Combo: Análise de Redes com Mídias Sociais e Análise de Redes com R

Promoção!

Combo: Análise de Redes com Mídias Sociais e Análise de Redes com R

Online

Utilizada tanto por Cientistas de Dados quanto por pesquisadores qualitativos, a Análise de Redes é uma das técnicas mais sofisticadas da atualidade. Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic. Além disso, aprenda os principais comandos para extrair insights e realizar análise de redes usando a linguagem R. Comece a estudar agora:

6x de R$98,17 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

R$728,00 R$589,00

Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Ferramentas

Ao longo dos cursos veremos tutoriais, estudos de caso ou mesmo módulos completos sobre ferramentas comerciais e acadêmicas de diferentes aplicações, custos e escopos, como:

  • Gephi – ferramenta open source de manipulação e visualização de redes e grafos.
  • Netlytic – ferramenta acadêmica de baixo custo com coleta de Twitter, Blogs, Instagram, Facebook e YouTube.
  • Netvizz – aplicativo para coleta de dados de páginas e grupos no Facebook.
  • Wordij – software para análise de texto e criação de redes de co-ocorrência.
  • R – linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento para análise estatística e visualização de dados.
  • Tidyverse – conjunto de pacotes de R para ciência de dados, que incluem ggplot2, dplyr, readr, purrr e tidyr.
  • ggplot2 – pacote de R voltado à visualização de dados.
  • igraph – pacote voltado à análise de grafos e redes.

Mostraremos também aplicações pontuais de ferramentas como visNetwork, Issuecrawler, Bluenod, Uberlink, e outras.

Conceitos 

Ao longo do curso apresentaremos conceitos e noções sobre redes, suas manifestações nas mídias sociais como Twitter, Instagram, Facebook e também colaboração acadêmica, esporte, música e cultura. Entre os conceitos, teremos:

  • O que define mídias sociais e redes sociais
  • O que são redes e grafos
  • O que são nós e arestas
  • Redes ego, redes sociocentradas, redes de sistema completo
  • Redes de Mundo Pequeno
  • Ligação preferencial
  • Redes afiliativas e emergentes
  • Comprimento, diâmetro e reciprocidade
  • Medidas de Centralidade
  • Transitividade e clique

Cada módulo dos cursos é composto por 5 a 24 aulas, de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana. O participante poderá fazer as atividades de cada curso até 6 meses e receberá um certificado de 40 horas ao todo.

O aluno faz seu próprio cronograma de estudo, mas sugerimos seguir o seguinte cronograma:

Cada módulo é composto de diversas aulas com formatos variados:

  • Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
  • Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
  • Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
  • Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
  • Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
  • Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
  • Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

O curso de Análise de Redes para Mídias Sociais é o primeiro passo para se introduzir na análise de redes em ambientes digitais, conheça o conteúdo de seus 5 módulos (32 horas) abaixo:

Módulo 01
No primeiro módulo do curso, vamos mergulhar de cabeça nos conceitos, aplicações e histórico do pensamento sobre redes. Com uma base comum estabelecida, o módulo já apresenta também algumas ferramentas introdutórias de visualização e coleta de dados em mídias sociais.

Lista de Aulas

  • Bem-vindos!
  • Vendo o Mundo Através das Redes
  • Movie Galaxies
  • Histórico do Pensamento sobre Redes
  • Rede Dining Table (Jacob Moreno) – parte 1
  • Rede Dining Table (Jacob Moreno) – parte 2
  • O Oráculo de Bacon
  • Passos de Separação no Facebook
  • Iniciação a Redes – NetSciEd
  • Elementos das Redes – Nós e Laços
  • Redes Informais nas Organizações
  • Redes no Jornalismo
  • Análise de redes sociais na política
  • Panorama de Ferramentas
  • Ferramentas – Listagem
  • Exercício – Bluenod
  • Exercício – Flocker
  • Panorama da pesquisa em redes sociais no Brasil
  • Quiz ARMS – Módulo 01
  • Dúvidas + Próximo Módulo

Módulo 02
O segundo módulo do curso percorre as particularidades das redes nas mídias sociais mais utilizadas no Brasil: Facebook, Twitter, Instagram e Blogs. Com cases e referências, o participante compreenderá como os dados em cada plataforma se transformam em grafos e que tipos de insights pode extrair.

Lista de Aulas

  • Netlytic — Network Analysis no Twitter 1
  • Netlytic – Instagram – rede
  • Redes no Twitter
  • Redes de filiação e redes emergentes
  • Rede emergente de perfis – #PrimeiroAssedio
  • #Vemprarua e recortes temporais
  • Fazendo buscas no Twitter
  • Netlytic – cadastro
  • Netlytic – criando buscas no Twitter
  • Abrindo um arquivo .CSV ou .TAB
  • Netlytic – Text Analysis
  • Netlytic — Network Analysis no Twitter 2
  • Mapeamento de grande escala – contas
  • verificadas no Twitter
  • Netlytic — Relatório
  • Redes no Instagram
  • Netlytic – Instagram – busca
  • Rede de Hashtags – moda
  • Um dia no Instagram brasileiro
  • Métricas de Redes – Nós
  • Métricas de nós na rede do Congresso
  • Métricas de Redes – Arestas e Rede Inteira
  • A falácia do 1 milhão de seguidores
  • Análise de Redes – Leitura
  • Quiz ARMS – Módulo 2
  • Instalando o Gephi
  • Turbinando o Gephi
  • Dúvidas e Interação

Módulo 03
No terceiro módulo vamos aprofundar o conhecimento prático em análise de redes através de tutoriais e exercícios com o Gephi, um dos principais softwares de redes do mundo.

Lista de Aulas

  • Redes no Facebook
  • Rede no Facebook – Blogueiras Plus Size
  • Introdução ao Gephi 1 – Conceitos Básicos
  • Introdução ao Gephi 2 – Abas e Janelas Móveis
  • Introdução ao Gephi 3 – Áreas de trabalho e seleção
  • Introdução ao Gephi 4 – Laboratório de Dados
  • Introdução ao Gephi 5 – Visualização
  • Abrindo arquivos 1 – Extensões e Formatos
  • Abrindo arquivos 2 – Arquivo simples
  • Abrindo arquivos 3 – Múltiplos arquivos
  • Monte sua rede
  • Netvizz 1 – Busca e Curtida de Páginas
  • Netvizz 2 – Dados de Grupos
  • Netvizz 3 – Dados de Páginas
  • Layouts
  • Layouts 1 – Geométricos
  • Visualizando nós selecionados
  • Layouts 2.1 – OpenOrd
  • Layouts 2.2 – Force Atlas 2
  • Layouts 2.3 – Ajustes
  • Layouts para Co-Ocorrência de Hashtag
  • Calculando Métricas no Gephi – Parte 1
  • Calculando Métricas no Gephi – Parte 2
  • Calculando Métricas no Gephi – Parte 3
  • 4 fundações: visibilidade, reputação, popularidade, autoridade
  • Exercício – Capture, calcule e plote!
  • Conheça a WORDij
  • Analisando conversas sobre “privacidade” na China
  • Tutorial básico de WORDij
  • Quiz ARMS – Mod 3

Módulo 04
No quarto módulo, seguimos com a prática de redes com o Gephi e reflexões sobre aplicações variadas, como o uso do mapeamento de páginas no Facebook como apoio a estudo de segmentos, público e monitoramento.

Lista de Aulas

  • Netlytic – YouTube
  • Identificando Comunidades e Clusters
  • Descobrindo Públicos por meio de Clusters – Uísque
  • Descobrindo Públicos por meio de Clusters Hotelaria
  • Identificando Comunidades e Clusters no Gephi Parte 1
  • Identificando Comunidades e Clusters no Gephi Parte 2
  • Aplicando Métricas – Parte 1
  • Aplicando as Métricas – Parte 2 – Cores
  • Paleta de Cores
  • Aplicando as métricas – Parte 3 – Tamanho dos nós
  • Visualização da Rede
  • Exportação da Rede
  • Tutorial – Exportação interativa
  • Redes de Blogs e Sites
  • Mapeamento de Grande Escala – geografia e linguagem na internet
  • Issuecrawler
  • Exercício com Issuecrawler
  • Redes de Blog – Limpeza de dados no Gephi
  • Métricas – Prestígio
  • Métrica – HITS
  • Arquétipos de redes conversacionais
  • Tutorial sobre transformação de bimodal para unimodal
  • A ilusão da maioria nas redes sociais
  • Exercício – Primeira rede pronta!
  • Quiz ARMS – Módulo 4

Módulo 05
No quinto módulo percorremos ferramentas extras para coleta e análise de dados, além de levantar possibilidades de monetização e entregas com a análise de redes.

Lista de Aulas

  • Hora da Interação
  • Influência
  • Pilares da Influência
  • Influência – Segunda Tela
  • Filtros no Gephi – Parte 1
  • Filtros no Gephi – Parte 2 – Poucos Rótulos
  • Filtros no Gephi – Parte 3 – Destaque dos clusters
  • Espalhando rumores no Twitter
  • Comparando Clusters – 1
  • Comparando Clusters – 2
  • Poder dos laços fracos e intermediação
  • Ecossistema Informacional Digital
  • NodeXL – Informações Principais
  • NodeXL – Overview
  • ARS + Monitoramento de Mídias Sociais
  • Programação e Repercussão
  • Aplicações da ARS para planejamento e gestão de campanhas eleitorais
  • Propagação e repercussão
  • Facepager: Introduzindo coleta pela API
  • Trabalho Final
  • Bibliografia
  • Deixe sua opinião sobre o curso

O curso de Análise de Redes com R  expande o aprendizado em Análise de Redes para Mídias Sociais, desta vez utilizando a ferramenta R para fazer a análise de redes,  conheça o conteúdo de seus 4 módulos (08 horas) abaixo:

Módulo 01 – Introdução a redes e R

  • Bem-vindos
  • Análise de Redes
  • Introdução ao R
  • Funções Básicas do R – Conhecendo o Pacote Tidyverse
  • Funções Básicas do R – Conhecendo o Pacote Tidyverse (II)
  • Funções Básicas do R – Group By e Summarise
  • Funções Básicas do R – Conhecendo o Pacote ggplot2

Módulo 02 – Introdução ao Igraph

  • ApresentaçãoIntrodução ao Igraph
  • Igraph (II) – Layout de Rede
  • Igraph (III) – Visualização de Redes
  • Outros pacotes para Análise de Redes
  • Matriz de Adjacência

Módulo 03 – Propriedades de Rede aplicadas em R

  • Propriedades de uma rede
  • Propriedades de Rede em R
  • Comprimento, diâmetro e reciprocidade em R
  • Medidas de centralidade de vértices
  • Métricas de centralidade aplicadas em R
  • Transitividade e clique
  • Aplicação do clique em R

Módulo 04 – Simulação e Machine Learning para Análise de Redes

  • Detecção de comunidades
  • Detecção de comunidades em R
  • Simulação em grafos aleatórios
  • Simulação de grafos aleatórios em R
  • Gráficos interativos e exportação de grafos
  • Machine Learning com A Usurpadora

Módulo 05 – Projetos

  • Projeto I: Rede de colaboração acadêmica
  • Projeto I: Segunda Parte
  • Projeto I: Terceira parte
  • Projeto II: Times de futebol como grafos
  • Projeto III: Rede de Artistas
  • Projeto III: Segunda Parte
  • Projeto III: Terceira Parte
  • Projeto IV: Análise das redes do Big Brother Brasil
  • Trabalho final: agora é sua vez!
  • O que achou do curso?

Receberei certificado?

Sim, a realização do combo dará direito ao certificado de 68 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado será reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais [veja mais].

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Os cursos online do IBPAD foram desenvolvidos após dezenas de turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Uma ferramenta ou coleta de dados deixou de funcionar, e agora?

Com o argumento de garantir a segurança e privacidade dos dados, algumas plataformas têm alterado a política de suas APIs. Entretanto, a fim de contribuir com o aprendizado do aluno, o IBPAD oferece o máximo de alternativas na construção do curso, tais como inclusão de várias ferramentas e apresentação de métodos alternativos de observação/coleta/armazenamento dos dados. É pontuado, ainda, que as mudanças ocorridas estão fora do alcance do Instituto, que não se responsabiliza por eventuais descontinuidades de oferta de dados específicos.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar os cursos?

Não. O combo pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior. O primeiro curso, Monitoramento de Mídias Sociais, começa oferecendo noções básicas.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo.

Preciso fazer todas as atividades na mesma semana que são lançadas?

Não. No início de cada curso, os módulos são disponibilizados semanalmente mas o aluno poderá fazer todas as atividades no seu tempo, com bastante elasticidade – 4 meses a partir da data de lançamento de cada curso.

Há avaliações, provas e notas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores).

Quantas horas devo dedicar por semana?

Recomenda-se dedicar cerca de 3-6 horas para cada módulo. Entretanto, o aluno pode espaçar suas atividades por todo o período de disponibilidade do curso (até 4 meses).

Quais as formas de pagamento disponíveis?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há desconto para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há desconto para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Por quanto tempo poderei acessar cada curso do módulo?

Cada curso poderá ser acessado em até 6 meses desde seu lançamento.

O IBPAD também realiza cursos presenciais?

Sim, o IBPAD oferece periodicamente cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a flutuação de demanda.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Marcelo Alves

    Marcelo Alves é pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia, sócio-diretor da startup Vértice Inteligência e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Estuda comunicação política nas mídias sociais a partir de métodos digitais e análise de redes. Entre seus interesses de pesquisa estão: ecossistema da comunicação política, disseminação de informação, hibridismo organizacional, polarização, eleições e plataformização da web.

  • Tarcizio Silva

    Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, ESPM etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como “Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais” (Bookess, 2012), “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais” (Uva Limão, 2016) e “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” (Editora IBPAD, 2018). Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação.

  • Max Stabile

    Diretor-executivo do IBPAD, doutorando em ciência política (UnB). Prêmio Marcus Figueiredo de Jovens Pesquisadores em Opinião Pública (Wapor Latinoamérica).

  • Sillas Gonzaga

    Formado em Engenharia de Produção, possui grande interesse em Ciência de Dados. Usa o R há pelo menos três anos não só profissionalmente, mas também em diversos projetos pessoais, como o blog  Paixão por Dados.

Alguns Depoimentos

Veja o que falaram desse curso

Cursos Relacionados

  • Análise de Redes para Mídias Sociais – Online

    5x de R$99,80 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Utilizada tanto por Cientistas de Dados quanto por pesquisadores qualitativos, a Análise de Redes é uma das técnicas mais sofisticadas da atualidade. Que tal aprendê-la, utilizando dados de Mídias Sociais? Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic.

    Imediato
    Promoção!
  • Monitoramento de Mídias Sociais – São Paulo

    6x de R$148,33 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Uma das mais desafiadoras áreas nas interseções entre comunicação, publicidade e pesquisa de mercado é o monitoramento de mídias sociais. Passe a compreender em tempo real os anseios, desejos e comportamentos do público e torne-se um profissional diferenciado, especialistas em mídias digitais.

    Quando: Em breve.

    2018
  • Ciência de Dados com R – São Paulo

    6x de R$281,67 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Muito mais que uma ferramenta, o R é uma linguagem de programação poderosa voltada para a análise de dados. O IBPAD preparou um curso especial de programação em R para você realmente aprender a programar e ter uma base sólida.

    Quando: 29 de setembro, 6, 20 e 27 de outubro das 09 às 18:00

    Local: DoMore! – Av paulista 807 18ª andar cj. 1081 – Bela Vista, São Paulo – SP

     

    29/09
  • Análise de Redes com R – Online

    Neste curso você será apresentado a duas coisas fascinantes: a linguagem R e a área de Análise de Redes Sociais, ou simplesmente Análise de Redes. No primeiro capítulo, serão introduzidas as principais ferramentas do R que capacitarão você a usar a linguagem para qualquer projeto que desejarem. Após se apaixonar pelo R, a Análise de Redes será abordada: o que é essa área? Para que ela serve? Que insights posso extrair dela?

    EM BREVE
    Promoção!

OutrasInformações