Blog do IBPAD

  • Capturando dados do Twitter com R

      Um dos primeiros desafios para qualquer analista de dados oriundos de mídias sociais é a captura dos dados. Existem vários softwares pagos e gratuitos, mas nem todos são claros sobre como exatamente esta captura está sendo realizada. O R, que é gratuito, pode te ajudar bastante nesse processo.  Mostro aqui o primeiro passo nessa direção.

  • Análise de redes, conversação online e mito político

    [Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP] Muito tem se falado sobre a questão dos mitos políticos latino-americanos e suas possíveis desestabilizações devido às atuais conjunturas políticas desfavoráveis – como exemplo o mito de Hugo Chávez que pouco se sustenta com o governo atual de Maduro na
  • 8 livros para aprender R

    [Atualização 29 de junho de 2018] O uso do R vem crescendo bastante e há cada vez mais recursos e tutoriais na internet. Não é fácil selecionar um material para se aprender sozinho, principalmente porque a linguagem vem mudando muito. Dessa material, infelizmente, há pouca coisa em português. Eu separo aqui as 8 obras que
  • Segunda edição paulistana do curso Etnografia em Mídias Sociais atrai dobro de interessados

    A segunda edição paulistana do curso “Etnografia em Mídias Sociais” aconteceu no último sábado, 5 de março. Com o dobro de participantes em relação à edição ocorrida em dezembro de 2015, o curso atendeu a profissionais de agências digitais, consultorias de inteligência, planejadores, professores e pesquisadores acadêmicos. Os estudantes são apresentados ao percurso do planejamento de uma pesquisa

  • Gerando mais negócios com relatórios de monitoramento e métricas: estudos de segmento de público

    “Informação acionável”. Estas duas palavrinhas ganharam terreno entre profissionais de monitoramento e métricas em agências pelo país. Fazer relatório para clientes de qualquer tipo dão resultado se a entrega trouxer informações acionáveis. Ou seja, aquilo que fará o cliente tomar uma melhor decisão, otimizar investimentos, tomar posição durante crise etc. Mas as informações acionáveis não

  • Cursos de Análise de Redes em Mídias Sociais acontecem em São Paulo e Brasília

    As duas primeiras edições do curso de Análise de Redes em Mídias Sociais aconteceram em São Paulo e Brasília ao longo deste fevereiro. Os professores Max Stabile e Tarcízio Silva acompanharam os alunos em percurso de 14 horas que vai da emergência das teorias de redes e grafos nas ciências sociais à utilização do Gephi, passando pela coleta

  • IBPAD realiza curso de Etnografia em Mídias Sociais em Brasília

    Em 20 de fevereiro, ocorreu a primeira edição brasiliense do curso Etnografia em Mídias Sociais do IBPAD. A professora Débora Zanini apresentou aos estudantes o conteúdo produzido especialmente para o Instituto, abordando do histórico científico da Antropologia à particularidades da metodologia nas mídias sociais, passando também por cases reais desenvolvidos pela profissional. Participaram da atividade publicitários,

  • Curso de Análise de Orçamento Público

      A compreensão dos processos de formulação e execução do orçamento público federal é fundamental para os profissionais da área de relações governamentais. Em primeiro lugar, conhecimentos sobre o tema são primordiais para se entender a atual conjuntura político econômica do País. O orçamento da União está constantemente em evidência nos principais veículos de comunicação.

  • Public Budget Analysis course

    Understanding the processes of formulating and executing the federal public budget is fundamental for government relations professionals. Firstly, knowledge of the topic is paramount to understand the country’s current political and economic setting. The federal budget is constantly on display in the main media outlets. As an example, recent news regarding the 2015 public deficit;

  • Etnografia no Segundo e no Terceiro Setor

    Quando se sai do universo da área acadêmica, principalmente das Ciências Sociais, a Etnografia é uma metodologia de pesquisa muito conhecida na área de Marketing / Publicidade e Propaganda, principalmente relacionada aos estudos do comportamento do consumidor. Mas não foi sempre assim: se acompanharmos as pesquisas de marketing nesta temática (de práticas e comportamentos do
  • Conversação, discurso político e memória nas mídias digitais

      Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP As mídias digitais se transformaram em ferramenta importante para a análise e compreensão dos discursos políticos circulantes na sociedade contemporânea. A facilidade de coleta e armazenamento de dados faz com que seja de suma importância utilizar tais mídias como

OutrasInformações