transparência e consequente maior fiscalização. Mas outro ponto super relevante é como os nossos cientistas políticos estão adorando todo esse processo. Nunca foi tão fácil obter dados que antes eram extremamente trabalhosos e difíceis de serem obtidos. A mais recente novidade é o pacote para

  • Sete cânones da arte de ouvir seu público – listening

    Apesar do anglicismo exagerado em alguns mercados – como o publicitário -, a língua inglesa por vezes traz em sua simplicidade termos que resumem bem uma ampla gama de atividades que possuem uma característica em comum, por mais diferentes que sejam em suas minúcias. Um destes termos é o conceito de “listening” em ambientes organizacionais
  • R na Nuvem!

    Computação na “nuvem” é uma área muito animadora para quem está trabalhando com dados. Pense na possibilidade de não precisar deixar o computador ligado um tempão pra fazer aquela captura, ou de conseguir bem mais memória só para rodar aquela análise? O céu é o limite. Existem várias opções para trabalhar com o R em

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