Blog do IBPAD

  • IBPAD realiza curso de Etnografia em Mídias Sociais em Brasília

    Em 20 de fevereiro, ocorreu a primeira edição brasiliense do curso Etnografia em Mídias Sociais do IBPAD. A professora Débora Zanini apresentou aos estudantes o conteúdo produzido especialmente para o Instituto, abordando do histórico científico da Antropologia à particularidades da metodologia nas mídias sociais, passando também por cases reais desenvolvidos pela profissional. Participaram da atividade publicitários,

  • Curso de Análise de Orçamento Público

      A compreensão dos processos de formulação e execução do orçamento público federal é fundamental para os profissionais da área de relações governamentais. Em primeiro lugar, conhecimentos sobre o tema são primordiais para se entender a atual conjuntura político econômica do País. O orçamento da União está constantemente em evidência nos principais veículos de comunicação.

  • Public Budget Analysis course

    Understanding the processes of formulating and executing the federal public budget is fundamental for government relations professionals. Firstly, knowledge of the topic is paramount to understand the country’s current political and economic setting. The federal budget is constantly on display in the main media outlets. As an example, recent news regarding the 2015 public deficit;

  • Etnografia no Segundo e no Terceiro Setor

    Quando se sai do universo da área acadêmica, principalmente das Ciências Sociais, a Etnografia é uma metodologia de pesquisa muito conhecida na área de Marketing / Publicidade e Propaganda, principalmente relacionada aos estudos do comportamento do consumidor. Mas não foi sempre assim: se acompanharmos as pesquisas de marketing nesta temática (de práticas e comportamentos do
  • Conversação, discurso político e memória nas mídias digitais

      Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP As mídias digitais se transformaram em ferramenta importante para a análise e compreensão dos discursos políticos circulantes na sociedade contemporânea. A facilidade de coleta e armazenamento de dados faz com que seja de suma importância utilizar tais mídias como

  • Orçamento e Políticas Públicas

    Um jeito inteligente de saber quais são as prioridades de uma pessoa em um determinado momento é analisar quais são os principais gastos dela. O mesmo princípio também pode ser aplicado ao governo. Para saber quais são as políticas públicas priorizadas por um governo, debruce-se sobre o seu orçamento. As mais variadas políticas públicas estarão espelhadas

  • Páginas de Moda e Beleza Plus Size: quais são as mais influentes?

    A noção de influência é uma das mais relevantes para a pesquisa em mídias sociais com fins comerciais. A pressuposição do poder da influência em opiniões e conteúdo, seja ele digital ou não, é uma base importante do mercado da audiência. O que é influência? Ou melhor ainda, como medir influência? Que parâmetros utilizar? Há
  • O potencial subutilizado do monitoramento de mídias sociais

    O monitoramento de mídias sociais, como é oferecido há cerca de 10 anos por agências digitais, consultorias e afins, se baseia em algumas premissas importantes da comunicação digital. Em primeiro lugar, temos a noção de influência potencial dos conteúdos publicados online. O esquema proposto por Philip Sheldrake abaixo é de eloquente simplicidade: Os seis fluxos acima
  • Aprender R é investimento para a sua carreira em ciência de dados

    Artigo redigido por Guilherme Jardim Duarte, professor do curso "Ciência de Dados com R". A Ciência de Dados é onipresente nos dias hoje. No momento em que você realiza uma compra na internet ou acessa o site de um jornal, são coletados dados que serão analisados  para entender melhor o seu comportamento. Dados são cruzados para
  • Quais tipos de grupos eu posso estudar com etnografia em mídias sociais?

    No texto passado conversamos um pouco sobre as grandes transformações que estamos vivendo em relação à comunicação humana. Como falado, isso tem gerado uma transformação tão rápida e profunda que diversos pesquisadores têm se dedicado a estudar estas mudanças. Aproveitamos também para apresentar dois grandes pensadores desta temática: Pierre Levy – filósofo francês da cultura
  • BI, Atendimento e Projetos: primeiros passos para trabalhar de forma conectada e produtiva

    Artigo por Mariana Oliveira, professora do curso “B.I., Monitoramento e Métricas para Atendimento e Gerentes de Projeto“ Em um contexto digital altamente competitivo, as marcas e agências demandam que suas equipes trabalhem cada vez mais integradas para atingir os resultados esperados pelos clientes. É nesse contexto que destacamos a importância das áreas de Atendimento, Projetos

OutrasInformações