Pesquisa JOTA e IBPAD: 71% dos brasileiros querem estados e municípios na reforma da Previdência

DANIEL MARCELINO, FERNANDO MELLO e LUCAS HELFSTEIN – JOTA

A maioria da população brasileira é a favor da reforma da Previdência e uma ampla maioria se diz favorável à inclusão de estados e municípios nas alterações do sistema de aposentadoria. Os dados fazem parte de pesquisa de opinião feita pelo JOTA e pelo IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).

A pesquisa foi feita com 1.045 pessoas, por telefone, entre os dias 27 e 29 de junho e conta com respondentes em 492 municípios, nos 26 Estados e no Distrito Federal. As respostas de 31 respondentes foram excluídas da análise porque não possuíam todas as informações necessárias para o modelo de pós-estratificação, restando, 1.014 respondentes. O intervalo de credibilidade dos valores estimados é de 3,3%.

A seleção da amostra foi aleatória e após a coleta o time de dados do JOTALabs aplicou um modelo de pós-estratificação usando variáveis como gênero, idade e escolaridade. Esse trabalho estatístico é importante para garantir o balanceamento da amostra e segue técnicas propostas por professores como Andrew Gelman.

Leia a matéria na integra

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário