Pesquisadores brasileiros lançam repositório das humanidades digitais

Imagem: Repositório Digital das Humanidades/Divulgação

Mais uma iniciativa para promover o acesso à produção intelectual e científica de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros envolvendo as chamadas humanidades digitais acaba de nascer. O Repositório Digital das Humanidades (RDHBR), lançado nesta quinta-feira (29) pelo Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia (LABHD/UFBA), juntamente com pesquisadores de outras universidades brasileiras, tem a proposta de oferecer scripts, bases de dados e documentos voltados à coleta de dados das ciências humanas e sociais em português brasileiro. 

Partindo da constatação de que atualmente é cada vez mais urgente o desenvolvimento de habilidades ligadas aos métodos e técnicas computacionais no ambiente acadêmico, o RDHBR reúne alguns fundamentos sobre como acessar os dados pelas linguagens de programação R e Python. Neste momento, os scripts disponíveis são voltados à coleta de dados de publicações da Associação Nacional de História (ANPUH), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), todas com eventos nacionais realizados anualmente. 

Imagem: Repositório Digital das Humanidades/Divulgação

Ao utilizar os códigos de scripts e toda a documentação disponibilizada no site, será possível obter dados de resumos, títulos, autores, instituições, sessão dos GTs. Caso prefira, também é possível fazer o download de todos os dados coletados pelo raspador do RDHBR no próprio site, em formato .csv. 

Raspador de dados dos Encontros Anuais da ANPOCs rodando a partir de um script em Python. Imagem: Repositório Digital das Humanidades / Divulgação

O projeto é encabeçado pelos pesquisadores da UFBA Leonardo F. Nascimento, Tarssio Barreto e Gabriel Andrade, além de Eric Brasil (UNILAB), Vítor Mussa e Daniel Mendes (UFRJ), membros do LABHD/UFBA. A iniciativa foi lançada hoje em comemoração ao Dia Internacional das Humanidades Digitais, data em que diversos eventos envolvendo o tema são realizados e quando pesquisadores da área são incentivados a publicar nas mídias sociais detalhes dos seus trabalhos. Para saber mais sobre o projeto e como consultar todas as informações para utilização, acesse a página oficial do RDHBR no GitHub

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário