Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais

Como estudar a cultura e comunicação com e através das mídias sociais? Esta publicação oferece 20 olhares sobre esta questão, através de textos inéditos de profissionais e pesquisadores de vários níveis. Como resultado de uma chamada de trabalhos aberta pelo IBPAD, estão reunidos professores/pesquisadores doutores, profissionais da comunicação e ciência política, desenvolvedores e estudantes de pós-graduação em produções que giram em torno quatro focos: Métodos, Identidades, Política e Mercado da Comunicação.

Metodologias, métodos, abordagens, técnicas e aplicações como mineração de dados, análise de conteúdo, etnografia, mapeamento e análise de redes desenho de instrumentos, psicometria e cartografia de controvérsias são lentes usadas pelos autores para estudar fenômenos micro e macrossociológicos.

Preencha o formulário e faça download do livro!

Estudando Discursos em Mídia Social: Uma proposta metodológica – Raquel Recuero

Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas – Márcio Cunha Carlomagno

O discurso na Wikipédia: cartografia das controvérsias e Teoria Ator-Rede como metodologias complementares de análise de argumentos – Marcio Gonçalves

A pesquisa etnográfica e a gramática dos sentimentos: introdução à antropologia das emoções através das mídias sociais – João Vitor Rodrigues

Análise de Dados Visuais no Instagram: Perspectivas e Aplicações – Ana Claudia Zandavalle

Que Voz é Essa? Identidade e narrativa da mulher negra no YouTube – Dayana Souza

Ilê Asé Internet – Candomblecistas no Ciberespaço – Kelvin Alves

Redes Sociais na Internet, Narrativas e a Economia Étnica: breve estudo sobre a Feira Cultural Preta – Taís Oliveira

Vizinhança e Internet: notas etnográficas sobre a sociabilidade entre vizinhos a partir de uma análise da rede social on-line Tem Açúcar – Fabiana Botton

E-campanhas em tempos de redes digitais: estudo de caso de um programa de monitoramento online das eleições municipais brasileiras de 2016 – Sérgio Braga, Rafael Cardoso Sampaio, Márcio Cunha Carlomagno, Fabricia Vieira, Alzira Ester Angeli & Juan Francisco Arrom Suhurt

Mapeamento das fan-pages políticas no Facebook – Marcelo Alves

Novo ativismo político: participação política na questão contemporânea – Débora Zanini

Mídias Sociais e a Comunicação de Crises Urbana: estudo de caso do Centro de Operações Rio – Alexandre Hojda, Pedro Reis Martins, Ariana Apolinário

Métodos para identificação e características de influenciadores em mídias sociais – Gabriel Ishida

Ciberativismo de Consumo para Facebook e a Influência Negativa sobre as Marcas no Processo de Tomada de Decisão dos Consumidores – Norberto Almeida de Andrade

Modelos de Personalidade em Mídias Sociais: oportunidades e desafios no marketing e política – Pedro Barreto; Tarcízio Silva

On Thursday We Watch Grey’s: O engajamento dos fãs de Grey’s Anatomy no Twitter – Talita Vital; Mirna Tonus

Monitorando Audiências Televisivas nas Mídias Sociais – Eloy Vieira; Tarcízio Silva

Da Fofoca à pós verdade. Estudando boatos e comportamentos negacionistas nas mídias sociais – Wesley Muniz

Mensuração de Audiências a partir das Mídias Sociais e a Análise de Engajamento de Públicos-Consumidores – Wesley Moreira Pinheiro; Danilo Postinguel

ISBN: 978-85-54230-01-2

Como citar?

Obra completa:

SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, Jaqueline; ROGEDO, Pedro (orgs.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Brasília: Editora IBPAD, 2018.

Capítulos – exemplo:

RECUERO, Raquel. Estudando Discursos em Mídia Social: Uma proposta metodológica.In: SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, Jaqueline; ROGEDO, Pedro (orgs.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Brasília: Editora IBPAD, 2018.

 

Posso usar em aula e distribuir aos alunos?

Sim. Pode circular entre turmas de aula, empresas, workshops e afins. Solicitamos que a integridade da obra seja mantida, sobretudo a atribuição de organizadores, autores e editora.

Se precisar falar conosco, só entrar em contato

 

Edição

Organização, revisão, capa e mídia por Editora IBPAD

Capa: Yuri Amaral

Revisão ortográfica, ABNT; Projeto gráfico e Diagramação: Toni Moraes

Impacto
Trabalhos acadêmicos (artigos, teses, relatórios) que citam o livro e seus capítulos

BARBOSA, Ramsés.  Estudando cultura e comunicação com mídias sociais (resenha). Comunicação Pública, Vol. 14, n.26, 2019.

BARRETO, Pedro. Mineração textual e os Cinco Traços de Personalidade nos planos de governo presidencial para 2018. Online, 2019.

CAMPOS, Christiane; DORNELLES, Wagner. Além da Pauta Político-Social: youtubers negras e a importância da temática da beleza estética para a representatividade racial. Anais da III Jornada Internacional GEMInIS. UFSCAR, São Carlos, 2018.

FARIAS, Daniel. Da ribalta à coxia no Facebook: a construção dos perfis na rede. Disertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.

LOUREIRO, Eliana Regina Lopes; CASADEI, Eliza Bachega. “ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA”: dimensões afetivas das notícias falsas no debate sobre o descrédito da imprensa tradicional. Anais do Congresso Compolítica. Brasília, 2019.

MORAES, Karin. Entre acordes e afetos: a música de Luis Alberto Spinetta como elemento de identificação. Anais do I Seminário Sociologia e Política da UFSC. Florianópolis, 2019.

PINHEIRO, Wesley. Públicos Seguidores x Públicos Consumidores: desafios sobre a análise de engajamento em mídia social. In: MARASSI, A.; PINHEIRO, W. Diálogos entre a comunicação, Filosofia e Tecnologia. São Paulo: Editora Fapcom, 2019.

SILVA, Hozanni Azevedo da. Rede social Facebook: o papel (des) educativo na sociedade contemporânea, uma análise sobre suas narrativas. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018.

SILVA, Tarcízio; APOLONIO, Brunno; MEIRELLES, Pedro. Visão Computacional nas Mídias Sociais: estudando imagens de #férias no Instagram. Anais do I Encontro Norte-Nordeste da ABCiber. São Luís, 2018.

TORZESCHI, Natan Pipper. Jornalismo mobile: recepção de informações em transmissões esportivas no aplicativo globoesporte.com. Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo. Unijuí, 2019.

Formatos Disponíveis

Faça seu cadastro para acessar o livro!

* indicates required
  • Cursos

    presenciais e online

    Desenvolvemos cursos com forte rigor metodológico, teórico voltado para aplicações reais no mercado de trabalho e em pesquisas acadêmicas. Cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Conheça
  • Cursos

    online

    Especialmente para você que está em qualquer lugar do país e que quer aproveitar a qualidade dos nossos cursos em qualquer horário.
    Videos, exercícios, capturas de tela e leituras exclusivamente desenhados para o curso.

    Conheça
  • Novidades

    Receba novidades sobre os cursos, eventos, publicações e tudo o que acontece no IBPAD.

  • Promoções

    Com seu e-mail cadastrado, você poderá receber cupons de descontos diretamente em seu email, aproveite.

Nossa Newsletter

Nossos Professores

Somos apaixonados por ensinar técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica e foco no mercado.

OutrasInformações