Como acompanhar as pesquisas eleitorais

Estamos sendo bombardeados diariamente sobre a corrida eleitoral. Temos pelo menos quatro pesquisas tradicionais que são divulgadas nacionalmente e que movimentam todos os analistas políticos (de facebook ou não) em nossas redes. Mas, como achar todas as pesquisas e conseguir compará-las?

Separei aqui nesse post algumas dicas para facilitar a vida de analista político

Dica 1 - TSE

http://inter01.tse.jus.br/pesqele-publico/

O primeiro e mais importante de todos: o próprio site do TSE. Esse site é especialmente útil para você

  1. Acompanhar os registros das pesquisas que serão divulgadas (você não precisa ser surpreendido)
  2. Ver os questionários aplicados (tema de um próximo post)
  3. Saber quem contratou a pesquisa

O site é simples e ordena por data. Uma mão na roda! Se você já for versado em R, pode baixar o excelente pacote pesqEle que ajuda a trabalhar com esses dados.

Ah, atenção!  Eles não guardam os resultados, para isso os próximos sites são úteis.

Dica 2 - Agregador do Jota

https://data.jota.info/agregador/

Os agregadores fazem aquele trabalho chato de compilar e comparar todas as pesquisas. O Agregador do Jota, construído pelo Prof. Guilherme J. Duarte faz esse trabalho. Mas faz de forma sofisticada utilizando um modelo bayesiano para simplesmente não colocar uma média móvel entre os resultados.

Para quem curte, você pode dar uma olhada no GitHub do Prof Guilherme, tem alguns exercícios em R e uma apresentação explicando como funciona.

Dica 3 - Agregador do Poder360

https://www.poder360.com.br/pesquisas-de-opiniao/

 

O agregador do Poder 360 feito com o apoio da Google News Iniciative e desenvolvido com o time competente da Volt é possivelmente o mais completo de todos em termos de dados. Possui informações de outras eleições e cargos, além de compilar em uma tabelinha marota todas as pesquisas com seus n, margem de erro e registro do TSE.

 

Como se não fosse bom o bastante, ainda liberaram uma API para consultar o seu vasto banco de dados. Sim, obrigado!

Dica 4 - Polling Data

http://www.pollingdata.com.br/

 

O Polling data é figurinha repetida aqui no Blog. Feito pelo talentosíssimo Neale El-Dash em 2014 fizeram um painel com a chance de impeachment da Presidente Dilma Rousseff e agora atacam com a chance de um candidato ser eleito o presidente.

O Polling Data usa a metodologia bayesiana semelhante ao do Jota e que ficou famosa com o Nate Silver em seu blog FiveThirdyEight.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário