Descrição
Você aprenderá a
- Coletar Dados de forma adequada utilizando Netlytic e Uberlink
- Manipular e a desenvolver redes sobre qualquer tema com o Gephi
- Interpretar as Redes e Identificar: Clusters informacionais, comunidades de usuários, e influenciadores
- Ter condições de produzir análises e projetos como: #PrimeiroAssédio, Mapeamento Plus Size, Rede de Direita e Esquerda, e estudos de Cartografia nas redes como as realizadas pelo Labic/UFES
- Desenvolver redes interativas como esse exemplo
Avaliação Prática
Você poderá ser avaliado de três formas distintas:
- Um projeto completo de Análise de Redes – os melhores poderão ser publicados;
- Um pré-projeto de pesquisa – TCC, Mestrado e/ou Doutorado – que utilize análise de redes; ou ainda
- Uma versão inicial ou artigo para submissão em evento ou revista.
Diferenciais
- Um curso em português adaptado à realidade brasileira
- Professores com experiência profissional de mercado e de pesquisa científica
- Referencial teórico de ponta
- Exemplos e cases atualizados
- Forte apelo técnico e prático para que você aprenda a operacionalizar o curso
Quando estará disponível
Assim que confirmarmos o seu pagamento você terá acesso imediato aos módulos que já estão disponíveis
Retorno do seu investimento
Segundo a Pesquisa de Profissionais analistas de mídias sociais, profissionais que utilizam o Gephi e técnicas de análise de redes ganham até 63% a mais. Confira aqui.
Certificado
Você receberá um certificado de 24 horas do IBPAD – Um centro independente de pesquisa e formação de analistas de dados e pesquisadores – reconhecido pelo mercado de trabalho
Quem deve fazer o curso:
- Profissionais de BI e/ou Monitoramento de mídias Sociais que queiram operacionalizar uma técnica avançada e sofisticada na análise de Mídias Sociais
- Pesquisadores Acadêmicos que queiram pesquisar Comunicação com dados de Mídias Sociais e queiram se iniciar no campo de Ciência de Redes e Complexidade
- Profissionais responsáveis pelo planejamento e atuação de campanhas com influenciadores e/ou que precisam identificar de forma adequada públicos
Profissionais de quais áreas estão fazendo o curso:
- Publicidade, Jornalismo, Criminologia, Marketing, Sociologia Política, Psicologia do Trabalho, Comunicação Corporativa, Administração, Políticas Públicas
Formato
O curso possui +120 lições e atividades em diversos formatos:
- Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
- Artigos Exclusivos: textos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
- Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
- Tutoriais: guias de uso de ferramentas ou metodologias de análise.
- Estudos de caso: exemplos de aplicação de análise para fins mercadológicos ou acadêmicos.
- Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento.
O que você precisa
- Você vai precisar de um computador com acesso a banda larga e com os requisitos mínimos para a instalação do Gephi
- Motivação para aprender e compromisso para assistir as aulas e realizar os exercícios
- Ter interesse e conhecimento básico de Mídias Sociais
- Participar e interagir com o curso
Módulo 01
No primeiro módulo do curso, vamos mergulhar de cabeça nos conceitos, aplicações e histórico do pensamento sobre redes. Com uma base comum estabelecida, o módulo já apresenta também algumas ferramentas introdutórias de visualização e coleta de dados em mídias sociais.
Módulo 02
O segundo módulo do curso percorre as particularidades das redes nas mídias sociais mais utilizadas no Brasil: Facebook, Twitter, Instagram e Blogs. Com cases e referências, o participante compreenderá como os dados em cada plataforma se transformam em grafos e que tipos de insights pode extrair.
Módulo 03
No terceiro módulo vamos aprofundar o conhecimento prático em análise de redes através de tutoriais e exercícios com o Gephi, um dos principais softwares de redes do mundo.
Módulo 04
No quarto módulo, seguimos com a prática de redes com o Gephi e reflexões sobre aplicações variadas, como o uso do mapeamento de páginas no Facebook como apoio a estudo de segmentos, público e monitoramento.
Módulo 05
No quinto módulo percorremos ferramentas extras para coleta e análise de dados, além de levantar possibilidades de monetização e entregas com a análise de redes.
Módulo 1
- Bem-Vindos!
- Vendo o mundo através das redes
- Movie Galaxies
- Histórico do Pensamento sobre Redes
- Rede Dining Table (1/2)
- Rede Dining Table (2/2)
- O Oráculo de Bacon
- Passos de Separação no Facebook
- Iniciação a Redes
- Elementos das Redes – nós e laços
- Redes Informais nas Organizações
- Redes no jornalismo
- Redes na política
- Panorama de Ferramentas
- Ferramentas – Listagem
- Exercício SocioViz
- Como selecionar a ferramenta adequada
- Panorama da pesquisa em redes no Brasil
- Quiz
- Dúvidas + próximo módulo
Módulo 2
- Redes no Twitter
- Redes de filiação e redes emergentes
- Rede emergente de Perfis – PrimeiroAssedio
- #Vemprarua e recortes temporais
- Fazendo buscas no Twitter
- Netlytic – cadastro
- Netlytic – busca no Twitter
- Abrindo arquivos .csv ou .tab no Excel
- Netlytic – Text Analysis
- Netlytic – Network Analysis no Twitter 1
- Netlytic – Network Analysis no Twitter 2
- Nelytic – Relatório
- Mapeamento de grande escala – contas verificadas no Twitter
- Redes no Instagram
- Netlytic – Instagram – busca
- Netlytic – Instagram – rede
- InstagramScraper – Instalação
- Extraindo dados relacionais do Instagram pelo R
- InstagramScraper – Como usar
- Redes de Hashtags – Moda
- Um dia no Instagram brasileiro
- Métricas – Nós
- Métricas de nós na rede do Congresso
- Métricas de Redes – Arestas e Rede Inteira
- A falácia do 1 milhão de seguidores
- Análise de Redes – Leitura
- QUIZ
- Instalando o Gephi
- Turbinando o Gephi
- Dúvidas e Interação
Módulo 3
- Redes no Facebook
- Rede no Facebook – Blogueiras Plus Size
- Introdução ao Gephi 1 – Conceitos Básicos
- Introdução ao Gephi 2 – Abas e Janelas móveis
- Introdução ao Gephi 3 – Áreas de trabalho e seleção
- Introdução ao Gephi 4 – Laboratório de Dados
- Introdução ao Gephi 5 – Visualização
- Abrindo arquivos 1 – Extensões e Formatos
- Abrindo arquivos 2 – Arquivo simples
- Abrindo arquivos 3 – Múltiplos arquivos
- Monte sua rede
- Layouts
- Layouts 1 – Geométricos
- Visualizando nós selecionados
- Layouts 2.1 – OpenOrd
- Layouts 2.2 – Force Atlas 2
- Layouts 3 – Ajustes
- Calculando Métricas no Gephi – Parte 1
- Calculando Métricas no Gephi – Parte 2
- Calculando Métricas no Gephi – Parte 3
- 4 fundações: visibilidade, reputação, popularidade, autoridade
- Calculando as métricas e rodando layouts básicos no gephi
- Conheça a Cortext – Usos e aplicações
- Tutorial Básico de Cortext
- Layouts para Co-Ocorrência de Hashtag
- Quiz
Módulo 4
- Netlytic – YouTube
- YouTube Data Tools
- YouTube Data Tools – Aplicações
- YouTube Data Tools – Formatos
- Identificando Comunidades e Clusters
- Descobrindo Públicos através de Clusters – Uísque
- Descobrindo Públicos através de Clusters – Hotelaria
- Identificando Comunidades e Clusters no Gephi – Parte 1
- Identificando Comunidades e Clusters no Gephi – Parte 2
- Aplicando Métricas – Parte 1
- Aplicando as Métricas – Parte 2 – Cores
- Paleta de Cores
- Aplicando as métricas 3 – Tamanho dos nós
- Visualização da Rede
- Exportação da Rede
- Tutorial – Exportação interativa
- Redes de Blogs e Sites
- Mapeamento de Grande Escala – geografia e linguagem na internet
- Tutorial Básico de Hyphe
- Exercício com Hyphe
- Rede de Blogs – Limpeza de dados no Gephi
- Métricas – Prestígio
- Métrica – HITS
- Pew Research + NodeXL
- Tutorial sobre transformação de bi modal para unimodal
- A ilusão da maioria nas redes sociais
- Quiz
- Exercício – Primeira rede pronta!
Módulo 5
- Hora da interação
- Influência
- Pilares da Influência
- Case – Segunda Tela
- Filtros no Gephi – Parte 1
- Filtros no Gephi – Parte 2 – Poucos Rótulos
- Filtros no Gephi – Parte 3 – Destaque dos clusters
- Espalhando rumores no Twitter
- Comparando clusters
- Comparando clusters 2
- Poder dos laços fracos e intermediação
- Ecossistema informacional
- NodeXL – informações principais
- NodeXL – overview
- Análise de Redes + Monitoramento de Mídias Sociais
- Propagação e repercussão
- Aplicações da ARS para planejamento e gestão de campanhas eleitorais
- Trabalho Final
- Conte sua opinião sobre o curso
- Bibliografia
Módulo Bônus – Fake News
- Benefícios e limitações da análise de redes sociais para o estudo da desinformação no Whatsapp
- Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter
- Rastreando o espalhamento de desinformação com o Hoaxy
- Tutorial Hoaxy
- Redes de atividades inautênticas no Facebook
- Casos de análise de redes sociais para identificar campanhas coordenadas de desinformação
- Utilizando o crowdtangle para mapear redes de desinformação
* Conteúdo sujeito a eventuais ajustes de pequeno impacto.
Os Professores possuem ampla experiência também com cursos presenciais, realizados no IBPAD e em instituições de pós-graduação. Adaptamos e expandimos o conteúdo para as versões online, permitindo que você estude de qualquer lugar – e com custo benefício melhor ainda.
Brasília - Dezembro 2016
Rio de Janeiro - Julho 2016
Brasília - Fevereiro 2016
São Paulo - Fevereiro 2016
Receberei Certificado?
Sim, você receberá certificado de 24 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.
O certificado é reconhecido pelo MEC?
Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.
O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?
Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.
Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?
O curso online de Análise de Redes foi feito após diversas turmas presenciais. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.
Uma ferramenta ou coleta de dados deixou de funcionar, e agora?
Com o argumento de garantir a segurança e privacidade dos dados, algumas plataformas têm alterado a política de suas APIs. Entretanto, a fim de contribuir com o aprendizado do aluno, o IBPAD oferece o máximo de alternativas na construção do curso, tais como inclusão de várias ferramentas e apresentação de métodos alternativos de observação/coleta/armazenamento dos dados. É pontuado, ainda, que as mudanças ocorridas estão fora do alcance do Instituto, que não se responsabiliza por eventuais descontinuidades de oferta de dados específicos.
Posso dividir o curso com mais outras pessoas?
Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.
Vou receber Nota Fiscal do curso?
Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.
Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?
Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.
Quais as credenciais dos professores?
Todos os cursos do IBPAD são desenvolvidos por professores com experiência prática e teórica e passam por curadoria final do Instituto. No curso de Análise de Redes em Mídias Sociais, as atividades foram desenvolvidas por: Max Stabile – mestre em Ciência Política, idealizador do IBPAD; Tarcízio Silva – mestre e doutorando em Comunicação, cofundador do IBPAD; e Marcelo Alves – mestre e doutorando em Comunicação (UFF), cofundador da Vértice Inteligência. Veja mais na página do curso.
Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?
Recomenda-se, para aproveitamento, corresponder ao menos uma das condições abaixo:
- alguma experiência na área de comunicação ou pesquisa em mídias sociais
- algum conhecimento em serviços de comunicação em mídias sociais
- ter realizado algum outro curso do portfólio do IBPAD
Alternativamente, caso não preencha os requisitos acima, recomendamos a leitura de dois livros gratuitos para nivelamento: Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais (2012) e Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais (2016).
Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?
- Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
- Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
- Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
- Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
- Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento.
Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?
Não. Cada módulo é composto de 20 a 25 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo.
Preciso fazer todas as atividades na mesma semana que são lançadas?
Não. No início do curso, os módulos são disponibilizados semanalmente mas o aluno poderá fazer todas as atividades no seu tempo, com bastante elasticidade – 6 meses a partir da data de lançamento do curso.
Há avaliações, provas e notas?
Os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes e exercícios. No caso do último, no momento de emissão do Certificado, a equipe confere a realização efetiva das atividades.
Quantas horas preciso dedicar por semana?
Recomenda-se dedicar cerca de 5 horas para cada módulo, mas o aluno pode espaçar suas atividades por todo o período de disponibilidade do curso (até 6 meses).
Quais as formas de pagamento disponíveis?
É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.
Por quanto tempo poderei acessar o curso?
O curso poderá ser acessado por 12 meses.
O IBPAD também realiza cursos presenciais?
Sim, o IBPAD oferece periodicamente cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a flutuação de demanda.
Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?
Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:
(61) 4042 2018 – Brasília
(11) 3042 0218 – São Paulo
(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br