Blog do IBPAD

  • O que é Social Media Intelligence e o que a torna tão eficaz?

    Inteligência de mídia social é o conceito de transformar dados de social media em insights acionáveis para marcas. E pode-se definir como “usar ferramentas e soluções sociais para entender os consumidores e atendê-los melhor”. Quando você pensa na definição de inteligência de mídia social, pode pensar nela como a capacidade de tirar conclusões dos dados
  • Lançamento do livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos”

    O livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos”, organizado por Tarcizio Silva, acaba de ser lançado pela editora LiteraRUA. Com o apoio do IBPAD, a publicação reúne 14 capítulos de pesquisadoras e pesquisadores provenientes e com conhecimento científico e experimental do Brasis e de países da Afrodiáspora e África, como Congo, Etiópia, Gana, Nigeria,
  • Acompanhando o desempenho de contas proprietárias

    As empresas e marcas têm usado sites e contas em mídias sociais para impulsionar vendas, ampliar divulgação e gerar maior aproximação com o público. Entretanto, para que o conteúdo divulgado na internet tenha o melhor desempenho possível é necessário o acompanhamento dos resultados obtidos, como visualizações, acessos, curtidas, compartilhamentos e retweets. Para facilitar esse processo
  • Soluções de Monitoramento, Análise e Dataviz de Social Listening

    por Lucas Neves, Analista de Dados IBPAD. O monitoramento das mídias sociais, comumente conhecido na área publicitária como “social listening”, pode ser realizado das mais diversas formas e por diferentes ferramentas do mercado. Alguns analistas podem optar por utilizar os dados agregados diretamente nas soluções próprias de cada rede social, como o Facebook Audience Insights
  • Agenda de Cursos 2020

    Confira nossos cursos disponíveis: OnlineBrasíliaSão PauloPalestras e CongressosOnline Combos promocionais: Formação Data Intelligence  Formação Social Media Intelligence Formação Digital Research    Abertos - estude agora Análise de Redes para Mídias Sociais Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online Introdução à Visualização de Dados Estatística para Comunicadores Análise de Redes
  • O que é análise de dados e o que a torna tão eficaz?

    Para muitos CEOs e gerentes de negócios, a tal da análise de dados tende a ser um mistério, principalmente se a empresa for mais nova ou mais lenta em adotar metodologias de análise. Se você já ouviu ou percebeu que deveria pensar um pouco mais sobre estratégias através de dados, mas não sabe por onde
  • Como construir inteligência sem API’s de redes sociais

    Desde 2015, quando o Facebook fechou a API de pesquisa pública, os profissionais de pesquisa, monitoramento e BIs têm passado por marcos importantíssimos sobre a coleta de dados. Hoje, já não é possível possuir informações que identificam o usuário. Outro fator que apresenta resistência para a coleta, tratamento e análise de dados é a aprovação
  • O que é Digital Research?

    Digital Research pode ser definida como o uso de tecnologias digitais que alteram a maneira como pesquisas são executadas e possibilitam enfrentar novos desafios da área. Principais tendências em pesquisa: Uma ênfase crescente na pesquisa crítica de massa em larga escala, focada nos desafios do mundo real. Estes são frequentemente abordados por grupos de estudos
  • Como gerar estratégias de atuação política com o poder público usando dados como um principal insumo?

    Autor André Jácomo, Diretor de Negócios IBPAD Essa questão foi a grande pergunta que permeou o curso “Ciência de Dados para Relações Governamentais e Institucionais”  (RIG) realizado pelo IBPAD em Brasília no final de 2019. O curso foi preparado para atender gestores do mercado de RIG e mostrar como a análise de dados pode gerar
  • MonitOleamento: com mapa interativo cidadãos podem apontar manchas de óleo pelo Nordeste

    Via Rede InfoSãoFrancisco  Pesquisador de Sergipe lança sistema colaborativo para identificação, localização e comunicação de contaminação do óleo cru no litoral nordestino: é o MonitOleamento Após o surgimento de manchas de óleo pelo litoral do Nordeste, um cientista de Sergipe lançou uma iniciativa de base colaborativa tendo como objetivo a aceleração da identificação dos pontos
  • O livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais está completando um ano e veja como foi o impacto, distribuição, referências

    Organizado por Tarcízio Silva (IBPAD), Jaqueline Buckstegge (IBPAD) e Pedro Rogedo (DPZ&T), o livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais é uma coletânea de artigos feitos por nossos professores, parceiros e, pela primeira vez foram incluídos na chamada aberta, nossos alunos. Completando um ano, o livro oferece 20 olhares sobre a questão de “Como

OutrasInformações