Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas

O novo livro da Editora IBPAD “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” reúne 20 reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados. A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto, como do cientista político Márcio Cunha Carlomagno.

Em seu capítulo, Márcio ressalta que é crescente o número de pesquisas realizadas com a aplicação de questionários online, especialmente – mas não exclusivamente – entre jovens investigadores, como mestrandos e doutorandos. Ainda pontua que a facilidade tecnológica, tanto para a criação destes questionários (ofertada gratuitamente por ferramentas como Google Forms), quanto para sua difusão, traz um potencial problema: pesquisas problemáticas, seja por questionários mal formulados ou por desenhos de pesquisa que não contemplam questões metodológicas das ferramentas.

Dessa forma, o seu objetivo é apresentar uma introdução aos principais tópicos sobre surveys online, suas limitações e técnicas de como proceder corretamente com sua aplicação. Ainda detalha os principais aspectos a serem considerados ao optar-se por esta ferramenta, reunindo uma bibliografia diversa, principalmente para servir como entrada na área para jovens pesquisadores – público-alvo ao qual se destina.

Confira o texto completo no livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais!

Preencha o formulário para download:

* indicates required

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário