Formação de Analista de Inteligência e Pesquisa em Mídias Sociais: monitoramento + redes + etnografia

Combo

Formação de Analista de Inteligência e Pesquisa em Mídias Sociais: monitoramento + redes + etnografia

Online

São três cursos completos com 68 horas de atividades de fevereiro a abril! Faça no seu tempo as mais de 340 aulas começando imediatamente. Aprenda todas as fases do trabalho de inteligência e pesquisa em mídias sociais: coleta de dados; escolha e configuração de ferramentas; análise de sentimento; classificação e categorização; visualização; criação de redes e grafos; análise de perfis; descrição densa e mais. Tudo isto para se transformar em informação acionável em tempo real e/ou em relatórios inovadores.

São cases, tutoriais e aulas com ferramentas como Gephi, Stilingue, Scup, mLabs, Netlytic, Netvizz, Issuecrawler, NodeXL, Voyant Tools e outras. Liderando as aulas, professores com formação mercadológica e acadêmica em agências e empresas referências na área. Início em fevereiro.

6x de R$166,50 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

R$1.582,00 R$999,00

Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Todos os inscritos no combo de três cursos receberão, via correio*, a edição impressa do livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações. Reúne 17 capítulos de profissionais e pesquisadores de empresas como Abril, Pernod Ricard, UFF, USP, UFAL, Senac, IBPAD, Vert, Stilingue e outras. Nas palavras de Fábio Malini (Labic/UFES), em seu prefácio:

Este livro é uma espécie de manifesto de uma geração brasileira de cientistas de dados, que mescla competências do campo da estatística, da criação algorítmica, do processamento em banco de dados, da análise sociológica-comunicacional e da visualização de dados.

É um livro de uma geração que agora se interessa pelo acento coletivo dos dados. Não tanto mais pelo pensamento do influenciador sobre um (f)ato. Querem agora compreender como as ideias coletivas contagiam os influenciadores, fazendo estes se tornarem possuídos por elas.

* Apenas para participantes no Brasil

Capacidades conceituais, técnicas e ferramentais para pesquisar analisar mídias sociais com fins mercadológicos ou acadêmicos

Ao longo do curso apresentaremos conceitos, técnicas, ferramentas, tutoriais, artigos exclusivos, leituras orientadas, quizzes, exercícios e trabalhos para capacitar profissionais de Comunicação, Administração, Marketing, Ciências Sociais e áreas afins na análise de marcas, comportamentos, movimentações e relações nas mídias sociais.

Concluindo o curso, o participante estará apto a enfrentar de forma confiante e criativa desafios como:

  • Como aproveitar os dados e informações em mídias sociais para pesquisa mercadológica e/ou acadêmica
  • Planejar o processo de monitoramento e inteligência em mídias sociais, do briefing ao relatório
  • Selecionar ferramentas adequadas a suas necessidades e capacidades
  • Configurar coleta de dados em Facebook, Blogs, Instagram, Twitter, YouTube e outros ambientes
  • Realizar análise de sentimento e analisar de forma crítica soluções automatizadas
  • Criar documentos de referência como critérios de sentimento e árvores de tags
  • Identificar, medir e agir em real-time durante a gestão de relacionamentos e crises
  • Planejar e interpretar métricas de monitoramento como share of voice
  • Analisar os dados em modo relacional, como redes e grafos (nós e arestas)
  • Converter dados de mídias sociais em bases de dados adequadas a ferramentas de grafos
  • Gerar e interpretar métricas de rede como grau de centralidade, intermediação e autovetor
  • Criar visualizações interativas em rede para acesso em navegadores
  • Aplicar técnicas etnográficas ao estudo das pessoas com dados de mídias sociais
  • Observar perfis demográficos, comportamentais e de consumo midiático
  • Interpretar símbolos culturais relevantes para grupos e comunidades específicas
  • Transformar os dados em informações, conhecimento e ação
  • Planejar monitoramento focado em campanhas eleitorais
  • Manejar as principais ferramentas do mercado (ver lista abaixo)

Ferramentas

Ao longo dos cursos veremos tutoriais, estudos de caso ou mesmo módulos completos sobre ferramentas comerciais e acadêmicas de diferentes aplicações, custos e escopos, como:

  • Netlytic – ferramenta acadêmica de baixo custo com coleta de Twitter, Blogs, Instagram, Facebook e YouTube.
  • Netvizz – aplicativo para coleta de dados de páginas e grupos no Facebook.
  • Gephi – ferramenta open source de manipulação e visualização de redes e grafos.
  • Stilingue – ferramenta de monitoramento e inteligência de mídias sociais.
  • Scup – ferramenta de monitoramento e inteligência de mídias sociais.
  • mLabs – ferramenta de gestão e relatórios de mídias sociais.

Mostraremos também aplicações pontuais de ferramentas como Issuecrawler, Bluenod, Uberlink, Voyant Tools, TAGS e oturas.

Conceitos

Ao longo do curso apresentaremos conceitos e noções sobre mídias sociais, pesquisa e inteligência de mercado, baseados em bibliografia de pesquisadores e profissionais – dos clássicos aos recém-lançados. Entre os conceitos, teremos:

  • O que define mídias sociais e redes sociais
  • O que é monitoramento de mídias sociais
  • Tipos de pesquisa: coleta, tipos de interpretação e número de casos
  • Pesquisa de mercado x monitoramento x social listening
  • Objetivos de Comunicação x KPIs x métricas
  • Mensuração e avaliação da comunicação
  • Pirâmide DIKW: dados, informação, conhecimento e sabedoria
  • O que são redes e grafos
  • O que são nós e arestas
  • Redes ego, redes sociocentradas, redes de sistema completo
  • Redes de Mundo Pequeno
  • Ligação preferencial
  • Redes afiliativas e emergentes
  • O que é etnografia
  • Netnografia x etnografia digital x etnografia na internet
  • Cibercultura, ciberespaço e comunidades online
  • Descrição densa

Monitoramento - Aula sobre Definição e Dados em Mídias Sociais

Análise de Redes - Aula sobre Layouts

Etnografia em Mídias Sociais - Aula introdutória

Cada módulo dos cursos é composto por 9 a 24 aulas, lançadas semanalmente. Porém, o participante poderá fazer as atividades de cada curso até 4 meses depois de seu lançamento. O cronograma da liberação dos módulos é o seguinte:

Cada módulo é composto de diversas aulas com formatos variados:

Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

O curso de Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais é a primeira parte da Formação e já está disponível para acesso. É composto de 6 módulos de cursos e + módulos bônus de ferramentas. Conheça o conteúdo abaixo:

No primeiro módulo, apresentamos: o que são as mídias sociais; seus principais conceitos e elementos; o que é o monitoramento de mídias sociais; criação de keywords; briefing para diferentes entregas e negócios. Ao final do módulo, o aluno será capaz de criar queries de busca e fazer briefings de projetos de monitoramento. Lançamento: 06/02.

LISTA DE AULAS

  • Da Pesquisa ao Monitoramento
  • Monitoramento, Mensuração, Pesquisa, Inteligência de Mercado
  • Mídias Sociais: definição e dados
  • Histórico das Mídias Sociais
  • Perfis, conexões, conteúdos
  • Mercados são Conversações
  • O Mercado de Monitoramento
  • Monitoramento ou Métricas
  • Pesquisas sobre o mercado
  • Briefing, Objetivos e Demanda de Informação
  • Refazendo briefings de relatórios públicos
  • Objetivos do Monitoramento
  • Objetivos da Comunicação
  • Exemplos de relatórios com diferentes objetivos
  • Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 1
  • Criando Keywords de Busca
  • Operadores de Busca no Twitter
  • Exercício na Twitter Search
  • A importância da busca/análise exploratória
  • Quiz Módulo 1
  • Exercício de Briefing e Keywords

No segundo módulo avançaremos nos tipos de buscas e coleta; uso da ferramenta Netylic; como escolher ferramentas; como funciona a análise de sentimento e vantagens de análise manual ou automatizada. Ao final do módulo, o aluno será capaz de criar um documento de critérios para análise de sentimento. Lançamento: 13/02.

LISTA DE AULAS

  • Tutorial Netlytic
  • Criando conta no Netlytic
  • Leitura orientada – artigo com Netlytic
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 2
  • Busca Geolocalizada no Netlytic
  • Relatório de Geolocalização – exemplo
  • Reconhecimento de Imagem
  • Tipos de Ferramentas
  • Perfil do Profissional de Monitoramento
  • Escolhendo uma Ferramenta – parte 1
  • Escolhendo uma Ferramenta – parte 2
  • Ferramentas – Rankings
  • Análise de Sentimento
  • Tipos de Sentimento automático
  • Estudo – Sentimento Manual x Automático
  • Leitura Orientada – Análise de Sentimento
  • Quiz Módulo 2
  • Exercício – Critérios de Sentimento

O terceiro módulo avança na geração de inteligência: como pensar tags, categorias e temas de forma inteligente com quatro táticas diferentes; como construir regras para classificação e alertas; e tipos de análise. No final do módulo, o participante será capaz de produzir sua própria árvore de tags. Lançamento: 20/02.

LISTA DE AULAS

  • Classificação: Táticas e Tags – parte 1
  • Classificação: Decomposição e Demanda
  • Classificação: Táticas e Tags – parte 2
  • Classificação: Descoberta e Implementação
  • Exemplo de Relatório – Emoções
  • Exemplo de Relatório – Personas
  • Regras
  • Tabela de exemplo de regras
  • Databrokers: GNIP e Datasift
  • Analisando – dos dados ao conhecimento
  • Pirâmide DIKW
  • Tipos de Análise
  • Espontaneidade no monitoramento de mídias sociais
  • Quiz – Módulo 3
  • Exercício – Árvore de Tags

Módulo Bônus – Scup. Aprenda a usar a ferramenta Scup Social para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais. Lançamento: 20/02.

Módulo Bônus – Stilingue. Aprenda a usar a ferramenta Stilingue para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais. Lançamento: 20/02

Módulo Bônus – mLabs. Aprenda a usar a ferramenta mLabs para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais. Lançamento: 20/02

No quarto módulo, o curso apresenta tipologia de relatórios e tipos de entregas relacionadas a estudos de conteúdo, imagem e fluxo de conteúdo. O participante fará exercício de análise ao final do módulo. Lançamento: 27/02

LISTA DE AULAS

  • Métodos Digitais
  • Sete Camadas da Social Media Analytics
  • Correlação de palavras para analisar conversas
  • Text Analytics e Linguística de Corpus
  • Usando a Voyant Tools com Monitoramento
  • Tipos de Entregas e Relatórios
  • Tipologia e Exemplos de Relatórios
  • Relatórios x Infográficos
  • Repositório de Relatórios
  • Criando relatórios e alertas diários
  • Monitoramento por imagem
  • Monitoramento para otimização de conteúdo
  • Análise de monitoramento por horário
  • Clipping no Monitoramento
  • Quiz – Módulo 4
  • Exercício de Análise
  • Gerenciamento de Processos

O módulo bônus de Monitoramento Eleitoral, com professores Cientistas Políticos, trará técnicas, ferramentas e conceitos específicos para o profissional interessado em acompanhar, monitorar e gerar informações estratégicas e rápidas nas eleições. Lançamento: 27/02

LISTA DE AULAS

  • Monitoramento pra Eleições – o que muda?
  • Cases Internacionais
  • Case Debate Eleitoral
  • O que e onde monitorar?
  • Monitoramento e Legislação Eleitoral
  • Como escolher ferramentas?
  • Montando Equipe
  • Tags, Temas – o que analisar?
  • Tipos de Entregas – Alertas, Planejamento de Campanha, Sumário, Crise
  • Fakes, Robôs e Ciborgues
  • Além do quê – Quem está falando
  • Detratores – A opinão de todo mundo vale igual?
  • Integrando com Pesquisa de Intenção, Opinião Pública
  • Campanhas Eleitorais
  • Quiz – Módulo Bônus

O quinto módulo traz orientações sobre construção de relatórios de benchmarking; táticas de prospecção; relatórios de eventos; SAC e CRM. Ao final, exercício de mapeamento e gestão de riscos. Lançamento: 06/03.

LISTA DE AULAS

  • Tomada de Decisão no Monitoramento
  • Relatório de Benchmarking
  • Artigo sobre Benchmarking
  • Exemplo – relatório de benchmarking
  • Relatório de Evento
  • Artigo sobre monitoramento de Eventos
  • SAC
  • Leitura Orientada – SAC e Social CRM
  • Relatório de Crise
  • Criando indicadores de crise
  • Gerenciamento de Reputação
  • Monitoramento para Métricas
  • Quiz – Módulo 5
  • Exercício – Mapeamento e Gestão de Riscos

O último módulo traz conteúdo sobre uso de monitoramento para métricas e performance; influenciadores; ferramentas de apoio; precificação e job description. Por fim, o participante receberá orientações para a produção do trabalho final. Lançamento: 13/03

Monitoramento para Métricas
Escolhendo Métricas
Consciência de marca
Medindo Exposição de mídia
Mensuração de ROI

Configurando ferramenta para identificar influenciadores
Influenciadores – tipologias
Escolhendo gráficos e visualizações
Tutorial – Netvizz
Monitoramento e Análise de Redes

Job Description
Precificação
100 Fontes de Monitoramento
Quiz – Módulo 6
Produção de Relatório

O curso de Análise de Redes em Mídias Sociais é a segunda parte da Formação e estará disponível a partir de novembro. É composto de 5 módulos. Conheça o conteúdo abaixo:

No primeiro módulo do curso, vamos mergulhar de cabeça nos conceitos, aplicações e histórico do pensamento sobre redes. Com uma base comum estabelecida, o módulo já apresenta também algumas ferramentas introdutórias de visualização e coleta de dados em mídias sociais. Aulas disponíveis em 06/03.

LISTA DE AULAS

  • Bem-vindos!
  • Vendo o Mundo Através das Redes
  • Movie Galaxies
  • Histórico do Pensamento sobre Redes
  • Rede Dining Table (Jacob Moreno) – parte 1
  • Rede Dining Table (Jacob Moreno) – parte 2
  • O Oráculo de Bacon
  • Passos de Separação no Facebook
  • Iniciação a Redes – NetSciEd
  • Elementos das Redes – Nós e Laços
  • Redes Informais nas Organizações
  • Redes no Jornalismo
  • Análise de redes sociais na política
  • Panorama de Ferramentas
  • Ferramentas – Listagem
  • Exercício – Flocker
  • Exercício – Bluenod
  • Panorama da pesquisa em redes sociais no Brasil
  • Quiz ARMS – Módulo 01
  • Dúvidas + Próximo Módulo

O segundo módulo do curso percorre as particularidades das redes nas mídias sociais mais utilizadas no Brasil: Facebook, Twitter, Instagram e Blogs. Com cases e referências, o participante compreenderá como os dados em cada plataforma se transformam em grafos e que tipos de insights pode extrair. Aulas disponíveis em 13/03.

LISTA DE AULAS

  • Redes no Twitter
  • Redes de filiação e redes emergentes
  • Rede emergente de perfis – #PrimeiroAssedio
  • #Vemprarua e recortes temporais
  • Fazendo buscas no Twitter
  • Netlytic – cadastro
  • Netlytic – criando buscas no Twitter
  • Abrindo um arquivo .CSV ou .TAB
  • Netlytic – Text Analysis

Tutorial Netlytic — Network Analysis no Twitter 1
Tutorial Netlytic — Network Analysis no Twitter 2
Tutorial Netlytic — Relatório
Mapeamento de grande escala – contas verificadas no Twitter
Redes no Instagram
Netlytic – Busca no Instagram
Netlytic – redes no Instagram
Rede de Hashtags – moda
Um dia no Instagram brasileiro

  • Métricas de Redes – Nós
  • Explorando métricas da rede do Congresso Nacional
  • Métricas de Redes – Arestas e Rede Inteira
  • Leitura – Análise de Redes
  • Instalando o Gephi
  • Turbinando o Gephi
  • A falácia do 1 milhão de seguidores
  • Quiz ARMS – Módulo 2

No terceiro módulo vamos aprofundar o conhecimento prático em análise de redes através de tutoriais e exercícios com o Gephi, um dos principais softwares de redes do mundo. Aulas disponíveis em 20/03.

LISTA DE AULAS

  • Redes no Facebook
  • Rede no Facebook – Blogueiras Plus Size
  • Introdução ao Gephi 1 – Conceitos Básicos
  • Introdução ao Gephi 2 – Abas e Janelas Móveis
  • Introdução ao Gephi 3 – Áreas de trabalho e seleção
  • Introdução ao Gephi 4 – Laboratório de Dados
  • Introdução ao Gephi 5 – Visualização
  • Abrindo arquivos 1 – Extensões e Formatos
  • Abrindo arquivos 2 – Arquivo simples
  • Abrindo arquivos 3 – Múltiplos arquivos
  • Monte sua rede
  • Netvizz 1 – Busca e Curtida de Páginas
  • Netvizz 2 – Dados de Grupos
  • Netvizz 3 – Dados de Páginas
  • Layouts
  • Layouts – Geométricos
  • Visualizando nós selecionados
  • Layouts 2.1 – OpenOrd
  • Métricas de Redes – Nós
  • Explorando métricas da rede do Congresso Nacional
  • Métricas de Redes – Arestas e Rede Inteira
  • Leitura – Análise de Redes
  • Instalando o Gephi
  • Turbinando o Gephi
  • A falácia do 1 milhão de seguidores
  • Quiz ARMS – Módulo 2

No quarto módulo, seguimos com a prática de redes com o Gephi e reflexões sobre aplicações variadas, como o uso do mapeamento de páginas no Facebook como apoio a estudo de segmentos, público e monitoramento. Aulas disponíveis em 27/03.

LISTA DE AULAS

  • Arquétipos de redes conversacionais
  • Netlytic – YouTube
  • Identificando Comunidades e Clusters
  • Descobrindo Públicos por meio de Clusters – Uísque
  • Descobrindo Públicos por meio de Clusters – hotelaria
  • Identificando Comunidades e Clusters no Gephi – Parte 1
  • Identificando Comunidades e Clusters no Gephi – Parte 2
  • Aplicando Métricas – Parte 1
  • Aplicando as Métricas – Parte 2 – Cores
  • Paleta de Cores
  • Aplicando as métricas – Parte 3 – Tamanho dos nós
  • Visualização da Rede
  • Redes de Blogs e Sites
  • Exportação da Rede
  • Tutorial – Exportação interativa
  • Issuecrawler
  • Mapeamento de Grande Escala – geografia e linguagem na internet
  • Mapeamento de Grande Escala – geografia e linguagem na internet
  • Exercício com Issuecrawler
  • Redes de Blog – Limpeza de dados no Gephi
  • Métricas – Prestígio
  • Métrica – HITS
  • Tutorial sobre transformação de bimodal para unimodal
  • A ilusão da maioria nas redes sociais
  • Exercício – Primeira rede pronta!
  • Quiz ARMS – Módulo 4

No quinto módulo percorremos ferramentas extras para coleta e análise de dados, além de levantar possibilidades de monetização e entregas com a análise de redes. Aulas disponíveis em 03/04.

LISTA DE AULAS

  • Hora da Interação
  • Influência
  • Pilares da Influência
  • Influência – Segunda Tela
  • Filtros no Gephi – Parte 1
  • Filtros no Gephi – Parte 2 – Poucos Rótulos
  • Filtros no Gephi – Parte 3 – Destaque dos clusters
  • Espalhando rumores no Twitter
  • Comparando Clusters – 1
  • Comparando Clusters – 2
  • Poder dos laços fracos e intermediação
  • Ecossistema Informacional Digital
  • NodeXL – Informações Principais
  • NodeXL – Overview
  • ARS + Monitoramento de Mídias Sociais
  • Aplicações da ARS para planejamento e gestão de campanhas eleitorais
  • Propagação e repercussão
  • Facepager: Introduzindo coleta pela API
  • Quiz Módulo 5
  • Trabalho Final
  • Bibliografia
  • Deixe sua opinião sobre o curso

O curso de Etnografia em Mídias Sociais é a terceira parte da Formação e seus 4 módulos estarão disponíveis a partir de dezembro. Conheça o conteúdo abaixo:

No primeiro módulo, as lições e atividades se debruçam sobre as ideias de cultura, comunicação, ciberespaço, comunidades presenciais e online e seus estudos. Através de aulas em vídeo, leituras orientadas e quiz, o participante compreenderá o histórico, potencialidades, limites e aplicações da etnografia na internet. Aulas disponíveis em 03/04.

LISTA DE AULAS

Bem-vindos!
Introdução ao Conceito de Etnografia
Vertentes de Estudo da Cultura
Feminismos
Histórico da Pesquisa Etnográfica

Quem foi Bronislaw Malinowski?
Ciberespaço, Cibercultura e Internet
Primavera Árabe e as mídias sociais
Limites e desigualdes na internet
Princípios Básicos da Etnografia
Etnografia no Marketing

Shopping e Práticas Sociais
Shoppings e Rolezinhos
Metodologia, Métodos, Técnicas e Instrumentos
Os 3 Es da Internet
Quiz – Histórico, posições e limites da Etnografia

O segundo módulo aprofunda o debate ao especificar as aplicações da etnografia em plataformas como blogs, Facebook, Twitter, fóruns e Instagram. O estudante aprenderá como escolher, delimitar e planejar um projeto etnográfico nas mídias sociais. Aulas disponíveis em 10/04.

LISTA DE AULAS

Vamos interagir?
Método Etnográfico
Tipos de Pesquisa
Pesquisa Qualitativa
Pesquisando Memes

Etnografia para Mídias Sociais
Surgimento de Comunidades
Netnografia para Comunicação Digital
Netnografia no Marketing
Selecionando um Projeto Etnográfico
Redes Sociais x Mídias Sociais

Tipos de Redes
Complexidade das Plataformas
Estudando Blogs com Etnografia
Etica na Pesquisa
Quiz

Da coleta e estruturação dos dados à construção dos mapas descritivos, o percurso do terceiro módulo capacita o estudante a explorar os dados e dar forma às descobertas. Aulas disponíveis em 17/04.

LISTA DE AULAS

Desenhando mapas descritivos
Descrição Densa: alimentação fora do lar
Descrição de comunidade e interações
Desenhando mapas descritivos
Introdução a coleta de dados
Coletando dados – Twitter
Coletando dados – Facebook

Coletando dados – Instagram
Coletando dados – Blogs
Coletando dados – YouTube
Técnicas de coleta de dados
Estruturação de dados
Ferramentas
Netvizz – 1
Netvizz – 2

Abrindo um arquivo .CSV ou .TAB (Netvizz)
Netlytic
Netlytic – criando uma busca no Twitter
Netlytic – criando uma busca no Instagram
Netlytic – análises de texto e redes
Seleção de dados para coleta
Quiz

O último módulo apresenta aos estudantes métodos de análise de dados e registro etnográfico. Aulas disponíveis em 24/04.

LISTA DE AULAS

Observação de Perfis – Tabela de Referência
Análise de dados
Teoria e método na análise de um blog
Como analisar os dados

Amostragem
Aprofundando conceito de amostragem
Snowball Sampling e Exaustão de Amostra
Registro Etnográfico
Descrição Densa
Criando Personas

Pornografia Online Amadora: Como lidar?
Quiz
Exercício – Estruturando Dados
Banco de Estudos Etnográficos
Guia de Estudos

Receberei certificado?

Sim, a realização do combo dará direito ao certificado de 68 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado será reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais [veja mais].

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Os cursos online do IBPAD foram desenvolvidos após dezenas de turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar os cursos?

Não. O combo pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior. O primeiro curso, Monitoramento de Mídias Sociais, começa oferecendo noções básicas.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo.

Preciso fazer todas as atividades na mesma semana que são lançadas?

Não. No início de cada curso, os módulos são disponibilizados semanalmente mas o aluno poderá fazer todas as atividades no seu tempo, com bastante elasticidade – 4 meses a partir da data de lançamento de cada curso.

Há avaliações, provas e notas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores).

Quantas horas devo dedicar por semana?

Recomenda-se dedicar cerca de 3-6 horas para cada módulo. Entretanto, o aluno pode espaçar suas atividades por todo o período de disponibilidade do curso (até 4 meses).

Quais as formas de pagamento disponíveis?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há desconto para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há desconto para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Por quanto tempo poderei acessar cada curso do módulo?

Cada curso poderá ser acessado em até 4 meses desde seu lançamento. Monitoramento: até 6 de junho; Análise de Redes: até 6 de julho; Etnografia: 3 de agosto.

O IBPAD também realiza cursos presenciais?

Sim, o IBPAD oferece periodicamente cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a flutuação de demanda.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Max Stabile

    Diretor-executivo do IBPAD, Cientista Político com mestrado no Instituto de Ciência Política da UnB. Prêmio Marcus Figueiredo de Jovens Pesquisadores em Opinião Pública (Wapor Latinoamérica). Experiências com pesquisas no setor privado (Caixa, CNI, ANP), setor público (Ministérios da Defesa, Turismo, Saúde, Esporte e Prefeituras Rio de Janeiro e Niterói) e em campanhas políticas.

  • Wesley Muniz

    Gerente de Business Intelligence no Bradesco. Publicitário atuando na área de digital há 7 anos, já tendo passado por grandes agências como We Are Social, Cubocc e ID/TBWA.

  • Tarcizio Silva

    Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) e doutorando (UMESP) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, FBB etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações. Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).

  • Pedro Meirelles

    Analista de Pequisa Jr. no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu pesquisa sobre identidade nordestina nos sites de redes sociais. Já trabalhou na E.life, onde atendeu o portfólio da The Coca-Cola Company, atuando diretamente com o time de monitoramento, social CRM e SAC

  • Débora Zanini

    Socióloga e mestranda pela Unicamp, trabalha na área de Pesquisa Digital desde 2011. Desenvolveu e adaptou técnicas das tradicionais formas de pesquisa das ciências sociais para dentro do universo digital. Atualmente é Data Intelligence Specialist do Departamento de Sales Intelligence da Nestlé.

  • Marcelo Alves

    Marcelo Alves é pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia, sócio-diretor da startup Vértice Inteligência e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Estuda comunicação política nas mídias sociais a partir de métodos digitais e análise de redes. Entre seus interesses de pesquisa estão: ecossistema da comunicação política, disseminação de informação, hibridismo organizacional, polarização, eleições e plataformização da web.

  • Jaqueline Buckstegge

    Pesquisadora do IBPAD, com foco em inteligência em mídias sociais e digital analytics. Tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestre em Ciência Política (PPGCP/UFPR), com ênfase em psicologia política e comportamento eleitoral.

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