Descrição
Objetivos do curso
Carga horária
- 8 horas
A quem se destina
Pesquisadores e profissionais que buscam avançar seus conhecimentos em análise de dados textuais.
Você vai sair do curso capaz de
- Os principais conceitos teóricos sobre análise textual
- Como introduzir dados de maneira correta no iramuteq
- Como executar as principais análises
- Como construir análises como estas -> http://www.ibpad.com.br/blog/
analise-de-dados/o-que-os-depu tados-federais-disseram/
Diferenciais
- Software gratuito
- Sem necessidade de programação
- Poderoso para grandes quantidades de dados textuais
O que você precisa para o curso
- Notebook com Microsoft Excel, R e Iramuteq instalados (inclui tutorial de instalação)
Módulo 01
- Apresentação: O que é o IRamuteQ
- Bardin: Análise de conteúdo e abordagens
- Análise de conteúdo: Exemplo de aplicação da técnica para análise de conteúdo
- Tipos de análise no IramuteQ
- Instalando o IramuteQ
- Imputando dados
- Quiz
Módulo 02
- Possibilidades de análise textual em comunicação e publicidade
- Cores da diversidade: uma análise da campanha Skolors no Facebook
- Quiz
- Estudo de caso: boicote Dove
- Aplicando a análise de similitude
- Interpretação dos dados analisados
Módulo 03
- Possibilidades de análise textual em artes, cultura e humanidades
- A relevância dos elementos narrativos nas resenhas de The Lasf of Us
- Quiz
- Dendogramas: identificando classes de vocabulário em reviews de filmes (Blade Runner)
- Conclusões sobre a análise
Módulo 04
- Possibilidades de análise textual em política e governo
- Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014
- Cobertura da imprensa a programas de governo
- Interpretando os dados analisados
- Quiz
- CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dicas e aprendizados
Como sei que minha inscrição foi confirmada?
Caso tenha optado por pagamento via PagSeguro, após a confirmação da compra, em até 2 (dois) dias úteis, você receberá um e-mail de nossa equipe com a confirmação de sua inscrição.
Se seu pagamento foi por transferência, pedimos que envie o comprovante para o contato@ibpad.com.br e, assim que o pagamento for reconhecido por nossa equipe financeira, lhe enviamos a confirmação.
Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?
Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:
(61) 4042 2018 – Brasília
(11) 3042 0218 – São Paulo
(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br
Receberei certificado?
Sim, você receberá certificado de curso de extensão, com a carga horária específica delimitada na página do curso. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco pelo contato@ibpad.com.br.
Para a certificação, há avaliações, provas e notas?
Os cursos são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. Certificados serão concedidos a alunos com presença superior a 75% das aulas.
O certificado é reconhecido pelo MEC?
Nossos cursos presenciais são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.
O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?
Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.
Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?
Os cursos online do IBPAD foram desenvolvidos após dezenas de turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.
Vou receber Nota Fiscal do curso?
Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.
O pagamento de minha inscrição será feita por minha empresa/instituição. Como devo proceder?
Para a cobrança e emissão de Notas Fiscais em nome de empresas ou instituições, é só entrar em contato conosco e nossa equipe lhe ajudará.
Quais as formas de pagamento disponíveis?
É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.