Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais – Online

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Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais – Online

Online

Aprenda a  coletar, analisar, interpretar, visualizar e monetizar dados provenientes de plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Blogs e notícias. Comece a estudar agora:

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Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Objetivos do curso

O curso de Monitoramento de Mídias Sociais capacita estudantes e profissionais de comunicação nas etapas de planejamento, análise e produção de relatórios de monitoramento de mídias sociais.

Formato

O curso possui +160 lições e atividades em diversos formatos:
  • Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
  • Artigos Exclusivos: textos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
  • Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
  • Tutoriais: guias de uso de ferramentas ou metodologias de análise.
  • Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento.

Carga horária

  • 24 horas

 A quem se destina

Estudantes e profissionais de Comunicação, Publicidade, Jornalismo e áreas correlatas de todos os níveis.

A quem NÃO se destina

Profissionais sem nenhuma experiência prática ou teórica em serviços ou disciplinas de comunicação digital e mídias sociais.

Você vai sair do curso capaz de

  • Planejar o monitoramento de keywords, canais, pessoas, locais e blogs em mídias sociais;
  • Sistematizar o passo a passo de um projeto de monitoramento de mídias sociais
  • Desenvolver propostas de serviços de monitoramento de mídias sociais para inteligência de mercado

O que você precisa para o curso

  • Computador e acesso a internet
  • Curiosidade e animação

Neste módulo, apresentamos: o que são as mídias sociais; seus principais conceitos e elementos; o que é o monitoramento de mídias sociais; criação de keywords; briefing para diferentes entregas e negócios. Ao final do módulo, o aluno será capaz de criar queries de busca e fazer briefings de projetos de monitoramento.

LISTA DE AULAS

  • Da Pesquisa ao Monitoramento
  • Liberação do Pólo Emissor
  • Mídias Sociais: definição e dados
  • Perfis, conexões, conteúdos
  • Mercados são Conversações
  • O Mercado de Monitoramento
  • Monitoramento ou Métricas
  • Briefing, Objetivos e Demanda de Informação
  • Objetivos da Comunicação
  • Exemplos de relatórios com diferentes objetivos
  • Monitoramento de Imagem nas Organizações
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 1
  • Criando Keywords de Busca
  • Operadores de Busca no Twitter
  • TAGS
  • A importância da busca/análise exploratória
  • Monitoramento e Relacionamento
  • Quiz Módulo 1
  • Faça ou Refaça um Briefing

No segundo módulo avançaremos nos tipos de buscas e coleta; uso da ferramenta Netylic; como escolher ferramentas; como funciona a análise de sentimento e vantagens de análise manual ou automatizada. Ao final do módulo, o aluno será capaz de criar um documento de critérios para análise de sentimento.

LISTA DE AULAS

  • Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • Netlytic
  • Netlytic – cadastro e busca no Twitter
  • Netlytic – busca no Twitter (2)
  • Netlytic – busca de hashtag no Instagram
  • Netlytic – análise de texto
  • Abrindo arquivos .CSV ou .TAB
  • Leitura orientada – exemplo de artigo com Netlytic
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 2
  • Netlytic – busca geolocalizada no Instagram
  • Geolocalização – aeroporto
  • Netlytic – análise de rede
  • Netlytic – relatório
  • Reconhecimento de Imagem
  • Desafios do Reconhecimento de Imagem
  • Análise de Sentimento
  • Case de Análise de Sentimento
  • Relatórios #Fail
  • Análise Automatizada e Análise Manual = mesmos resultados?
  • Leitura Orientada – Análise de Sentimento
  • YouTube – Geo Search Tool
  • Exercício – Critérios de Sentimento
  • Hora da Interação

O terceiro módulo avança na geração de inteligência: como pensar tags, categorias e temas de forma inteligente com quatro táticas diferentes; como construir regras para classificação e alertas; e tipos de análise. No final do módulo, o participante será capaz de produzir sua própria árvore de tags.

LISTA DE AULAS

  • Netvizz 1
  • Netvizz 2
  • Netvizz – estudo de cultura
  • Tipos de Ferramentas
  • Escolhendo Ferramentas – parte 1
  • Escolhendo Ferramentas – parte 2
  • Checklist de Ferramentas
  • Classificação: Táticas e Tags – parte 1
  • Decomposição
  • Demanda
  • Classificação e SMC
  • Classificação: Táticas e Tags – parte 2
  • Descoberta
  • Implementação
  • Exercício – Google Scholar
  • Exemplo de Relatório – Emoções
  • Regras
  • Case – Uso de Regras
  • Analisando – dos dados ao conhecimento
  • Pirâmide DIKW
  • Espontaneidade no monitoramento de mídias sociais
  • Análise da Informação
  • Quiz – Módulo 3
  • Exercício – Árvore de Tags

Módulo Bônus – Scup. Aprenda a usar a ferramenta Scup Social para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais. Lançamento: 23/10.

Módulo Bônus – Stilingue. Aprenda a usar a ferramenta Stilingue para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.

Módulo Bônus – mLabs. Aprenda a usar a ferramenta mLabs para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.

No quarto módulo, o curso apresenta tipologia de relatórios, infográficos e tipos de entregas; material sobre estudo de conteúdo; segunda tela; clipagem; e relatórios diários.

LISTA DE AULAS

  • Tipos de Análise – parte 1
  • Reatividade nas Mídias Sociais
  • Tipos de Análise – parte 2
  • Estudando Audiências
  • Medindo o Sentimento da Sociedade
  • Análise Política e Eleitoral com Netvizz
  • Correlação de palavras para analisar conversas
  • Usando nuvem de palavras para analisar conteúdo
  • Usando a Voyant Tools com Monitoramento
  • Tipos de Entregas e Relatórios – parte 1
  • Relatórios x Infográficos
  • Exemplos de infográficos
  • Tipos de Entregas e Relatórios – parte 2
  • Relatórios e alertas diários
  • Exemplos de relatórios – datas comemorativas
  • Monitoramento de Agências
  • Clipping no Monitoramento
  • Quiz – Módulo 4
  • Vamos interagir?

O módulo bônus de Monitoramento Eleitoral, com professores Cientistas Políticos, trará técnicas, ferramentas e conceitos específicos para o profissional interessado em acompanhar, monitorar e gerar informações estratégicas e rápidas nas eleições. Lançamento: 27 de fevereiro

O quinto módulo traz orientações sobre construção de relatórios de benchmarking; crises e retaliação do consumidor; otimização de conteúdo e eventos. Ao final, exercício de mapeamento de eventos.

LISTA DE AULAS

  • Relatório de Benchmarking
  • Exemplo – relatório de benchmarking
  • Brand Dominance
  • Monitoramento para otimização de conteúdo
  • Análise de monitoramento por horário
  • Tomada de decisão
  • Relatório de Evento
  • Exemplo de relatório – eventos
  • Campanhas Eleitorais
  • Relatório de Crise
  • Retaliação do Consumidor
  • Gerenciamento de Reputação
  • Gestão de Crise
  • Gerenciamento de Processos
  • Gestão de Conhecimento
  • Quiz – Módulo 5
  • Exercício – Mapeamento de Eventos

O último módulo traz conteúdo sobre SAC; uso de monitoramento para métricas e performance; influenciadores; estruturação de equipe; e crise. Por fim, o participante receberá orientações para a produção do trabalho final.

  • Monitoramento para SAC – parte 1
  • Monitoramento para SAC – parte 2
  • SAC e Social CRM
  • Case SAC
  • Monitoramento para Métricas – parte 1
  • Níveis de Engajamento
  • Monitoramento para Métricas – parte 2
  • SMM Standards
  • Escolhendo Métricas
  • Escolhendo gráficos e visualizações
  • Monitoramendo consciência de marca
  • Brand Awareness
  • Medindo Exposição de mídia
  • Influenciadores – tipologias
  • Maturidade
  • Estruturando Equipe – parte 1
  • Estruturando Equipe – parte 2
  • Hora da Interação
  • Quiz – Módulo 6
  • Trabalho Final
  • Bibliografia
  • 100 Fontes de Monitoramento
  • Feedback Curso

Os Professores possuem ampla experiência também com cursos presenciais, realizados no IBPAD e em instituições de pós-graduação. Adaptamos e expandimos o conteúdo para as versões online, permitindo que você estude de qualquer lugar – e com custo benefício melhor ainda.

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O curso poderá ser acessado por 4 meses.

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

O curso online de Monitoramento e Inteligência em Mídias Sociais foi feito após diversas turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Além disto, o professor e curador do curso oferece formação na área desde 2010. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

  • Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
  • Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
  • Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
  • Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
  • Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento;
  • Exercícios: produção de materiais como briefings, planejamento ou relatórios, com instruções e exemplos.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia ou semana?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais as formas de pagamento?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há descontos para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, clique aqui e preencha o formulário com seus dados e projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há descontos para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros).  Antes de efetuar a compra, clique aqui e preencha o formulário informando em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Wesley Muniz

    Gerente de Business Intelligence no Bradesco. Publicitário atuando na área de digital há 7 anos, já tendo passado por grandes agências como We Are Social, Cubocc e ID/TBWA.

  • Max Stabile

    Diretor-executivo do IBPAD, doutorando em ciência política (UnB). Prêmio Marcus Figueiredo de Jovens Pesquisadores em Opinião Pública (Wapor Latinoamérica). Experiências com pesquisas no setor privado (Caixa, CNI, ANP), setor público (Ministérios da Defesa, Turismo, Saúde, Esporte e Prefeituras Rio de Janeiro e Niterói) e em campanhas políticas.

  • Jaqueline Buckstegge

    Pesquisadora do IBPAD, com foco em inteligência em mídias sociais e digital analytics. Tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestre em Ciência Política (PPGCP/UFPR), com ênfase em psicologia política e comportamento eleitoral.

  • Tarcizio Silva

    Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) e doutorando (UMESP) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, FBB etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações. Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).

  • Pedro Meirelles

    Analista de Pequisa Jr. no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu pesquisa sobre identidade nordestina nos sites de redes sociais. Já trabalhou na E.life, onde atendeu o portfólio da The Coca-Cola Company, atuando diretamente com o time de monitoramento, social CRM e SAC

  • Marcelo Alves

    Marcelo Alves é pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia, sócio-diretor da startup Vértice Inteligência e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Estuda comunicação política nas mídias sociais a partir de métodos digitais e análise de redes. Entre seus interesses de pesquisa estão: ecossistema da comunicação política, disseminação de informação, hibridismo organizacional, polarização, eleições e plataformização da web.

Alguns Depoimentos

Veja o que falaram desse curso

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