Linguística de Corpus para Comunicadores e Pesquisadores de Mercado

Promoção!

Linguística de Corpus para Comunicadores e Pesquisadores de Mercado

Online

Conceitos essenciais e as ferramentas da Linguística de Corpus em uma perspectiva para comunicadores. O objetivo do curso é capacitar os alunos a conhecer os corpora online e ferramentas gratuitas na web e a construir seus próprios corpora. Além disso, o aluno será capacitado a trabalhar nos corpora com os itens linguísticos fundamentais ao trabalho de comunicadores e pesquisadores de mercado, tais como: construção de corpora específicos, lematização, análise de colocações, entre outros.

R$149,00 R$129,00

Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Objetivo do Curso

O curso possibilita aos alunos conhecer os conceitos essenciais e as ferramentas da Linguística de Corpus em uma perspectiva para comunicadores. Assim, o objetivo do curso é capacitar os alunos a conhecer os corpora online e ferramentas gratuitas na web e a construir seus próprios corpora. Além disso, o aluno será capacitado a trabalhar nos corpora com os itens linguísticos fundamentais ao trabalho de comunicadores e pesquisadores de mercado, tais como: construção de corpora específicos, lematização, análise de colocações, entre outros.

 

Carga horária

8 horas

A quem se destina

  • Comunicadores e pesquisadores de mercado que necessitam de ferramentas de análise para o estudo de publicações espontâneas em mídias sociais;

A quem não se destina

Você vai sair do curso capaz de:

  • Conhecer os conceitos básicos e ferramentas da Linguística de Corpus aplicados à área de comunicação;
  • Construir seus próprios corpora (conjuntos de corpus) na sua área especifica;
  • Analisar itens linguísticos em corpora específicos à luz das ferramentas de Linguística de Corpus;

O que você precisa para o curso

  • Acesso a Internet de banda larga
  • Notebook com o pacote Office ou similar

Módulo 01

  • Bem-vindos
  • Linguística Aplicada e a Sociedade da Pós-Modernidade
  • O que é Linguística de Corpus e qual a sua aplicabilidade?
  • Conceitos básicos em LC para comunicadores
  • “A Linguística de Corpus e a frequência das palavras”
  • Uma exploração de um corpus em busca dos conceitos tratados
  • Aplicação da Linguística de Corpus- Tony Berber Sardinha
  • Avaliação sobre a aprendizagem dos conceitos básicos

 

Módulo 02

  • As ferramentas de corpora utilizadas no curso
  • Webcorp
  • Webcorp
  • Voyant Tools
  • Webcorp
  • Funções e ferramentas do Voyant Tools
  • Um exemplo de trabalho com o Webcorp na tradução.
  • TCSE- TEDCorpus
  • Um tour pelo CorpusCOCA e o BYU – Primeira parte
  • Um tour pelo CorpusCOCA e o BYU – Segunda parte
  • Tutorial COCA e BYU
  • Avaliação sobre as possibilidades das ferramentas

 

Módulo 03

  • Instalando o AntConc
  • Uma demonstração das funcionalidades do AntConc
  • Exemplos de uso do AntConc na análise de corpora
  • Um exemplo de etiquetador- (tagger)com o UCREL Corpus -http://ucrel.lancs.ac.uk/claws/trial.html
  • Google N-Viewer
  • Um exemplo do Google Trends na percepção das estratégias de persuasão de marketing
  • Analisando termos nas ferramentas apresentadas
  • Avaliação baseada em exemplos sobre as possibilidades de uso das ferramentas

 

Módulo 04

  • Analisando um script de filme com o Antconc
  • Construindo o seu próprio corpus no Antconc
  • Guia para a construção do corpus
  • Construindo o seu próprio corpus no Sketchengine
  • Criação de um corpus e extração dos conceitos de LC relevantes para comunicadores
  • Um exemplo de trabalho com o Sketchengine para a construção de um dicionário diferente
  • Avaliação baseada em uma análise de um corpus e dos conceitos de LC relacionados a ele
  • Dicas de corpora e de ferramentas gratuitas semi-gratuitas (permitem a versão demo)

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O curso poderá ser acessado por 4 meses.

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

O curso online de Monitoramento e Inteligência em Mídias Sociais foi feito após diversas turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Além disto, o professor e curador do curso oferece formação na área desde 2010. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento;
Exercícios: produção de materiais como briefings, planejamento ou relatórios, com instruções e exemplos.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia ou semana?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais as formas de pagamento?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há descontos para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há descontos para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Marianne Rampaso

    Marianne Rampaso possui mestrado na área de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, seguindo a linha de pesquisa da Linguística de Corpus. É professora e pesquisadora de ensino presencial e à distância de inglês geral para adultos e de inglês para propósitos específicos há mais de dez anos.

Cursos Relacionados

  • Conteúdo para Mídias Sociais

    3x de R$96,67 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Abordar caminhos para o desenvolvimento de conteúdo em redes sociais e contribuir para o senso crítico na produção de textos, imagens e vídeos. O aluno estará capacitado para orientar e produzir a produção de conteúdo partir de estruturas e conceitos, e poderá contribuir para resultados mais eficientes e focados aos objetivos dos clientes e públicos.

    Imediato
  • Netlytic – Online

    A Netlytic é uma das mais interessantes soluções para pesquisadores acadêmicos interessados em mídias sociais e uma excelente ferramenta de apoio para projetos comerciais com orçamentos menos robustos. Conheça a plataforma e aprenda a coletar dados do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, blogs, feeds e CSVs.

    Imediato
  • Promoção!

OutrasInformações