Novidades
Receba novidades sobre os cursos, eventos, publicações e tudo o que acontece no IBPAD.
Em um estudo inédito, o IBPAD analisou todas as imagens e vídeos publicados em 2018 nos perfis do Instagram de cinco pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Ao focar o olhar no aparato imagético de cada personagem, com o auxílio de técnicas de inteligência artificial, buscamos identificar as principais linhas editoriais dos presidenciáveis, quais e quem possuem melhores resultados e como se apresentam quanto a formatos e temáticas.
Geraldo Alckmin, por exemplo, prioriza imagens de realizações profissionais; enquanto Bolsonaro é mais direto quanto à campanha e Lula trabalha sua popularidade de forma mais “humana”.
É importante levar em consideração, entretanto, o contexto dessas interpretações: Alckmin tem um trabalho mais forte com iniciativas devido à sua atuação como governador de SP; a mobilização popular de Lula é explorada principalmente devido à condenação do ex-presidente. Essas e outras descobertas foram realizadas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados no relatório “EM BUSCA DO MELHOR ÂNGULO: a imagem dos presidenciáveis no Instagram – uma análise quanti-qualitativa com inteligência artificial“.
Saiba mais sobre as táticas utilizadas pelos 05 pré-candidatos.
Receba novidades sobre os cursos, eventos, publicações e tudo o que acontece no IBPAD.
Com seu e-mail cadastrado, você poderá receber cupons de descontos diretamente em seu email, aproveite.
Somos apaixonados por ensinar técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica e foco no mercado.
Analista de Pesquisa Jr. no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Graduanda em Ciência Política, pela Universidade de Brasília.
Graduado e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Negócios do IBPAD. Por quatro anos, foi Gerente de Pesquisas do Instituto FSB Pesquisa, responsável pelo atendimento e desenvolvimento de projetos sobre diversos temas. Foi Assessor de Pesquisas de Pesquisas de Opinião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) e trabalhou com Relações Governamentais no setor público e privado.
É estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília, participa do grupo de pesquisa Resocie estudando as relações entre internet e política e é estagiária de pesquisa no IBPAD.
Analista de Pequisa Jr. no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu pesquisa sobre identidade nordestina nos sites de redes sociais. Já trabalhou na E.life, onde atendeu o portfólio da The Coca-Cola Company, atuando diretamente com o time de monitoramento, social CRM e SAC
Pós graduada em Marketing Digital pelo Centro Universitário de Brasília, onde desenvolveu pesquisa sobre a Importância do SAC 2.0 para a Estratégia das Empresas. Atua na área de Comunicação Social desde 2010, com foco em Monitoramento de Redes Sociais e Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Atualmente trabalha como Analista de Marketing Digital no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados.
Analista de Pesquisa Jr. no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Graduanda em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Brasília. Participa do Laboratório de Estudo de Efeitos Midiáticos da UnB.
Jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de Salamanca (Espanha) é professor da Faculdade de Comunicação da UnB e diretor do Departamento de Jornalismo. É pesquisador na área de Opinião Pública.
Cientista político formado pela Universidade de Brasília (UnB), atua na área de pesquisa e análise de dados desde 2011, com foco em comportamento eleitoral e avaliação de programas sociais. Atuou como consultor da UNESCO junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Projeto de Apoio ao Programa Bolsa Família. E atualmente trabalha como Analista de Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados.
Diretor-executivo do IBPAD, doutorando em ciência política (UnB). Prêmio Marcus Figueiredo de Jovens Pesquisadores em Opinião Pública (Wapor Latinoamérica).
Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, ESPM etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como “Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais” (Bookess, 2012), “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais” (Uva Limão, 2016) e “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” (Editora IBPAD, 2018). Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação.