Histórico das APIs no Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais

História das API's

O ano de 2018 com certeza marcou – de forma negativa, infelizmente – a história das APIs das mídias sociais. Depois de tantos escândalos (políticos) envolvendo o uso de dados de maneira irresponsável, o conglomerado do Facebook teve que agir publicamente na tentativa de argumentar que – pelo menos a partir daquele momento – estaria mais comprometido com a privacidade e os dados de seus usuários.

Toda essa confusão afetou diretamente o mercado de monitoramento de mídias sociais, que viu sua fonte de dados secar ainda mais. Sob um olhar mais abrangente, podemos afirmar que qualquer pessoa – pesquisador(a) independente ou acadêmico(a) – que trabalhe com dados de mídias sociais acabou sofrendo com as últimas decisões da empresa. Essa realidade, entretanto, já não é novidade: nos últimos anos, mudanças drásticas na API já apontavam para restrições mais severas.

Para acompanharmos como toda essa história foi se desenvolvendo durante os anos, fizemos um breve levantamento sobre a história das APIs no contexto do monitoramento e pesquisa em mídias sociais. Embora o foco seja o Facebook – devido à relevância tanto em termos de popularidade quanto de restrições técnicas –, também situamos o Twitter, o Instagram e o YouTube nessa história. Ao final, questionamos em tom reflexivo e provocativo: o que o futuro nos guarda?

historia-das-apis-capa

Faça download agora do material completo!

* campo obrigatório

Sobre o Autor

Analista de Pesquisa no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense, com graduação pela mesma instituição em Estudos de Mídia. Há quatro anos trabalhando com monitoramento de mídias sociais, participando de projetos de clientes como Coca-Cola, 99, Caixa, L’Oreál, dentre outros. Escreve no blog insightee, três vezes referência para profissionais de inteligência de mídias sociais.

Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados é um centro independente de pesquisa e formação de analistas e pesquisadores nas áreas de Pesquisa e Opinião Pública, Política e Relações Governamentais e Comunicação Digital.

O foco do Instituto é na aplicação e ensino de técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica para atuação no mercado.

Conheça nossas formações!

OutrasInformações