Extração de Dados em Mídias Sociais via API

Promoção!

Extração de Dados em Mídias Sociais via API

Online

O curso oferece uma introdução sobre a discussão teórica dos métodos digitais, com foco nas políticas de extração de dados de mídias sociais; e orienta os estudantes, passo a passo, sobre as lógicas e procedimentos práticos da coleta intermediária de grande volume de dados de Facebook e Twitter.

R$169,00 R$149,00

Inscrições: FECHADAS
Início: Imediato

Fora de estoque - Entre para a lista de espera e nós lhe avisaremos quando o curso estiver disponível

Descrição

Objetivos do curso

O curso oferece uma introdução sobre a discussão teórica dos métodos digitais, com foco nas políticas de extração de dados de mídias sociais; e orienta os estudantes, passo a passo, sobre as lógicas e procedimentos práticos da coleta intermediária de grande volume de dados de Facebook e Twitter.

Carga horária

  • 7 horas

Formato

O curso possui 3 módulos e atividades em diversos formatos:

  • Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
  • Artigos Exclusivos: textos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
  • Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
  • Tutoriais: guias de uso de ferramentas ou metodologias de análise.
  • Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento

A quem se destina

Profissionais, estudantes de graduação ou pós-graduação que trabalham com dados provenientes de mídias sociais em diversas áreas do conhecimento, com foco em Comunicação, Marketing, Estudos de Mídia e Ciências Sociais.

A quem não destina

 Profissionais que buscam conhecimento técnico aprofundado sobre a arquitetura informacional das mídias sociais ou sobre banco de dados e extração de dados por meio de linguagens de programação.

Você vai sair do curso capaz de

    • Compreender a política de cessão de dados;
    • Ler e operar documentações;
    • Construir requisições de dados;
    • Elaborar e executar projetos de extração de dados;
    • Operar o Facepager – software que se conecta a interfaces de coleta;
    • Coletar dados pela Facebook Graph API;
    • Coletar dados pela Twitter Search API;
    • Tratar e organizar planilhas para importação no Gephi e em soluções de BI.

O que você precisa para o curso

  • Computador e acesso à internet;
  • Conta de usuário no Facebook e no Twitter.

Módulo 01

  • Bem-Vindo e Panorama
  • Métodos Digitais
  • SaS, ferramentas acadêmicas ou APIs?
  • O que são as APIs – conceitos básicos
  • Sistema dinâmico -versionamentos e log de mudança
  • Affordances – Tipos de objetos e de queries do Facebook
  • Minha primeira query de extração pela Graph API
  • Técnicas de coleta Scraping x API

 

Módulo 02

  • Introdução Facepager – conhecendo a ferramenta
  • Facepager – conhecendo a ferramenta
  • A abordagem de níveis hierárquicos
  • Operando Facepager – comandos básicos
  • Operando Facepager – extração de postagens
  • Conhecendo seu público – curtidas, comentários e compartilhamentos
  • Tratamento de dados
  • Mapeando redes temáticas
  • Tratamento de dados relacionais
  • Importando no Gephi
  • Criando aplicativo para estender token
  • Mapeando a facebookesfera política
  • Quizz

 

Módulo 03

  • As APIs do Twitter – o que são, como acessar?
  • Criando um aplicativo no Twitter
  • Análise da cessão de dados do Twitter
  • Streaming API
  • Explorando a Search API- técnicas max e since ID
  • Criando redes no Excel
  • Debate eleitoral no twitter
  • Quizz
  • Projeto Final
  • Dê sua opinião sobre o Curso

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O curso poderá ser acessado por 4 meses.

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento;
Exercícios: produção de materiais como briefings, planejamento ou relatórios, com instruções e exemplos.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia ou semana?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais as formas de pagamento?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há descontos para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há descontos para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Marcelo Alves

    Marcelo Alves é pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia, sócio-diretor da startup Vértice Inteligência e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Estuda comunicação política nas mídias sociais a partir de métodos digitais e análise de redes. Entre seus interesses de pesquisa estão: ecossistema da comunicação política, disseminação de informação, hibridismo organizacional, polarização, eleições e plataformização da web.

Cursos Relacionados

  • Análise de Redes para Mídias Sociais – Online

    6x de R$91,50 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Utilizada tanto por Cientistas de Dados quanto por pesquisadores qualitativos, a Análise de Redes é uma das técnicas mais sofisticadas da atualidade. Que tal aprendê-la, utilizando dados de Mídias Sociais? Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic.

    Imediato
    Promoção!
  • Promoção!
  • Netlytic – Online

    A Netlytic é uma das mais interessantes soluções para pesquisadores acadêmicos interessados em mídias sociais e uma excelente ferramenta de apoio para projetos comerciais com orçamentos menos robustos. Conheça a plataforma e aprenda a coletar dados do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, blogs, feeds e CSVs.

    Imediato
  • IramuteQ – Curso Online

    3x de R$96,67 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Leia milhares de textos em segundos. Encontre padrões. Utilize técnicas avançadas de text mining. Tudo isso utilizando o Iramuteq, um software gratuito.

    Quando: Em Breve. Deixe seu email na lista de espera para receber cupom especial no lançamento!

    Imediato

OutrasInformações