Etnografia em Mídias Sociais – Online

Promoção!

Etnografia em Mídias Sociais – Online

Online

Sucesso em suas versões presenciais, o curso Etnografia em Mídias Sociais agora está disponível online. O curso é recomendado para profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online com a utilização de técnicas etnográficas. Estude já!

3x de R$116,33 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

R$390,00 R$349,00

Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Sobre o curso

Objetivos do curso

Capacitar profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online, especialmente com relação a marcas e consumo, através de técnicas etnográficas.

Horas de aula

16 horas

Formato

O curso possui +60 lições e atividades em diversos formatos:
  • Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
  • Artigos Exclusivos: textos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
  • Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
  • Tutoriais: guias de uso de ferramentas ou metodologias de análise.
  • Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento.

A quem se destina

  • Analistas de Monitoramento, B.I. ou Pesquisa de todos os níveis;
  • Planners e Criativos com experiência em consumo e uso de pesquisa;
  • Pesquisadores Acadêmicos; Pesquisadores e Analistas de Mercado.

A quem NÃO se destina

Profissionais sem contato ou experiência com serviços de comunicação e pesquisa digitais.

Você vai sair do curso capaz de

  • Aplicar olhar etnográfico no público e audiência de sua marca e clientes
  • Planejar estudos de público e desenvolvimento de personas
  • Planejar estudos de desenho de jornada de consumidor/público
  • Diversificar e rentabilizar melhor entregas de monitoramento e pesquisa em mídias sociais

O que você precisa para o curso

  • Computador com acesso a internet
  • Curiosidade e animação

Quanto tempo o curso ficará disponível?

O curso poderá ser acessado por 4 meses.

Módulo 01

No primeiro módulo, as lições e atividades se debruçam sobre as ideias de cultura, comunicação, comunidades presenciais e online e seus estudos. Através de aulas em vídeo, leituras orientadas e quiz, o participante compreenderá o histórico, potencialidades, limites e aplicações da etnografia na internet.


etnografia-moduloMódulo 02

O segundo módulo aprofunda o debate ao especificar as aplicações da etnografia em plataformas como blogs, Facebook, Twitter, fóruns e Instagram. O estudante aprenderá como escolher, delimitar e planejar um projeto etnográfico nas mídias sociais.



etnografia-modulo-3Módulo 03

Da coleta e estruturação dos dados à construção dos mapas descritivos, o percurso do terceiro módulo capacita o estudante a explorar os dados e dar forma às descobertas.


etnografia-modulo-4Módulo 04

O último módulo apresenta aos estudantes métodos de análise de dados e registro etnográfico.

Módulo Bônus – Scup Social

O módulo bônus oferecido pela Scup Social apresenta tutorial de uso, criação de projeto de monitoramento, coleta de grupos de consumidores, coleta de dados geolocalizados e mais.

Módulo Bônus – Stilingue

O módulo bônus oferecido pela Stilingue apresenta a ferramenta e suas funcionalidades de monitoramento de mídias sociais, com destaque para o estudo de influenciadores.

Módulo Bônus – mLabs

O módulo bônus oferecido pela mLabs apresenta técnicas de estudo de engajamento, métricas e gestão de canais nas mídias sociais.

Módulo 1

  • Introdução ao Conceito de Etnografia
  • Bem-vindos!
  • Vertentes de Estudo da Cultura
  • Feminismos
  • Histórico da Pesquisa Etnográfica
  • Quem foi Bronislaw Malinowski?
  • Ciberespaço, Cibercultura e Internet
  • Primavera Árabe e as mídias sociais
  • Limites e desigualdes na internet
  • Princípios Básicos da Etnografia
  • Etnografia no Marketing
  • Shopping e Práticas Sociais
  • Shoppings e Rolezinhos
  • Metodologia, Métodos, Técnicas e Instrumentos
  • Os 3 Es da Internet
  • Quiz – Histórico, posições e limites da Etnografia
  • Módulo 2

  • Vamos interagir?
  • Método Etnográfico
  • Tipos de Pesquisa
  • Pesquisa Qualitativa
  • Pesquisando Memes
  • Etnografia para Mídias Sociais
  • Surgimento de Comunidades
  • Netnografia para Comunicação Digital
  • Netnografia no Marketing
  • Selecionando um Projeto Etnográfico
  • Redes Sociais x Mídias Sociais
  • Tipos de Redes
  • Complexidade das Plataformas
  • Estudando Blogs com Etnografia
  • Etica na Pesquisa
  • Quiz
  • Módulo 3

  • Desenhando mapas descritivos
  • Descrição Densa: alimentação fora do lar
  • Descrição de comunidade e interações
  • Desenhando mapas descritivos
  • Introdução a coleta de dados
  • Coletando dados – Twitter
  • Coletando dados – Facebook
  • Coletando dados – Instagram
  • Coletando dados – Blogs
  • Coletando dados – YouTube
  • Técnicas de coleta de dados
  • Estruturação de dados
  • Ferramentas
  • Netvizz – 1
  • Netvizz – 2
  • Abrindo um arquivo .CSV ou .TAB (Netvizz)
  • Netlytic
  • Netlytic – criando uma busca no Twitter
  • Netlytic – criando uma busca no Instagram
  • Netlytic – análises de texto e redes
  • Seleção de dados para coleta
  • Quiz
  • Módulo 4

  • Observação de Perfis – Tabela de Referência
  • Análise de dados
  • Teoria e método na análise de um blog
  • Como analisar os dados
  • Amostragem
  • Aprofundando conceito de amostragem
  • Snowball Sampling e Exaustão de Amostra
  • Registro Etnográfico
  • Descrição Densa
  • Criando Personas
  • Pornografia Online Amadora: Como lidar?
  • Quiz
  • Exercício – Estruturando Dados
  • Banco de Estudos Etnográficos
  • Guia de Estudos
  • Os Professores possuem ampla experiência também com cursos presenciais, realizados no IBPAD e em instituições de pós-graduação. Adaptamos e expandimos o conteúdo para as versões online, permitindo que você estude de qualquer lugar – e com custo benefício melhor ainda.

    Por quanto tempo poderei acessar o curso?

    O curso poderá ser acessado por 4 meses.

    Receberei certificado?

    Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

    O certificado é reconhecido pelo MEC?

    Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

    O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

    Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

    Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

    O curso online de Etnografia para Mídias Sociais foi feito após diversas turmas presenciais. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

    Vou receber Nota Fiscal do curso?

    Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

    Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

    Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

    Quais as credenciais dos professores?

    Todos os cursos do IBPAD são desenvolvidos por professores com experiência prática e teórica e passam por curadoria final do Instituto. No curso de Etnografia em Mídias Sociais, as atividades foram desenvolvidas por: Débora Zanini – socióloga, mestranda e gerente de equipes de monitoramento de mídias sociais em agências como Ogilvy e Tagcom; Tarcízio Silva – mestre e doutorando em Comunicação, Diretor do IBPAD com experiência em outras agências como Social Figures e Coworkers. Veja mais na página do curso.

    Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

    Recomenda-se, para aproveitamento, corresponder ao menos uma das condições abaixo:

    • experiência na área de comunicação ou pesquisa em mídias sociais
    • algum conhecimento em serviços de comunicação em mídias sociais
    • ter realizado algum outro curso do portfólio do IBPAD

    Alternativamente, caso não preencha os requisitos acima, recomendamos a leitura de dois livros gratuitos para nivelamento: Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais (2012) e Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais (2016).

    Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

    • Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com a profª Débora Zanini cobrindo os principais conceitos e técnicas
    • Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados
    • Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão
    • Tutoriais: passo a passos de utilização de ferramentas de coleta e visualização de dados
    • Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento

    Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

    Não. Cada módulo é composto de 12 a 22 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo.

    Há avaliações, provas e notas?

    Os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação; responder corretamente os questionários; e um projeto final.

    Quantas horas preciso dedicar por semana?

    Recomenda-se dedicar cerca de 4 horas para cada módulo, mas o aluno pode espaçar suas atividades por todo o período de disponibilidade do curso (até 4 meses).

    Quais as formas de pagamento disponíveis?

    É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

    Há desconto para estudantes?

    Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

    Há desconto para professores?

    Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

    Preciso fazer todas as atividades na mesma semana que são lançadas?

    Não. No início do curso, os módulos são disponibilizados semanalmente mas o aluno poderá fazer todas as atividades no seu tempo, com bastante elasticidade – 4 meses a partir da data de lançamento do curso.

    O IBPAD também dá cursos presenciais?

    Sim, o IBPAD oferece periodicamente cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a flutuação de demanda.

    Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

    Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

    (61) 4042 2018 – Brasília

    (11) 3042 0218 – São Paulo

    (21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
    Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

    professoresdo curso

    • Tarcizio Silva

      Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) e doutorando (UMESP) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, FBB etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações. Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).

    • Débora Zanini

      Socióloga e mestranda pela Unicamp, trabalha na área de Pesquisa Digital desde 2011. Desenvolveu e adaptou técnicas das tradicionais formas de pesquisa das ciências sociais para dentro do universo digital. Atualmente é Data Intelligence Specialist do Departamento de Sales Intelligence da Nestlé.

    Alguns Depoimentos

    Veja o que falaram desse curso

    Cursos Relacionados

    • Promoção!
    • Análise de Redes para Mídias Sociais – Online

      6x de R$91,50 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

      Utilizada tanto por Cientistas de Dados quanto por pesquisadores qualitativos, a Análise de Redes é uma das técnicas mais sofisticadas da atualidade. Que tal aprendê-la, utilizando dados de Mídias Sociais? Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic.

      Nova turma começa em 6 de março. Inscreva-se abaixo:

      Imediato
      Promoção!
    • Netlytic – Online

      A Netlytic é uma das mais interessantes soluções para pesquisadores acadêmicos interessados em mídias sociais e uma excelente ferramenta de apoio para projetos comerciais com orçamentos menos robustos. Conheça a plataforma e aprenda a coletar dados do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, blogs, feeds e CSVs.

      Imediato

    OutrasInformações