Blog do IBPAD

  • Estudando o nível de felicidade de pessoas com câncer nas mídias sociais

    O Twitter tem sido uma ferramenta utilizada para estudos em diversas áreas. Com aproximadamente 500 milhões de usuários, sendo 320 milhões membros ativos que publicam ao menos uma vez por mês, os tweets podem nos dizer muito sobre os sentimentos, vontades, consumo, desejos, assuntos mais mencionados e uma infinidade de outras possibilidades. No campo do estudo
  • Estudando a música paraense no Spotify com o R e o Gephi

    O objetivo deste estudo é compreender como se dá a relação entre alguns artistas paraenses e suas relações de influência dentro no Spotify usando a Análise de Redes Sociais como técnica descritiva. Para entender ARS, recomendo o material "Iniciação a Redes: Conceitos Essenciais e Principais Ideias" mas resumidamente, uma rede "é um artifício cognitivo e científico
  • Turismo e Autenticidade: estudando o TripAdvisor com o IramuteQ

    O conceito de autenticidade é considerado essencial para as empresas de viagens e pela comunidade científica que estuda temas relacionados à roteiros de viagens e seus consumidores. Este conceito guia as escolhas e decisões dos viajantes que buscam destinos que os façam sentir-se em um lugar que represente a cultura local. Desta forma, a autenticidade é
  • 01 ano do nosso primeiro livro: impacto, distribuição, referência e próximos passos

    Em 21 de novembro de 2016 lançamos a versão digital do livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações, organizado por Tarcízio Silva e Max Stabile, com colaboração de 22 pesquisadores e profissionais. Parabenizamos a todos autores! Listamos abaixo algumas informações sobre impacto, distribuição e novas publicações: Leia resumos de alguns capítulos:  Campanhas
  • Análise de imagens e geolocalização para estudar cidades com o Instagram

    Os estudos recentes sobre análise de imagens tem trazido grandes descobertas para o campo da etnografia e comportamento digital. A partir de constatações de que, cada vez mais, as imagens são um formato utilizado para expressar-se nos meios digitais, os estudos que se baseiam na análise da imagem trazem interpretações interessantes para compreender dados além das
  • Manual de diversidade na publicidade: como abordar a representatividade em sua marca?

    O Manual DIV.A.S. Diversidade, Ação e Sensibilidade na Publicidade Brasileira foi desenvolvido para compreender melhores formas de tratar a representatividade de gordos(as), LGBT+, negros(as), idosos(as), indígenas e pessoas com deficiência na publicidade. Destinado aos profissionais de marketing, mídia, publicidade e comunicação, o manual foi produzido a partir de entrevistas, estudos científicos e dados estatísticos sobre o
  • Mineração de dados em mídias sociais para saúde pública

    O artigo ‘Social mining for public health monitoring and surveillance’ de Michael J. Paul  e colaboradores, faz um compilado de pesquisas recentes sobre a utilização da mineração de dados de mídias digitais para estudar a saúde pública.  Os autores descrevem os principais pontos do recente progresso na saúde pública relacionados aos métodos computacionais de linguagem e
  • Nova pesquisa sobre inteligência de mídias sociais no Brasil destaca o IBPAD

    A pesquisa "O Profissional de Inteligência de Mídias Sociais" no Brasil chegou a sua sétima edição, com recorde de respondentes: 434 profissionais participaram. Desenvolvida por Ana Claudia Zandavalle, a pesquisa levanta informações sobre uso de ferramentas, remuneração, tipos de cargo, nível de formação, referências profissionais e mais. Neste terceiro ano de atuação do IBPAD, ficamos
  • Conheça a ferramenta de análise do Google Autocomplete do @digitalmethods

    A função de "Autocompletar" do Google sugere buscas assim que o usuário começa a digitar palavras. As sugestões são baseadas no histórico de buscas, podendo representar padrões de buscas anteriores em diferentes países e culturas. Para aproveitar estes pontos de dados, o Digital Methods Initiative (DMI) desenvolveu uma ferramenta fácil e gratuita que permite extrair

OutrasInformações