Vizinhança e internet

*Por Fabiana Botton

O novo livro da Editora IBPAD “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” reúne 20 reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados.

A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto, como a professora Fabiana Botton. Ela possui experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Segurança da Informação, atuando principalmente nos seguintes assuntos: Cibercultura, Internet, Redes Sociais e Segurança Digital.

O estudo foi realizado para identificar e relacionar as possíveis formas de sociabilidade existente nas cidades com a internet. Foi identificado que os cidadãos estão se distanciando cada vez mais do próximo, principalmente de vizinhos, por medo, falta de confiança e falta de solidariedade humana. Dessa forma, foi escolhido o projeto Tem Açúcar como objeto de análise. Trata-se de uma rede social online colaborativa entre vizinhos, que tem como principal objetivo resgatar a sociabilidade entre pessoas da mesma vizinhança por meio de empréstimos e doações.

Confira os resultados desse estudo e descubra como se formam os laços sociais através desse aplicativo.

* indicates required

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário