Blog do IBPAD

  • Entrevista com a professora Cristina Graciele

    O IBPAD está disponibilizando, de forma gratuita, um conjunto de entrevistas realizadas com profissionais e cientistas que estão construindo o futuro da pesquisa e análise de dados no Brasil. E uma das nossas palestrantes é a professora Cristina Graciele, formada em Estatística pela USP e pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM. Sua trajetória profissional
  • 10 livros (e + 10 artigos) sobre métodos digitais de pesquisa

    Em uma dos primeiras postagens neste blog, falamos de 5 livros e 5 artigos sobre métodos digitais de pesquisa. Três anos depois, as publicações sobre o tema são mais numerosas e esta é uma atualização e expansão, reunindo 20 fontes muito relevantes para o pesquisador - seja acadêmico seja mercadológico. Como sabemos, as mídias sociais
  • Estudo: Pantera Negra – Estreia de Impacto

    Raquel Melo, ex-aluna do IBPAD, completou o curso de Monitoramento e Inteligência em Mídias Sociais no primeiro semestre de 2018, e como conclusão do curso, desenvolveu relatório de análise temática, textual e de sentimento das menções publicadas no Twitter sobre o lançamento do filme Pantera Negra. O gatilho encontrado por Raquel foi aproveitar a discussão
  • 3º edição do CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais

    Fique ligado, nos dias 30 e 31 de outubro será realizada a 3º edição do CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas. Até o dia 10 de agosto de 2018 os professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação do campo da comunicação e áreas afins que desejam
  • Entrevista com o professor Sérgio Amadeu Silveira

    Para contribuir com as discussões a respeito dos desafios e novas tendências para a Pesquisa na Academia e no Mercado brasileiros, o IBPAD está disponibilizando um conjunto de entrevistas realizadas com profissionais e cientistas renomados de diversas áreas, todos eles ligados à construção de conhecimento por meio da Análise de Dados. Todo o conteúdo pode ser
  • Influência nas Mídias Sociais: Perspectivas do Consumo, Política e Saúde

    Fique ligado, em agosto será realizado o curso Influência nas Mídias Sociais: Perspectivas do Consumo, Política e Saúde, oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, onde será discutido sobre a operação da esfera da influência digital. Com a crescente explosão de atores e actantes com potenciais influentes nas plataformas sociais, é de extrema importância
  • Novo curso de Monitoramento Eleitoral

    É de conhecimento de todos que a internet e as redes sociais se tornaram decisivos para influenciar a participação política da sociedade, ainda mais em ano eleitoral. Ele é um termômetro que permite pontuar o que estão falando sobre determinado assunto/candidato de forma rápida e espontânea. Sendo assim, os profissionais devem ter conhecimento para utilizar os dados

OutrasInformações