Primeira edição do curso de Dados para Relações Governamentais ocorreu neste final de semana em Brasília

No último final de semana, dias 20 e 21 de Maio, o IBPAD estreou seu curso de Dados para Relações Governamentais, com primeira edição em Brasília. A proposta do curso era abrir as portas do mundo de análise de dados para profissionais que produzem e consomem inteligência no mercado de Relações Governamentais, além de seus entusiastas e pesquisadores acadêmicos. A professora Jaqueline Buckstegge apresentou conceitos gerais de pesquisa, gestão e análise de dados, trabalhando a prática através de importações de bases disponíveis por diferentes esferas, com o Excel como ferramenta.

 

Algumas telas apresentadas durante o curso.

 

Ainda, Marcelo Pimentel (CNI) e Max Stabile (IBPAD) fizeram participações especiais, como forma de trazer suas experiências e perspectivas para os participantes. Marcelo abordou as possibilidades de integração de bases de dados, em prol da maior personalização possível, e Max apresentou algumas ferramentas e últimas tendências em termos de análise de dados com fontes de informação políticas e sociais.

 

Professora Jaqueline apresentando a lógica de análise de dados para os alunos 

 

A primeira turma foi composta por profissionais de grandes consultorias especializadas em Relações Governamentais, como Barral M. Jorge, Patri Políticas Públicas, RN Consultores Associados e Umbelino Lobo; profissionais do governo e  3º setor, como Governo do Distrito Federal, MPOG, MDSA, PNUD e CAPES/MEC; além de associações e empresas privadas, como CNI, CNA, ANABB e Nestlé.

Mais uma edição do curso está marcada para 16 e 23 de setembro.

 

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário