Descrição
1. Objetivo
O objetivo desse curso é apresentar os fundamentos básicos sobre como funcionam pesquisas de opinião para ajudar os interessados para produzir pesquisas ou consumir dados de pesquisas para construção de estratégias políticas.
2. Carga Horária
8 horas aula
*As aulas são gravações de 4 encontros online que ocorreram ao vivo
3. A quem se destina
Profissionais que irão trabalhar nas campanhas eleitorais de 2020.
Profissionais que fazem uso de pesquisas de opinião como insumo analítico (jornalistas, profissionais de comunicação, analistas políticos, mercado financeiro).
4. A quem não se destina
Profissionais que já trabalham em institutos de pesquisa
5. Você vai sair do curso capaz de
Produzir pesquisas eleitorais e analisar os resultados de uma pesquisa para além dos números
6. O que você precisa para o curso
Gostar de números e de política
De início, o curso irá discutir os princípios que norteiam a elaboração de uma pesquisa de opinião. Nesse momento, o curso abordará alguns princípios estatísticos fundamentais para a compreensão das pesquisas eleitorais. Em seguida, serão apresentados os quatro principais tipos de pesquisas de opinião (pesquisas quantitativas, pesquisas experimentais, grupos focais, entrevistas em profundidade) e suas vantagens e desvantagens. Em um terceiro momento, o curso irá focar na apresentação de diferentes tipos de metodologias de pesquisa (face-a-face-, telefônica, online) e suas influências na mensuração do resultado eleitoral. Por fim, serão apresentadas técnicas de construção de questionários e formulação de perguntas e escalas.
Aula 01
- Apresentação da Disciplina
- O que é opinião pública?
- Tipos de pesquisas
- Amostras e Erros Amostrais
Aula 02
- Metodologias de pesquisas de opinião
Aula 03
- Elaboração de questionários
- Erros não amostrais em pesquisas de opinião
Aula 04
- Pesquisas experimentais
Aula 05
- Relatórios de pesquisa
- Legislação eleitoral de pesquisas
Módulo 1
– Aula 1 completa + resumo
– Introdução do curso
– O que é opinião pública?
– Mensuração e amostras
– Erros amostrais I
– Amostras: erros e soluções
– Construindo amostras I
– Construindo amostras II
– Respondendo perguntas da turma
Leitura Dirigida 01 – Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas;
Módulo 2
– Aula 2 completa + resumo
– Introdução – Metodologia de Pesquisa
– A Metodologia interfere no resultado?
– Analisando Questionários
– Diferenças entre Metodologias
– Pesquisas Telefônicas?
– Pesquisas por URA
– Pesquisas Online
Leitura Dirigida 02 – A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa;
Módulo 3
– Aula 3 completa + resumo
– Processo de Criação dos Questionários
– Sequência dos Conteúdos nas Pesquisas
– Sequência dos Conteúdos nas Pesquisas II
– Dicas para a construção das perguntas
– Ordem das Perguntas
– Respondendo Perguntas da Turma
Leitura Dirigida 03 – O Uso das Pesquisas de Opinião Pública na Democracia; Moderna
Módulo 4
– Aula 4 completa + resumo
– Pesquisas experimentais vs observacionais
– Dicas – Como defender a candidatura?
– Dicas – Como comunicar?
– Case – Como lançar um lema
– Escolha de porta-voz
– Respondendo Perguntas da Turma
Leitura Dirigida 04 – Surveys pré-eleitorais nas eleições;
Módulo 5
– Aula 5 completa + resumo
– Registros de Pesquisa no TSE
– Registros de Pesquisa no TSE II
– Registros da empresa no TSE
– Divulgação de Relatórios de Pesquisa
– Formatos de Relatório
– Respondendo Perguntas da Turma
Leitura Dirigida 05 – Elaboração e Análise de Questionários
Módulo 6
– Aula 6 completa + resumo
– Pensando como um Analista de Inteligência Eleitoral
– Dados de Pesquisas de Opinião
– Dados de Pesquisas de Opinião II
– Dados Técnicos, Sociais e Eleitorais
– Dados de Redes Sociais
– Dados dos Apoiadores
– Revisão do conteúdo / Monitoria
* Ementa sujeita a eventuais ajustes sem prejuízo em termos de carga horária e aprendizado
Almeida, A. C. (2009). Erros nas pesquisas eleitorais e de opinião. Editora Record.
Bishop, G. F. (2004). The illusion of public opinion: Fact and artifact in American public opinion polls. Rowman & Littlefield Publishers.
Backes, D. S., Colomé, J. S., Erdmann, R. H., & Lunardi, V. L. (2011). Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde, 35(4), 438-442.
Dias, C. A. (2000). Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, 10(2).
Druckman, J. N., Green, D. P., Kuklinski, J. H., & Lupia, A. (Eds.). (2011). Cambridge handbook of experimental political science. Cambridge University Press.
Gramacho, W. G. (2015). Surveys pré-eleitorais nas eleições brasileiras de 2014: erros, acertos e polêmicas.
Henn, M. (2019). Opinion polls and volatile electorates: Problems and issues in polling European societies. Routledge.
Kellstedt, P. M., & Whitten, G. D. (2015). Fundamentos da pesquisa em Ciência Política. Editora Blucher.
LIMA, Alexandre. Pesquisas de Opinião Pública: Teoria, Prática e Estudos de Caso. Editora Novatec, 2017
Manzato, A. J., & Santos, A. B. (2012). A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–Universidade de Santa Catarina. Santa Catarina.
Miguel, L. F., & Mota, F. F. (2011). Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral.
Nogueira, R. (2002). Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 59-68.
Ressel, L. B., Beck, C. L. C., Gualda, D. M. R., Hoffmann, I. C., Silva, R. M. D., & Sehnem, G. D. (2008). O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto-Enfermagem, 17(4), 779-786.
Turgeon, M. (2009). O uso das pesquisas de opinião pública na democracia moderna. Em Debate: Periódico de Opinião Pública e Conjuntura Política: ano 1, n. 3 (nov. 2009).
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Para a certificação, há avaliações, provas e notas?
Os cursos são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. Certificados serão concedidos a alunos com presença superior a 75% das aulas.
O certificado é reconhecido pelo MEC?
Nossos cursos presenciais são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.
O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?
Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.
Já fiz curso em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?
Os cursos presenciais do IBPAD são constantemente ajustados após feedbacks, repensando exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Ainda, nossos professores são escolhidos enquanto referências no mercado de trabalho em suas respectivas áreas.
Vou receber Nota Fiscal do curso?
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O pagamento de minha inscrição será feita por minha empresa/instituição. Como devo proceder?
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