Etnografia em Mídias Sociais – Online

Promoção!

Etnografia em Mídias Sociais – Online

Online

Sucesso em suas versões presenciais, o curso Etnografia em Mídias Sociais agora está disponível online. O curso é recomendado para profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online com a utilização de técnicas etnográficas. Estude já!

3x de R$109,67 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

R$390,00 R$329,00

Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Sobre o curso

Objetivos do curso

Capacitar profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online, especialmente com relação a marcas e consumo, através de técnicas etnográficas.

Horas de aula

16 horas

Formato

O curso possui +60 lições e atividades em diversos formatos:
  • Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
  • Artigos Exclusivos: textos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
  • Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
  • Tutoriais: guias de uso de ferramentas ou metodologias de análise.
  • Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento.

A quem se destina

  • Analistas de Monitoramento, B.I. ou Pesquisa de todos os níveis;
  • Planners e Criativos com experiência em consumo e uso de pesquisa;
  • Pesquisadores Acadêmicos; Pesquisadores e Analistas de Mercado.

A quem NÃO se destina

Profissionais sem contato ou experiência com serviços de comunicação e pesquisa digitais.

Você vai sair do curso capaz de

  • Aplicar olhar etnográfico no público e audiência de sua marca e clientes
  • Planejar estudos de público e desenvolvimento de personas
  • Planejar estudos de desenho de jornada de consumidor/público
  • Diversificar e rentabilizar melhor entregas de monitoramento e pesquisa em mídias sociais

O que você precisa para o curso

  • Computador com acesso a internet
  • Curiosidade e animação

Quanto tempo o curso ficará disponível?

O curso poderá ser acessado por 4 meses.

Módulo 01

No primeiro módulo, as lições e atividades se debruçam sobre as ideias de cultura, comunicação, comunidades presenciais e online e seus estudos. Através de aulas em vídeo, leituras orientadas e quiz, o participante compreenderá o histórico, potencialidades, limites e aplicações da etnografia na internet.


etnografia-moduloMódulo 02

O segundo módulo aprofunda o debate ao especificar as aplicações da etnografia em plataformas como blogs, Facebook, Twitter, fóruns e Instagram. O estudante aprenderá como escolher, delimitar e planejar um projeto etnográfico nas mídias sociais.



etnografia-modulo-3Módulo 03

Da coleta e estruturação dos dados à construção dos mapas descritivos, o percurso do terceiro módulo capacita o estudante a explorar os dados e dar forma às descobertas.


etnografia-modulo-4Módulo 04

O último módulo apresenta aos estudantes métodos de análise de dados e registro etnográfico.

Módulo Bônus – Scup Social

O módulo bônus oferecido pela Scup Social apresenta tutorial de uso, criação de projeto de monitoramento, coleta de grupos de consumidores, coleta de dados geolocalizados e mais.

Módulo Bônus – Stilingue

O módulo bônus oferecido pela Stilingue apresenta a ferramenta e suas funcionalidades de monitoramento de mídias sociais, com destaque para o estudo de influenciadores.

Módulo Bônus – mLabs

O módulo bônus oferecido pela mLabs apresenta técnicas de estudo de engajamento, métricas e gestão de canais nas mídias sociais.

Módulo 1

  • Bem-vindos!
  • Introdução ao Conceito de Etnografia
  • Vertentes de Estudo da Cultura
  • Feminismos
  • Histórico da Pesquisa Etnográfica
  • Quem foi Bronislaw Malinowski?
  • Ciberespaço, Cibercultura e Internet
  • Primavera Árabe e as mídias sociais
  • Limites e desigualdades na internet
  • Princípios Básicos da Etnografia
  • Etnografia no Marketing
  • Shopping e Práticas Sociais
  • Shoppings e Rolezinhos
  • Metodologia, Métodos, Técnicas e Instrumentos
  • Os 3 Es da Internet
  • Quiz 1 – Etnografia em Mídias Sociais
  • Módulo 2

  • Hora da interação
  • Método Etnográfico
  • Tipos de Pesquisa nas Ciências Sociais
  • Pesquisando Memes
  • Etnografia para Mídias Sociais
  • Comunidades Online
  • Netnografia como aporte metodológico para a comunicação
  • Netnografia e Marketing
  • Selecionando um Projeto Etnográfico
  • Redes Sociais x Mídias Sociais
  • Complexidade x Informações Pessoais
  • Tipos de Redes: limites de estudo
  • Exercício – Selecionando um Projeto Etnográfico
  • Ética na Pesquisa
  • Quiz 2 – Etnografia em Mídias Sociais
  • Módulo 3

  • Desenhando mapas descritivos
  • Descrição Densa: alimentação fora do lar
  • Descrição de comunidade e interações
  • Desenhando mapas descritivos
  • Introdução a coleta de dados
  • Coletando dados – Twitter
  • Coletando dados – Facebook
  • Coletando dados – Instagram
  • Coletando dados – Blogs
  • Coletando dados – YouTube
  • Técnicas de coleta de dados
  • Estruturação de dados
  • Ferramentas de Monitoramento
  • Netvizz – 1
  • Netvizz – 2
  • Abrindo um arquivo .CSV ou .TAB (Netvizz)
  • Netlytic
  • Netlytic – criando uma busca no Twitter
  • Netlytic – criando uma busca no Instagram
  • Netlytic – análises de texto e redes
  • Seleção de dados para coleta
  • Quiz
  • Módulo 4

  • Análise de Dados
  • Analisando um blog materno
  • Estudo de marcas no Instagram
  • Amostragem
  • Aprofundando Conceito de Amostragem
  • Snowball Sampling e Exaustão de Amostras
  • Seleção de grupos para estudo netnográfico
  • Registro Etnográfico
  • Registro Etnográfico II
  • Descrição Densa
  • Etnografia online e temas tabus
  • Observação de Perfis – Tabela de Referência
  • Criando Personas e Ilustrações
  • Quiz 4 – Etnografia em Mídias Sociais
  • Para estudar mais: 100 fontes
  • Considerações Finais
  • Conte sua opinião sobre o curso
  • Trabalho Final
  • Dê sua opinião sobre o curso
  • Scup – Módulo Bônus

    • A Scup
    • Scup Social
    • Criando o Monitoramento
    • Monitoramento com Scup Social
    • Tags, Sentimento e Regras
    • Horários Nobres
    • Monitorando Grupos de Consumidores
    • Como monitorar locais?
    • Melhorando o Monitoramento
    • Dashboard
    • Hora da Prática – Faça seu Trial

    Stilingue – Módulo Bônus

    • A Stilingue – Panorama Geral
    • Configurando o Painel de Busca – parte 1
    • Configurando o Painel de Busca – parte 2
    • Analisando Dados com a Stilingue
    • Identificando Influenciadores
    • Analisando Share of Voice
    • Análise de Correlação de Palavras

    MLabs – Módulo Bônus

    • mLabs
    • mLabs e interação com público
    • Relatório de Engajamento Facebook e Instagram
    • Relatórios mLabs
    • Aprendendo a analisar e explicar resultados online
    • Agendamento, Workflow e Calendário
    • Guia essencial para uma pequena empresa vencer nas redes sociais
    • Faça um teste + Primeiros Passos
    • Conectando suas redes sociais na mLabs

    Os Professores possuem ampla experiência também com cursos presenciais, realizados no IBPAD e em instituições de pós-graduação. Adaptamos e expandimos o conteúdo para as versões online, permitindo que você estude de qualquer lugar – e com custo benefício melhor ainda.

    Por quanto tempo poderei acessar o curso?

    O curso poderá ser acessado por 4 meses.

    Receberei certificado?

    Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

    O certificado é reconhecido pelo MEC?

    Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

    O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

    Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

    Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

    O curso online de Etnografia para Mídias Sociais foi feito após diversas turmas presenciais. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

    Uma ferramenta ou coleta de dados deixou de funcionar, e agora?

    Com o argumento de garantir a segurança e privacidade dos dados, algumas plataformas têm alterado a política de suas APIs. Entretanto, a fim de contribuir com o aprendizado do aluno, o IBPAD oferece o máximo de alternativas na construção do curso, tais como inclusão de várias ferramentas e apresentação de métodos alternativos de observação/coleta/armazenamento dos dados. É pontuado, ainda, que as mudanças ocorridas estão fora do alcance do Instituto, que não se responsabiliza por eventuais descontinuidades de oferta de dados específicos.

    Vou receber Nota Fiscal do curso?

    Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

    Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

    Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

    Quais as credenciais dos professores?

    Todos os cursos do IBPAD são desenvolvidos por professores com experiência prática e teórica e passam por curadoria final do Instituto. No curso de Etnografia em Mídias Sociais, as atividades foram desenvolvidas por: Débora Zanini – socióloga, mestranda e gerente de equipes de monitoramento de mídias sociais em agências como Ogilvy e Tagcom; Tarcízio Silva – mestre e doutorando em Comunicação, Diretor do IBPAD com experiência em outras agências como Social Figures e Coworkers. Veja mais na página do curso.

    Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

    Recomenda-se, para aproveitamento, corresponder ao menos uma das condições abaixo:

    • experiência na área de comunicação ou pesquisa em mídias sociais
    • algum conhecimento em serviços de comunicação em mídias sociais
    • ter realizado algum outro curso do portfólio do IBPAD

    Alternativamente, caso não preencha os requisitos acima, recomendamos a leitura de dois livros gratuitos para nivelamento: Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais (2012) e Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais (2016).

    Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

    • Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com a profª Débora Zanini cobrindo os principais conceitos e técnicas
    • Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados
    • Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão
    • Tutoriais: passo a passos de utilização de ferramentas de coleta e visualização de dados
    • Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento

    Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

    Não. Cada módulo é composto de 12 a 22 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo.

    Há avaliações, provas e notas?

    Os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação; responder corretamente os questionários; e um projeto final.

    Quantas horas preciso dedicar por semana?

    Recomenda-se dedicar cerca de 4 horas para cada módulo, mas o aluno pode espaçar suas atividades por todo o período de disponibilidade do curso (até 4 meses).

    Quais as formas de pagamento disponíveis?

    É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

    Há desconto para estudantes?

    Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

    Há desconto para professores?

    Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

    Preciso fazer todas as atividades na mesma semana que são lançadas?

    Não. No início do curso, os módulos são disponibilizados semanalmente mas o aluno poderá fazer todas as atividades no seu tempo, com bastante elasticidade – 4 meses a partir da data de lançamento do curso.

    O IBPAD também dá cursos presenciais?

    Sim, o IBPAD oferece periodicamente cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a flutuação de demanda.

    Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

    Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

    (61) 4042 2018 – Brasília

    (11) 3042 0218 – São Paulo

    (21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
    Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

    professoresdo curso

    • Tarcizio Silva

      Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, ESPM etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como “Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais” (Bookess, 2012), “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais” (Uva Limão, 2016) e “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” (Editora IBPAD, 2018). Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação.

    • Débora Zanini

      Socióloga e mestranda pela Unicamp, trabalha na área de Pesquisa Digital desde 2011. Desenvolveu e adaptou técnicas das tradicionais formas de pesquisa das ciências sociais para dentro do universo digital. Atualmente é Data Intelligence Specialist do Departamento de Sales Intelligence da Nestlé.

    Alguns Depoimentos

    Veja o que falaram desse curso

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