Blog do IBPAD

  • O potencial subutilizado do monitoramento de mídias sociais

    O monitoramento de mídias sociais, como é oferecido há cerca de 10 anos por agências digitais, consultorias e afins, se baseia em algumas premissas importantes da comunicação digital. Em primeiro lugar, temos a noção de influência potencial dos conteúdos publicados online. O esquema proposto por Philip Sheldrake abaixo é de eloquente simplicidade: Os seis fluxos acima
  • Aprender R é investimento para a sua carreira em ciência de dados

    Artigo redigido por Guilherme Jardim Duarte, professor do curso "Ciência de Dados com R". A Ciência de Dados é onipresente nos dias hoje. No momento em que você realiza uma compra na internet ou acessa o site de um jornal, são coletados dados que serão analisados  para entender melhor o seu comportamento. Dados são cruzados para
  • Quais tipos de grupos eu posso estudar com etnografia em mídias sociais?

    No texto passado conversamos um pouco sobre as grandes transformações que estamos vivendo em relação à comunicação humana. Como falado, isso tem gerado uma transformação tão rápida e profunda que diversos pesquisadores têm se dedicado a estudar estas mudanças. Aproveitamos também para apresentar dois grandes pensadores desta temática: Pierre Levy – filósofo francês da cultura
  • BI, Atendimento e Projetos: primeiros passos para trabalhar de forma conectada e produtiva

    Artigo por Mariana Oliveira, professora do curso “B.I., Monitoramento e Métricas para Atendimento e Gerentes de Projeto“ Em um contexto digital altamente competitivo, as marcas e agências demandam que suas equipes trabalhem cada vez mais integradas para atingir os resultados esperados pelos clientes. É nesse contexto que destacamos a importância das áreas de Atendimento, Projetos

  • Etnografia para Entender Culturas na Era da Informação

    Não há como se negar: vivemos uma nova era. Há quem chame apenas de ‘sociedade pós industrial’, ou moderna. Há também quem a chame de ‘era do conhecimento’, ou ‘do saber’. O que se sabe, porém, é que desde os anos 80 a humanidade entrou em uma época de mudanças radicais nunca vistas antes: se
  • Novo Gephi é lançado

    Para a felicidade de muitos, Gephi 0.9 é lançado com importantes mudanças. Gephi 0.9 binaries created! https://t.co/QqEHhIDaKc – Official announcement still to come pic.twitter.com/2Hc71dRQzp — Gephi graph viz (@Gephi) December 20, 2015 Um dos mais esperados lançamentos para os analistas de redes aconteceu. Depois de longos e ansiosos meses de espera o Gephi 0.9 foi

  • Curso de Etnografia em Mídias Sociais inaugura atuação do IBPAD em São Paulo

    Nos últimos dias 15 e 17 de dezembro, aconteceu em São Paulo o primeiro curso de Etnografia em Mídias Sociais: Marcas e Consumo do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados.  O curso teve como objetivo capacitar profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online, especialmente com relação a marcas e consumo, através de técnicas

  • Fotografia nas mídias sociais como recurso etnográfico

    A utilização de imagens para compreender aspectos e comportamentos dos indivíduos está longe de ser algo novo. Ciências sociais e pesquisa de mercado trabalham com análise de imagens e fotografias há décadas, seja no registro documental de comunidades e culturas e pelos pesquisadores; em desenhos de pesquisa com coleta documental de registros fotográficos ou expressões

  • Quem trabalha com inteligência de mídias sociais no Brasil?

      Salários, práticas, formação, ferramentas, referências e outros dados sobre o Profissional de Inteligência de Mídias Sociais foram levantados por Júnior Siri em pesquisa recém-lançada. [Pesquisa] O profissional de inteligencia de mídias sociais (2015) from Júnior Siri   Entre as referências profissionais estão Tarcízio Silva, curador dos cursos do núcleo de comunicação digital do IBPAD e Mariana Oliveira,

OutrasInformações