Blog do IBPAD

  • Pesquisas sobre cachorros, gatos e seus donos podem nos dizer bastante!

    Os estereótipos sobre gatos, cachorros e seus donos são valores de personalidade quase tão falados quanto os signos do zodíaco atualmente na internet. O imaginário social de que cães são mais extrovertidos e gatos mais introvertidos, refletem também nos tipos de pessoas que são seus donos e admiradores. Mas será que tudo o que se
  • Conheça a ferramenta de análise do Google Autocomplete do @digitalmethods

    A função de "Autocompletar" do Google sugere buscas assim que o usuário começa a digitar palavras. As sugestões são baseadas no histórico de buscas, podendo representar padrões de buscas anteriores em diferentes países e culturas. Para aproveitar estes pontos de dados, o Digital Methods Initiative (DMI) desenvolveu uma ferramenta fácil e gratuita que permite extrair
  • Relatório analisa a convergência da extrema direita nas mídias sociais

    Nos últimos anos muito tem-se discutido sobre movimentos políticos, polarização entre direita e esquerda e assuntos relacionados ao pensamento extremista que toma cada vez mais lugar na mídia, redes sociais digitais e no discurso de políticos pelo mundo. A eleição de Donald Trump, no ano de 2016, que produz discursos ódio abertamente e manifestações como
  • Os Chatbots vão transformar a experiência digital?

    Em 2016, na F8, conferência anual realizada pela empresa Facebook, Mark Zuckerberg anunciou a possibilidade de o Messenger Platform permitir que as empresas construam Chatbots dentro da ferramenta. Tal revelação aprofundou as discussões sobre a utilização da Inteligência Artificial para melhorar o relacionamento entre as empresas e seus consumidores, principalmente para a solução de questões
  • Monitoramento como mecanismo de compreensão social

    O monitoramento em mídias sociais digitais tem sido uma atividade essencial para a comunicação e para a compreensão dos fenômenos da sociedade atual. No campo da pesquisa, aprofundou processos e tornou possível a descoberta de novos padrões de comportamento, pois, além de cumprir com o objetivo inicial que a ela cabia, é possível relacionar outros
  • Confira como foi o curso Dados para Relações Governamentais

    Os dados de informações políticas estão disponíveis em diversos formatos e exigem a utilização de alguns métodos, técnicas e ferramentas para a coleta e análise. Contudo, para obter dados e resultados específicos que realmente façam parte do contexto da análise, é necessário acessar informações de maneira analítica, além de conseguir traçar cenários prospectivos, conforme informa
  • Veja como foi o curso de Séries Temporais em São Paulo

    Analisar os dados e acontecimentos de uma série temporal, dependendo do caso exigido, demanda um tempo que poderia ser otimizado em trabalhos posteriores, por exemplo. Pensando assim, o curso de Séries Temporais do IBPAD foi desenvolvido para que estatísticos, cientistas político e de dados, entre profissionais de diversas áreas, aprendam os modelos de previsão com séries temporais
  • Como foi a primeira edição do curso Arquétipos na Comunicação?

    A internet exige que as marcas desenvolvam um novo modo de se relacionar com seus clientes. E construir personas a partir do conhecimento em arquétipos permite entender os sonhos, medos e aspirações para criar uma relação mais próxima a realidade das pessoas. Para ajudar o novo profissional de comunicação que precisa se ajustar a essa
  • Livro para iniciantes em Mineração de Dados

    O livro Introdução à Mineração de Dados com aplicações em R foi desenvolvido para servir como apoio aos acadêmicos e/ou profissionais que buscam aprendizados na estratégia de mineração de dados e subsídios para analisar as possibilidades que os dados apresentam nas tomadas de decisões. Com uma linguagem didática e de fácil leitura o livro foi
  • CODA-BR recebe três professores do IBPAD

    Nos dias 25 e 26 de novembro acontecerá a segunda edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), no campus da Faap, em São Paulo. Com mais de 30 workshops e bootcamps, o evento conta com a parceria do Google News Lab e tem o objetivo de reunir profissionais do mercado

OutrasInformações