10 números que nos orgulham no primeiro ano de IBPAD

Em setembro completamos 01 ano de atividades do IBPAD! Priorizamos o crescimento responsável e qualidade de nossas atividades, mas estamos felizes também pelos números alcançados. Reunimos 10 destes números que significam muita coisa pra gente:

 

30 cursos

cursos-ibpad-telas

Em 1 ano realizamos 22 cursos abertos e 8 cursos in-company em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A maioria das atividades aconteceram mais de uma vez e agradecemos ao marketing boca a boca e indicação dos alunos. A cada nova edição de cada curso, atualizamos e otimizamos o conteúdo a partir do feedback dos participantes. Foram 475 horas de cursos!

701 estudantes e participantes

Curso de Monitoramento em Brasília
Primeira turma do curso de Monitoramento de Mídias Sociais em Brasília – dezembro de 2015

Ao todo, 701 estudantes participaram dos cursos, workshops e simpósios ao longo deste primeiro ano. Além do ótimo feedback nos formulários de avaliação, diversos realizaram várias atividades. Já estamos de olho no aluno nº1000!

 

02 Eventos

O primeiro seminário do IBPAD aconteceu em Brasília no dia 15 de junho  com o tema Ciência de Dados e Sociedade. Reuniu pesquisadores de várias áreas para discutir como a análise de dados se propõe a compreender diferentes elementos sociais e institucionais. As palestras foram gravadas e estão sendo disponibilizadas em nosso canal do YouTube, como a Ciência de Dados no Combate à Corrupção.

E em 2 de Julho aconteceu em São Paulo o primeiro Simpósio de Inteligência Qualitativa em Mídias Sociais. As 6 palestras trataram de temas relacionados a influenciadores, etnografia, comunidades online, personas e cruzamento dos dados de mídias sociais com outras fontes. As apresentações estão disponíveis em nosso SlideShare.

 

34 professores e palestrantes

ibpad-professores
Alguns dos professores do IBPAD

Entre os cursos e simpósios, já realizamos atividades com, ao todo, 27 professores e palestrantes diferentes, de áreas variadas como Comunicação, Ciência Política, Ciência da Informação, Sociologia, Estatística e outras. Outros 7 professores estão com atividades previstas e todos possuem intensa formação acadêmica e profissional, possuem anos de experiência, cases de peso, publicações e muita vontade de compartilhar descobertas e aprendizados.

 

06 universidades

gpace-ufrgs-max-stabile
Visita do IBPAD ao GPACE – UFRGS

Entre nossas grandes paixões estão as redes. Mas além de estudá-las, também estamos interessado em criá-las. Tivemos a oportunidade de visitar 5 universidades para participar de projetos e workshops sobre coleta e análise de dados para fins acadêmicos. Agradecemos aos professores e pesquisadores da UFMG, Unicamp, UnB, UFRGS, UFSCAR e UFPR que nos deram estas oportunidades de conectar nossas ideias com o que é feito de excelência nas universidades brasileiras.

 

67 postagens
Graficos

Com tantas atividades e colaboradores, não poderia ser diferente: o blog do IBPAD já se tornou referência na área de pesquisa e análise de dados. Escrito pela equipe do Instituto, professores e convidados, reúne tutoriais, listas de conteúdo, análises exclusivas e artigos críticos.

Confira os mais visitados:

 

19 clientes

ibpad-diagnostico
Tela introdutória na documentação de consultoria realizada

19 clientes confiaram no IBPAD para projetos de pesquisa ad hoc, consultorias e relatórios. Entre empresas, agências e consultorias de pesquisa, tivemos o prazer de entregar projetos com diversas metodologias, fontes de dados e visualizações. Mapeamento de Redes, Análise de Crise, Levantamento de Dados Eleitorais, Consultoria de Seleção de Fornecedores, Consultoria de Inteligência de Monitoramento e outras. Entre os segmentos, áreas tão variadas quanto companhia aérea, cinema, entretenimento, política eleitoral, salões de beleza, automotivo, políticas sociais e empreendedorismo.

 

14 Vídeos

mooc-ibpad-etnografia-em-midias-sociais-s

São 14 os vídeos do primeiro curso online do IBPAD. Com lançamento em breve, inaugurará a formação online, que contará com vídeos, leituras orientadas, artigos exclusivos, comentários, hangouts e diversas atividades para garantir aprendizado e troca por todo o Brasil e países lusófonos. Três cursos já estão no forno e temos um cronograma bem amplo para 2017!

 

17 capítulos

capitulo-viktor-chagas-e-janderson-toth

Para consolidar muito dos nossos aprendizados, este primeiro ano também marca a produção do primeiro livro do IBPAD. Nos últimos meses estamos dedicados na redação, montagem e edição de livro sobre metodologias, aplicações e inovações no monitoramento de mídias sociais, que traz a colaboração de 21 autores provenientes de agências, empresas, consultorias e universidades brasileiras. Entre os temas, Análise da Informação, Pesquisa sobre Memes, Metodologia de Influenciadores, Análise de Redes Sociais, Etnografia e outros.

Será disponibilizado gratuitamente em diversos formatos digitais (pdf, epub e Kindle) e distribuído em versão impressa em eventos especiais e universidades.

 

366 dias

calendario-ibpad

Por fim, 366 dias trabalhando de forma apaixonada, aprendendo e inventando coisas novas a cada momento, materializando descobertas, construindo redes e compartilhando. Que venham os próximos 3.652!

—————————————————————–

Quer acompanhar as novidades, projetos e cursos do IBPAD? Cadastre-se abaixo:

postrelacionados