Blog do IBPAD

  • Gerando mais negócios com relatórios de monitoramento e métricas: estudos de segmento de público

    “Informação acionável”. Estas duas palavrinhas ganharam terreno entre profissionais de monitoramento e métricas em agências pelo país. Fazer relatório para clientes de qualquer tipo dão resultado se a entrega trouxer informações acionáveis. Ou seja, aquilo que fará o cliente tomar uma melhor decisão, otimizar investimentos, tomar posição durante crise etc. Mas as informações acionáveis não

  • Cursos de Análise de Redes em Mídias Sociais acontecem em São Paulo e Brasília

    As duas primeiras edições do curso de Análise de Redes em Mídias Sociais aconteceram em São Paulo e Brasília ao longo deste fevereiro. Os professores Max Stabile e Tarcízio Silva acompanharam os alunos em percurso de 14 horas que vai da emergência das teorias de redes e grafos nas ciências sociais à utilização do Gephi, passando pela coleta

  • IBPAD realiza curso de Etnografia em Mídias Sociais em Brasília

    Em 20 de fevereiro, ocorreu a primeira edição brasiliense do curso Etnografia em Mídias Sociais do IBPAD. A professora Débora Zanini apresentou aos estudantes o conteúdo produzido especialmente para o Instituto, abordando do histórico científico da Antropologia à particularidades da metodologia nas mídias sociais, passando também por cases reais desenvolvidos pela profissional. Participaram da atividade publicitários,

  • Curso de Análise de Orçamento Público

      A compreensão dos processos de formulação e execução do orçamento público federal é fundamental para os profissionais da área de relações governamentais. Em primeiro lugar, conhecimentos sobre o tema são primordiais para se entender a atual conjuntura político econômica do País. O orçamento da União está constantemente em evidência nos principais veículos de comunicação.

  • Etnografia no Segundo e no Terceiro Setor

    Quando se sai do universo da área acadêmica, principalmente das Ciências Sociais, a Etnografia é uma metodologia de pesquisa muito conhecida na área de Marketing / Publicidade e Propaganda, principalmente relacionada aos estudos do comportamento do consumidor. Mas não foi sempre assim: se acompanharmos as pesquisas de marketing nesta temática (de práticas e comportamentos do
  • Conversação, discurso político e memória nas mídias digitais

      Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP As mídias digitais se transformaram em ferramenta importante para a análise e compreensão dos discursos políticos circulantes na sociedade contemporânea. A facilidade de coleta e armazenamento de dados faz com que seja de suma importância utilizar tais mídias como

  • Orçamento e Políticas Públicas

    Um jeito inteligente de saber quais são as prioridades de uma pessoa em um determinado momento é analisar quais são os principais gastos dela. O mesmo princípio também pode ser aplicado ao governo. Para saber quais são as políticas públicas priorizadas por um governo, debruce-se sobre o seu orçamento. As mais variadas políticas públicas estarão espelhadas

  • Páginas de Moda e Beleza Plus Size: quais são as mais influentes?

    A noção de influência é uma das mais relevantes para a pesquisa em mídias sociais com fins comerciais. A pressuposição do poder da influência em opiniões e conteúdo, seja ele digital ou não, é uma base importante do mercado da audiência. O que é influência? Ou melhor ainda, como medir influência? Que parâmetros utilizar? Há
  • O potencial subutilizado do monitoramento de mídias sociais

    O monitoramento de mídias sociais, como é oferecido há cerca de 10 anos por agências digitais, consultorias e afins, se baseia em algumas premissas importantes da comunicação digital. Em primeiro lugar, temos a noção de influência potencial dos conteúdos publicados online. O esquema proposto por Philip Sheldrake abaixo é de eloquente simplicidade: Os seis fluxos acima
  • Aprender R é investimento para a sua carreira em ciência de dados

    Artigo redigido por Guilherme Jardim Duarte, professor do curso "Programação em R". A Ciência de Dados é onipresente nos dias hoje. No momento em que você realiza uma compra na internet ou acessa o site de um jornal, são coletados dados que serão analisados  para entender melhor o seu comportamento. Dados são cruzados para entender o
  • Quais tipos de grupos eu posso estudar com etnografia em mídias sociais?

    No texto passado conversamos um pouco sobre as grandes transformações que estamos vivendo em relação à comunicação humana. Como falado, isso tem gerado uma transformação tão rápida e profunda que diversos pesquisadores têm se dedicado a estudar estas mudanças. Aproveitamos também para apresentar dois grandes pensadores desta temática: Pierre Levy – filósofo francês da cultura

OutrasInformações