Algoritmos, Viés e Subjetividade

Promoção!

Algoritmos, Viés e Subjetividade

Online

O curso tem como objetivo principal oferecer um aprendizado amplo e crítico sobre as características dos algoritmos e seus impactos positivos e negativos na comunicação digital e tecnologias de vigilância e inteligência artificial

Lançamento em breve: deixe seu email na lista de espera e receba cupom exclusivo no lançamento

R$149,00 R$129,00

Inscrições: ABERTAS
Início: 13/11/2018

Descrição

Objetivos do curso:

  • Propiciar um aprendizado amplo sobre as características dos algoritmos e seus impactos na sociedade e comunicação
  • Demonstrar como as lógicas das principais plataformas de mídias digitais incentivam/propiciam a proliferação de notícias falsas, boatos e conteúdos sensacionalistas.
  • Capacitar estudantes a desenvolver estratégias de como identificar e evitar os efeitos positivos e nocivos dos algoritmos

Horas de aula:

6 horas

Formato:

O curso possui lições e atividades em diversos formatos:

  • Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
  • Artigos e Manuais Exclusivos: textos e materiais gráficos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
  • Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
  • Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento.

A quem se destina:

Todos interessados em aprender como funcionam os sistemas algoritmos nas tecnologias e mídias sociais

O que você precisa para o curso:

  • Computador com acesso à internet
  • Interesse e vontade de aprender

Módulo 01

  • Apresentação
  • O que são os algoritmos e como eles agem?
  • A relevância dos algoritmos
  • O que são os algoritmos e como eles agem – Parte II
  • A criação de uma Cultura algorítmica
  • Como pensar na ação de um algoritmo?
  • Como pensar na ação de um algoritmo? – Parte II
  • Questões e apontamentos para o estudo de algoritmos.

Módulo 02

  • Como os algoritmos podem perpetuar desigualdades
  • Como os algoritmos podem perpetuar desigualdades – parte II
  • Bancos de dados e sistemas de classificação
  • Os artefatos têm política?
  • Subjetividade e viés na seleção algorítmica
  • Subjetividade e viés na seleção algorítmica 2
  • Armas de Destruição em massa
  • Armas de Destruição em massa 2

Módulo 03

  • Visibilidade e bolhas
  • (In)Visibilidade algorítmica
  • Plataformas de Mídias Sociais: empresas de mídia?
  • Algoritmos editores
  • Um Jornalismo pra chamar de meu?
  • Sexismo e misoginia – parte I
  • Sexismo e misoginia – parte II
  • Viés e preconceitos

Módulo 04

  • Rastros Digitais
  • Direito ao esquecimento
  • Lei de Uso de Dados e o futuro
  • Como lidar com os algoritmos?
  • Atividade prática de análise de caso

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O curso poderá ser acessado por 4 meses.

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de 6 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Os curso online do IBPAD foram construídos após a experiência de anos com diversas turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online internacionalmente.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento;
Exercícios: produção de materiais como briefings, planejamento ou relatórios, com instruções e exemplos.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia ou semana?

Não. Cada módulo é composto de 4 a 10 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais as formas de pagamento?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há descontos para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há descontos para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Tarcizio Silva

    Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, ESPM etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como “Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais” (Bookess, 2012), “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais” (Uva Limão, 2016) e “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” (Editora IBPAD, 2018). Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação.

  • Amanda Chevtchouk Jurno

    Jornalista, especializada em mídias digitais. Mestre e doutoranda em Comunicação pela UFMG, pesquisa as implicações da mediação algorítmica na vida diária. Em sua tese, busca compreender as interfaces entre a mediação algorítmica e a jornalística na plataforma Facebook.

Cursos Relacionados

  • Promoção!
  • Introdução a Dados Abertos e à LAI – Online

    A Lei de Acesso à Informação é uma ferramenta que garante a qualquer cidadão o acesso a um conjunto de informações detidas pelo Poder Público, em instâncias municipais, estaduais e federais.

    A LAI é uma importante aliada para profissionais de diversas áreas, graças ao uso de dados públicos para o embasamento de projetos e a validação de decisões, tais como: a elaboração de uma pauta jornalística, a criação de planejamentos e relatórios, desenvolvimento de proposta para ações no Terceiro Setor, análises de pesquisas científicas, entre outros exemplos.

     

    Imediato
    Promoção!
  • Análise de Redes para Mídias Sociais – Online

    5x de R$99,80 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Utilizada tanto por Cientistas de Dados quanto por pesquisadores qualitativos, a Análise de Redes é uma das técnicas mais sofisticadas da atualidade. Que tal aprendê-la, utilizando dados de Mídias Sociais? Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic.

    Imediato
    Promoção!

OutrasInformações