Ciência de Dados no combate à corrupção

No dia 15 de junho o IBPAD, em parceria com o Núcleo de Políticas Públicas da Universidade de Brasília, realizou seu primeiro seminário sobre Ciência de Dados e Sociedade. Uma das palestras do dia foi a do Dr. Rommel N. Carvalho, cientista de dados chefe do Observatório da Despesa Pública (ODP) do Ministério da Transparência e professor visitante do Departamento de Ciência da Computação da UnB.

Projetos Big Data ODPProf. Rommel falou sobre como o uso de mineração de dados pode ser extremamente útil para o combate à corrupção, apresentou as atividades do ODP como o Banco de Preços, a Triagem automática de denúncias, identificação dos principais pedidos da Lei de Acesso à Informação, entre outros.

 

Técnicas Utilizadas ODP

 

Para um auditório lotado e extremamente curioso, o expositor falou também sobre as técnicas utilizadas no Observatório, como análise multicritério, mineração de textos, análise de redes sociais, modelagem de tópicos, etc.

 

 

Metodologia utilizadas ODP

 

Além dos projetos e técnicas, Rommel falou também sobre a metodologia de trabalho.

 

 

 

Confira o vídeo na íntegra em nosso canal do Youtube:

 

Você pode conferir a apresentação aqui:

 

Quer conferir um pouco mais sobre Análise de Dados para o setor público? Dia 25 e 26 acontece o Seminário Brasil 100% Digital, organizado pelo TCU e Ministério da Transparência.

 

PS: Postaremos em breve as próximas palestras. Fique de olho em nosso canal do Youtube e se inscreva em nossa newsletter!

 

 

 

postrelacionados