Cursos
presenciais e online
Desenvolvemos cursos com forte rigor metodológico, teórico voltado para aplicações reais no mercado de trabalho e em pesquisas acadêmicas. Cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
ConheçaComo estudar a cultura e comunicação com e através das mídias sociais? Esta publicação oferece 20 olhares sobre esta questão, através de textos inéditos de profissionais e pesquisadores de vários níveis. Como resultado de uma chamada de trabalhos aberta pelo IBPAD, estão reunidos professores/pesquisadores doutores, profissionais da comunicação e ciência política, desenvolvedores e estudantes de pós-graduação em produções que giram em torno quatro focos: Métodos, Identidades, Política e Mercado da Comunicação.
Metodologias, métodos, abordagens, técnicas e aplicações como mineração de dados, análise de conteúdo, etnografia, mapeamento e análise de redes desenho de instrumentos, psicometria e cartografia de controvérsias são lentes usadas pelos autores para estudar fenômenos micro e macrossociológicos.
Preencha o formulário e faça download do livro!
Estudando Discursos em Mídia Social: Uma proposta metodológica – Raquel Recuero
Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas – Márcio Cunha Carlomagno
O discurso na Wikipédia: cartografia das controvérsias e Teoria Ator-Rede como metodologias complementares de análise de argumentos – Marcio Gonçalves
A pesquisa etnográfica e a gramática dos sentimentos: introdução à antropologia das emoções através das mídias sociais – João Vitor Rodrigues
Análise de Dados Visuais no Instagram: Perspectivas e Aplicações – Ana Claudia Zandavalle
Que Voz é Essa? Identidade e narrativa da mulher negra no YouTube – Dayana Souza
Ilê Asé Internet – Candomblecistas no Ciberespaço – Kelvin Alves
Redes Sociais na Internet, Narrativas e a Economia Étnica: breve estudo sobre a Feira Cultural Preta – Taís Oliveira
Vizinhança e Internet: notas etnográficas sobre a sociabilidade entre vizinhos a partir de uma análise da rede social on-line Tem Açúcar – Fabiana Botton
E-campanhas em tempos de redes digitais: estudo de caso de um programa de monitoramento online das eleições municipais brasileiras de 2016 – Sérgio Braga, Rafael Cardoso Sampaio, Márcio Cunha Carlomagno, Fabricia Vieira, Alzira Ester Angeli & Juan Francisco Arrom Suhurt
Mapeamento das fan-pages políticas no Facebook – Marcelo Alves
Novo ativismo político: participação política na questão contemporânea – Débora Zanini
Mídias Sociais e a Comunicação de Crises Urbana: estudo de caso do Centro de Operações Rio – Alexandre Hojda, Pedro Reis Martins, Ariana Apolinário
Métodos para identificação e características de influenciadores em mídias sociais – Gabriel Ishida
Ciberativismo de Consumo para Facebook e a Influência Negativa sobre as Marcas no Processo de Tomada de Decisão dos Consumidores – Norberto Almeida de Andrade
Modelos de Personalidade em Mídias Sociais: oportunidades e desafios no marketing e política – Pedro Barreto; Tarcízio Silva
On Thursday We Watch Grey’s: O engajamento dos fãs de Grey’s Anatomy no Twitter – Talita Vital; Mirna Tonus
Monitorando Audiências Televisivas nas Mídias Sociais – Eloy Vieira; Tarcízio Silva
Da Fofoca à pós verdade. Estudando boatos e comportamentos negacionistas nas mídias sociais – Wesley Muniz
Mensuração de Audiências a partir das Mídias Sociais e a Análise de Engajamento de Públicos-Consumidores – Wesley Moreira Pinheiro; Danilo Postinguel
ISBN: 978-85-54230-01-2
Como citar?
Obra completa:
SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, Jaqueline; ROGEDO, Pedro (orgs.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Brasília: Editora IBPAD, 2018.
Capítulos – exemplo:
RECUERO, Raquel. Estudando Discursos em Mídia Social: Uma proposta metodológica.In: SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, Jaqueline; ROGEDO, Pedro (orgs.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Brasília: Editora IBPAD, 2018.
Posso usar em aula e distribuir aos alunos?
Sim. Pode circular entre turmas de aula, empresas, workshops e afins. Solicitamos que a integridade da obra seja mantida, sobretudo a atribuição de organizadores, autores e editora.
Se precisar falar conosco, só entrar em contato
Edição
Organização, revisão, capa e mídia por Editora IBPAD
Capa: Yuri Amaral
Revisão ortográfica, ABNT; Projeto gráfico e Diagramação: Toni Moraes
Impacto
Trabalhos acadêmicos (artigos, teses, relatórios) que citam o livro e seus capítulos
BARBOSA, Ramsés. Estudando cultura e comunicação com mídias sociais (resenha). Comunicação Pública, Vol. 14, n.26, 2019.
BARRETO, Pedro. Mineração textual e os Cinco Traços de Personalidade nos planos de governo presidencial para 2018. Online, 2019.
CAMPOS, Christiane; DORNELLES, Wagner. Além da Pauta Político-Social: youtubers negras e a importância da temática da beleza estética para a representatividade racial. Anais da III Jornada Internacional GEMInIS. UFSCAR, São Carlos, 2018.
FARIAS, Daniel. Da ribalta à coxia no Facebook: a construção dos perfis na rede. Disertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
LOUREIRO, Eliana Regina Lopes; CASADEI, Eliza Bachega. “ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA”: dimensões afetivas das notícias falsas no debate sobre o descrédito da imprensa tradicional. Anais do Congresso Compolítica. Brasília, 2019.
MORAES, Karin. Entre acordes e afetos: a música de Luis Alberto Spinetta como elemento de identificação. Anais do I Seminário Sociologia e Política da UFSC. Florianópolis, 2019.
PINHEIRO, Wesley. Públicos Seguidores x Públicos Consumidores: desafios sobre a análise de engajamento em mídia social. In: MARASSI, A.; PINHEIRO, W. Diálogos entre a comunicação, Filosofia e Tecnologia. São Paulo: Editora Fapcom, 2019.
SILVA, Hozanni Azevedo da. Rede social Facebook: o papel (des) educativo na sociedade contemporânea, uma análise sobre suas narrativas. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018.
SILVA, Tarcízio; APOLONIO, Brunno; MEIRELLES, Pedro. Visão Computacional nas Mídias Sociais: estudando imagens de #férias no Instagram. Anais do I Encontro Norte-Nordeste da ABCiber. São Luís, 2018.
TORZESCHI, Natan Pipper. Jornalismo mobile: recepção de informações em transmissões esportivas no aplicativo globoesporte.com. Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo. Unijuí, 2019.
Disponibilizamos também a publicação na Amazon para leitores Kindle Unlimited! Todo valor arrecadado sobre os royalties do livro, por páginas lidas e pelas vendas serão revertidas para instituições sociais.
Desenvolvemos cursos com forte rigor metodológico, teórico voltado para aplicações reais no mercado de trabalho e em pesquisas acadêmicas. Cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
ConheçaEspecialmente para você que está em qualquer lugar do país e que quer aproveitar a qualidade dos nossos cursos em qualquer horário. Videos, exercícios, capturas de tela e leituras exclusivamente desenhados para o curso.
ConheçaReceba novidades sobre os cursos, eventos, publicações e tudo o que acontece no IBPAD.
Com seu e-mail cadastrado, você poderá receber cupons de descontos diretamente em seu email, aproveite.
Somos apaixonados por ensinar técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica e foco no mercado.
Formada pela PUC-Rio, Gabriela Caesar é jornalista de dados e usa a programação em R para extrair boas histórias de bases de dados. Gosta de analisar dados da administração pública, automatizar tarefas repetitivas e mostrar como o R pode ser útil em todas as profissões. Já deu cursos práticos em congressos e conferências e faz parte do R-Ladies SP.
Mestre em Física Estatística pela PUC-Rio e trabalha como Quant (especialista em modelagem quantitativa em finanças) no mercado financeiro desde 2007, onde passou por diversas instituições (Itaú, B3, ModalMais, etc.). Gosta de programar e sempre contribuiu com o software livre desenvolvendo pacotes para as linguagens de programação e escrevendo posts no seu blog. Mantém uma conta ativa no Github (@wilsonfreitas) com mais de 50 repositórios de sua autoria.
Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Se especializou nas áreas de comportamento eleitoral, psicologia política e métodos experimentais. É pesquisadora e consultora em campanhas eleitorais, tendo participado de campanhas eleitorais em diversos estados brasileiros, inclusive de campanha presidencial. Co-fundadora da Methods – Inteligência de Dados e da ONG #ElasNoPoder.
Cientista Poli?tica e pesquisadora formada na Universidade de Brasília. Atua desde 2010 na realização de pesquisas eleitorais, pesquisas parlamentares, pesquisas de mercado e pesquisas de imagem e reputação. Também é consultora em campanhas eleitorais, tendo participado de campanhas eleitorais em diversos estados brasileiros, inclusive de campanha presidencial. Co-fundadora da Methods – Inteligência de Dados e da ONG #ElasNoPoder.
Jornalista com experiência em marketing digital, marketing digital político, monitoramento de mídias sociais e programação neurolinguística. Trabalhou na CasaDigital, InPress, Ideia Big Data e BR+ como diretor de contas, planejamento, analista de business intelligence para empresas e instituições como Prefeitura e Governo do Rio de Janeiro, Prefeitura de Niterói, Caixa Econômica Federal e INCRA –
Graduado e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Negócios do IBPAD. Por quatro anos, foi Gerente de Pesquisas do Instituto FSB Pesquisa, responsável pelo atendimento e desenvolvimento de projetos sobre diversos temas. Foi Assessor de Pesquisas de Pesquisas de Opinião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) e trabalhou com Relações Governamentais no setor público e privado.
Graduado em Gestão de TI e atuando na área de Tecnologia da Informação desde 2007 e usa a TI para apoiar o Marketing desde de 2011. Trabalhou em agências de publicidade atendendo clientes como Caixa Econômica Federal, Agência Nacional de Águas, FENAE, LTM e outros.