EM BUSCA DO MELHOR ÂNGULO: A imagem dos presidenciáveis no Instagram – uma análise quanti-qualitativa com inteligência artificial

Em um estudo inédito, o IBPAD analisou todas as imagens e vídeos publicados em 2018 nos perfis do Instagram de cinco pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Ao focar o olhar no aparato imagético de cada personagem, com o auxílio de técnicas de inteligência artificial, buscamos identificar as principais linhas editoriais dos presidenciáveis, quais e quem possuem melhores resultados e como se apresentam quanto a formatos e temáticas.
Geraldo Alckmin, por exemplo, prioriza imagens de realizações profissionais; enquanto Bolsonaro é mais direto quanto à campanha e Lula trabalha sua popularidade de forma mais “humana”.

É importante levar em consideração, entretanto, o contexto dessas interpretações: Alckmin tem um trabalho mais forte com iniciativas devido à sua atuação como governador de SP; a mobilização popular de Lula é explorada principalmente devido à condenação do ex-presidente. Essas e outras descobertas foram realizadas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados no relatório “EM BUSCA DO MELHOR ÂNGULO: a imagem dos presidenciáveis no Instagram – uma análise quanti-qualitativa com inteligência artificial“.

Saiba mais sobre as táticas utilizadas pelos 05 pré-candidatos.

Faça download do material

* campo obrigatório
  • Novidades

    Receba novidades sobre os cursos, eventos, publicações e tudo o que acontece no IBPAD.

  • Promoções

    Com seu e-mail cadastrado, você poderá receber cupons de descontos diretamente em seu email, aproveite.

Nossos Pesquisadores

Somos apaixonados por ensinar técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica e foco no mercado.

OutrasInformações