Combo: Estatística + Visualização

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Combo: Estatística + Visualização

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Dois cursos essenciais para comunicadores e analistas de dados: Estatística e Visualização. Aprenda, em 16 horas, com profissionais do mercado como analisar, interpretar, processar e criar apresentações gráficas incríveis. Estude no seu tempo: até 6 meses para completar todas as aulas.

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Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Capacidades conceituais, técnicas e ferramentais para analisar e visualizar comunicação com fins mercadológicos ou acadêmicos

Ao longo do curso apresentaremos conceitos, técnicas, ferramentas, tutoriais, artigos exclusivos, leituras orientadas, quizzes, exercícios e trabalhos para capacitar profissionais de Comunicação, Administração, Marketing e áreas afins na capacidade de aplicação de métricas básicas, conceitos estatísticos e gráficos tecnicamente adequados em relatórios, visualização de dados, planejamentos e questionamentos envolvendo informações analíticas de campanhas e marcas.

Concluindo o curso, o participante estará apto a enfrentar de forma confiante e criativa desafios como:

  • Compreender e aplicar conceitos básicos de estatística no dia-a-dia dos resultados das campanhas e nas analises gerais para marcas
  • Entender as principais diferenças nos tipos de variáveis, como contínuas, categóricas, temporais, etc;
  • Analisar conjuntos de dados de maneira visual para melhor interpretar distribuições e variações;
  • Distinguir as principais categorias de gráficos e quando utilizá-los;
  • Aplicar o conhecimento usando ferramentas online e offline para criação e divulgação de trabalhos de visualização de dados.

Ferramentas

Ao longo dos cursos veremos tutoriais, estudos de caso ou mesmo módulos completos sobre ferramentas comerciais e acadêmicas de diferentes aplicações, custos e escopos, como:

  • Excel – ferramenta de dados tabulares usada para cálculos estatísticos e visualizações;
  • Google Sheets – ferramenta online de dados tabulares para cálculos estatísticos e visualizações colaborativas;
  • Raw Graphs – ferramenta para visualização de dados, incluindo gráficos incomuns como Diagramas Aluviais, Treemaps, Gantt Charts e Streamgraphs.
  • MyMaps – construção e compartilhamento de mapas e dados georreferenciados;
  • Tableau – poderosa ferramenta de análise, visualização e dashboards.

Mostraremos também aplicações pontuais de ferramentas como Google Data Studio e GapMinder.

Conceitos 

Ao longo do curso apresentaremos conceitos e noções sobre estatística, visualização e análise de dados, baseados na prática dos professores, casos de sucesso nacionais e internacionais e bibliografia de pesquisadores e profissionais. Entre os conceitos, teremos:

  • Letramento estatístico
  • Planejamento para a análise de dados
  • Aplicação e análise de distribuição de dados
  • Amostragem
  • Métricas para análise de engajamento
  • Previsão e causalidade
  • Princípios básicos para a representação de dados
  • Tipos de representação de dados
  • Critérios de escolha
  • Elementos básicos da representação gráfica
  • Programas open-source de representação gráfica
  • Técnicas de checagem e revisão

Cada módulo dos cursos é composto por 10 a 20 aulas de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana. O participante poderá fazer as atividades de cada curso até 6 meses.

O aluno faz seu próprio cronograma de estudo, mas sugerimos seguir o seguinte fluxo:

Cada módulo é composto de diversas aulas com formatos variados:

Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

O curso de Estatística Básica para Comunicadores é a primeira da Formação, conheça o conteúdo de seus 4 módulos abaixo:

No primeiro módulo, vamos conhecer as diferenças entre a prática da Estatística e da Análise de Dados, e de que forma eles estão presentes no planejamento em Comunicação.

LISTA DE AULAS
  • Apresentação professora e Objetivos
  • Comunicação x Análise de Dados
  • O que é estatística e como se divide
  • Habilidades para ser um “consumidor de dados”
  • Estatística na comunicação, mas e a comunicação nas estatísticas?
  • Fontes e Tipos de Dados
  • BI: definições e recursos necessários
  • Uma ferramenta gratuita para B.I.
  • Quizz – Módulo 1

No segundo módulo, conheceremos a ideia de amostragem e como podemos aplicá-la no monitoramento de redes sociais. 

LISTA DE AULAS
  • Amostragem
  • Amostragem: Conceitos Básicos
  • Margem de Erro: Exemplos
  • Um case: Ferrero Rocher
  • A Amostragem e o Monitoramento
  • Amostragem em Monitoramento: Aplicações
  • O Uso de Amostragem em Pesquisas
  • Testes A/B: Primeira parte
  • Testes A/B: Segunda Parte
  • Testes A/B: Aplicações
  • Teste A/B: haja assunto!
  • Quiz – Módulo 02

No terceiro módulo, vamos conhecer os principais tipos de visualização gráfica de dados quantitativos que podem ser usados em diversos tipos de projetos de Comunicação.

LISTA DE AULAS
  • Frequência
  • Exercício: Construindo um gráfico de pareto
  • Construindo um grafico de pareto: resolução
  • Medidas de Tendência Central
  • Exercício: O engajamento do post de uma fanpage
  • O engajamento do post de uma fanpage: resolução
  • Medidas de Distribuição
  • Exercício: Os melhores e os piores posts de uma fanpage
  • Os melhores e os piores posts de uma fanpage: resolução
  • Medidas de Dispersão
  • Exercício: Os dados do cliente e do seu principal concorrente
  • Os dados do cliente e do seu principal concorrente: resolução
  • Gráficos Que Enganam
  • Qual o melhor gráfico para cada situação?
  • Exercício: construindo gráfico com eixo secundário
  • Construindo gráfico com eixo secundário: resolução
  • Novos Básicos
  • Quiz – Módulo 03

No quarto módulo, vamos aprender como elaborar relatórios a partir de dados quantitativos.

LISTA DE AULAS
  • Gráfico de Dispersão
  • Exercício: Gráfico de bolhas para mensurar 3 métricas simultaneamente
  • Gráfico de bolhas para mensurar 3 métricas simultaneamente: resolução
  • Correlação
  • Previsão Linear
  • Projetando resultado de taxa de conversão
  • Projetando resultado de taxa de conversão: resolução
  • Redação e Apresentação de Análise e Relatórios
  • Quiz – Módulo 04
  • Referências
  • Dê sua opinião sobre o curso

O curso de Introdução à Visualização de Dados é a segunda parte da Formação, conheça o conteúdo de seus 4 módulos abaixo:

Qual é a importância de ilustrar um dado?Qual é o melhor gráfico para cada situação? No primeiro módulo, vamos conhecer os fundamentos básicos da visualização de dados e sua importância para a Análise de Dados em diversas situações.

LISTA DE AULAS
  • Bem-Vindos!
  • A Visualização de Dados
  • Por que visualizar dados?
  • Princípios Visuais Básicos
  • Por Trás dos Gráficos: Os Dados
  • Criando Gráficos Simples
  • Dicas Práticas para Criação de Gráficos
  • Exercício: Monte o seu gráfico!
  • Resolução do Exercício
  • Quiz

No segundo módulo, o aluno conhece as possibilidades do Excel e do RawGraphs para a criação de planilhas, tabelas e gráficos atraentes e dinâmicos para visualização.

LISTA DE AULAS
  • Dominando a Tabela
  • Dominando a Tabela (II)
  • Exercício: Explorar os dados e tirar insights
  • Google Docs
  • Treinando o Olhar
  • Funções da cor na infografia
  • RawGraphs
  • RawGraphs: Gráfico de Bolhas
  • RawGraphs: Trabalhando com mais de uma variável
  • Exercício: Gráficos avançados com Raw
  • Resolução do Exercício
  • Quiz

Dicas para evitar erros gráficos e as principais ferramentas do Google Maps são alguns dos destaques do terceiro módulo.

LISTA DE AULAS
  • Dica: Visualização de dados, por Fernanda Viegas
  • O Impacto das Visualizações
  • Exercício: erros em representações de dados
  • Erros em Representação de Dados: resolução
  • Evite erros em gráficos
  • Mapas para Visualização de Dados
  • Apresentando o Google MyMaps
  • Estilizando o Mapa: Primeira Parte
  • Estilizando o Mapa: Segunda Parte
  • Exercício: Crie seu mapa interativo
  • Criação de mapa interativo com o
  • GoogleMyMaps: resolução
  • Checagem e Revisão: Primeira parte
  • Checagem e Revisão: Segunda parte
  • Storytelling com dados
  • Quiz

No quarto, e último módulo, vamos conhecer o Tableau, um dos softwares mais populares para visualização de dados, entre outros temas.

LISTA DE AULAS
  • Dados, Visualização e Comunicação
  • Apresentação do Tableau e exemplos
  • A interface do Tableau Public
  • Criando gráficos simples no Tableau
  • Criando gráficos simples no Tableau II
  • Mapas no Tableau
  • Exercício: crie gráficos simples no Tableau
  • Criando gráficos simples no Tableau: resolução
  • Mapas complexos e filtros no Tableau
  • Visualizando informações mais complexas
  • Exercício: Criando visualizações mais complexas no Tableau
  • Mapas eleitorais no Tableau: resolução
  • Mais Ferramentas para Explorar
  • O que achou do curso?

Receberei certificado?

Sim, a realização do combo dará direito ao certificado de 68 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado será reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais [veja mais].

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Os cursos online do IBPAD foram desenvolvidos após dezenas de turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Uma ferramenta ou coleta de dados deixou de funcionar, e agora?

Com o argumento de garantir a segurança e privacidade dos dados, algumas plataformas têm alterado a política de suas APIs. Entretanto, a fim de contribuir com o aprendizado do aluno, o IBPAD oferece o máximo de alternativas na construção do curso, tais como inclusão de várias ferramentas e apresentação de métodos alternativos de observação/coleta/armazenamento dos dados. É pontuado, ainda, que as mudanças ocorridas estão fora do alcance do Instituto, que não se responsabiliza por eventuais descontinuidades de oferta de dados específicos.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar os cursos?

Não. O combo pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior. O primeiro curso, Monitoramento de Mídias Sociais, começa oferecendo noções básicas.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo.

Preciso fazer todas as atividades na mesma semana que são lançadas?

Não. No início de cada curso, os módulos são disponibilizados semanalmente mas o aluno poderá fazer todas as atividades no seu tempo, com bastante elasticidade – 4 meses a partir da data de lançamento de cada curso.

Há avaliações, provas e notas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores).

Quantas horas devo dedicar por semana?

Recomenda-se dedicar cerca de 3-6 horas para cada módulo. Entretanto, o aluno pode espaçar suas atividades por todo o período de disponibilidade do curso (até 4 meses).

Quais as formas de pagamento disponíveis?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há desconto para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há desconto para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Por quanto tempo poderei acessar cada curso do módulo?

Cada curso poderá ser acessado em até 6 meses desde seu lançamento.

O IBPAD também realiza cursos presenciais?

Sim, o IBPAD oferece periodicamente cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a flutuação de demanda.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Guilherme Storck

    Editor de Infografia da Gazeta do Povo. Trabalha com infográficos e visualizações de dados no jornal desde 2010. Designer pela UFPR, atua como gestor de projetos especiais interativos, como o “Guia dos Candidatos das Eleições 2016”, “Horário de Ônibus em Curitiba”, “10 anos da Lei Maria da Penha” e “Erva-Mate, o Ouro do Paraná”, ganhador do Malofiej em 2014. Incentivador do uso de dados na redação, colabora em reportagens baseadas em dados, da extração à visualização das informações. Participou de séries premiadas, como “Salários do TJ e MP no Paraná” (2016), “Crime sem castigo” (2013), “Polícia fora da lei” (2012) e “Retratos do Paraná” (2012).

  • Cristina Graciele Cardoso

    Estatística formada pela USP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM. Mais de 10 anos experiência atuando com inteligência analítica aplicada às mais diversas áreas do Marketing.

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