Pesquisas de Opinião para Campanhas Eleitorais – Online

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Pesquisas de Opinião para Campanhas Eleitorais – Online

Online

Pesquisas de opinião pública são as mais relevantes ferramentas para se compreender o jogo eleitoral. Para formuladores de estratégias, as pesquisas de opinião trazem dados relevantes para aumentar assertividade das decisões durante uma campanha Para analistas, as pesquisas de opinião são insumos fundamentais para entender melhor o cenário eleitoral. Para ambos, dados obtidos em pesquisas de opinião dão validade científica e empírica para  determinadas  escolhas.

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Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

 

1.     Objetivo

O objetivo desse curso é apresentar os fundamentos básicos sobre como funcionam pesquisas de opinião para ajudar os interessados para produzir pesquisas ou consumir dados de pesquisas para construção de estratégias políticas.

2.     Carga Horária

8 horas aula (4 encontros de duas horas)

3.     A quem se destina

Profissionais que irão trabalhar nas campanhas eleitorais de 2020.

Profissionais que fazem uso de pesquisas de opinião como insumo analítico (jornalistas, profissionais de comunicação, analistas políticos, mercado financeiro).

4.     A quem não se destina

Profissionais que já trabalham em institutos de pesquisa

5.     Você vai sair do curso capaz de

Produzir pesquisas eleitorais e analisar os resultados de uma pesquisa para além dos números

6.     O que você precisa para o curso

Gostar de números e de política

De início, o curso irá discutir os princípios que norteiam a elaboração de uma pesquisa de opinião. Nesse momento, o curso abordará alguns princípios estatísticos fundamentais para a compreensão das pesquisas eleitorais. Em seguida, serão apresentados os quatro principais tipos de pesquisas de opinião (pesquisas quantitativas, pesquisas experimentais, grupos focais, entrevistas em profundidade) e suas vantagens e desvantagens. Em um terceiro momento, o curso irá focar na apresentação de diferentes tipos de metodologias de pesquisa (face-a-face-, telefônica, online) e suas influências na mensuração do resultado eleitoral. Por fim, serão apresentadas técnicas de construção de questionários e formulação de perguntas e escalas.

Aula 01

  • Apresentação da Disciplina
  • O que é opinião pública?
  • Tipos de pesquisas
  • Amostras e Erros Amostrais

Aula 02

  • Metodologias de pesquisas de opinião

Aula 03

  • Elaboração de questionários
  • Erros não amostrais em pesquisas de opinião

Aula 04

  • Pesquisas experimentais

Aula 05

  • Relatórios de pesquisa
  • Legislação eleitoral de pesquisas

Aula 01 – 2h ao vivo – Sobre o curso e principais referências

– Mas o que é opinião pública?
– Formação da opinião: Racional ou Emocional?
– Pesquisa quantitativa ou qualitativa?
– Quando grupos focais são importantes?

Leitura Dirigida 01 – Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas;

Aula 02 – 2h ao vivo

– Pesquisas são confiáveis?
– Principais erros em pesquisas eleitorais
– Margem de erro e intervalo de confiança
– O que são as amostras?
– O que faz uma pesquisa ser ruim? (Erros não amostrais)
– Qual o melhor tipo de pesquisa: Face-a-face, telefônicas, online ou URA?
– A metodologia interfere no resultado?
– Vantagens e desvantagens

Leitura Dirigida 02 – A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa;

Aula 03 – 2h ao vivo

– Como elaborar boas perguntas
– Perguntas “obrigatórias” em pesquisas eleitorais
– Erros em questionários: perguntas enviesadas
– Erros em questionários: ordem das perguntas
– Erros em questionários: problema de medida
– Melhores referências de questionários brasileiros

Leitura Dirigida 03 – Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real;

Aula 04 – 2h ao vivo

– Correlação não é causalidade
– Pesquisas experimentais vs observacionais
– Uso da economia comportamental em campanhas eleitorais
– Como escolher o melhor tom para o candidato?
– Como escolher o melhor argumento?
– Como escolher a melhor “vacina” contra um ataque?

Leitura Dirigida 05 – O uso das pesquisas de opinião pública na democracia moderna;

Aula 05 – 2h ao vivo

– Como bons relatórios de pesquisas são feitos
– Relatórios ou dashboards dinâmicos?
– Registro no TSE e legislação eleitoral de pesquisas

Leitura Dirigida 06 – Surveys pré-eleitorais nas eleições de 2014: erros, acertos e polêmicas,

Aula 6 – 2h ao vivo

– Como ler os relatórios e consumir as pesquisas disponíveis
– Como criar estratégias com Pesquisas Eleitorais

* Ementa sujeita a eventuais ajustes sem prejuízo em termos de carga horária e aprendizado

Almeida, A. C. (2009). Erros nas pesquisas eleitorais e de opinião. Editora Record.

Bishop, G. F. (2004). The illusion of public opinion: Fact and artifact in American public opinion polls. Rowman & Littlefield Publishers.

Backes, D. S., Colomé, J. S., Erdmann, R. H., & Lunardi, V. L. (2011). Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde35(4), 438-442.

Dias, C. A. (2000). Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade10(2).

Druckman, J. N., Green, D. P., Kuklinski, J. H., & Lupia, A. (Eds.). (2011). Cambridge handbook of experimental political science. Cambridge University Press.

Gramacho, W. G. (2015). Surveys pré-eleitorais nas eleições brasileiras de 2014: erros, acertos e polêmicas.

Henn, M. (2019). Opinion polls and volatile electorates: Problems and issues in polling European societies. Routledge.

Kellstedt, P. M., & Whitten, G. D. (2015). Fundamentos da pesquisa em Ciência Política. Editora Blucher.

LIMA, Alexandre. Pesquisas de Opinião Pública: Teoria, Prática e Estudos de Caso. Editora Novatec, 2017

Manzato, A. J., & Santos, A. B. (2012). A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–Universidade de Santa Catarina. Santa Catarina.

Miguel, L. F., & Mota, F. F. (2011). Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral.

Nogueira, R. (2002). Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 59-68.

Ressel, L. B., Beck, C. L. C., Gualda, D. M. R., Hoffmann, I. C., Silva, R. M. D., & Sehnem, G. D. (2008). O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto-Enfermagem17(4), 779-786.

Turgeon, M. (2009). O uso das pesquisas de opinião pública na democracia moderna. Em Debate: Periódico de Opinião Pública e Conjuntura Política: ano 1, n. 3 (nov. 2009).

Como sei que minha inscrição foi confirmada?

Caso tenha optado por pagamento via PagSeguro, após a confirmação da compra, em até 2 (dois) dias úteis, você receberá um e-mail de nossa equipe com a confirmação de sua inscrição.

Se seu pagamento foi por transferência, pedimos que envie o comprovante para o contato@ibpad.com.br e, assim que o pagamento for reconhecido por nossa equipe financeira, lhe enviamos a confirmação.

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de curso de extensão, com a carga horária específica delimitada na página do curso. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco pelo contato@ibpad.com.br.

Para a certificação, há avaliações, provas e notas?

Os cursos são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. Certificados serão concedidos a alunos com presença superior a 75% das aulas.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos presenciais são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Os cursos presenciais do IBPAD são constantemente ajustados após feedbacks, repensando exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Ainda, nossos professores são escolhidos enquanto referências no mercado de trabalho em suas respectivas áreas.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

O pagamento de minha inscrição será feita por minha empresa/instituição. Como devo proceder?

Para a cobrança e emissão de Notas Fiscais em nome de empresas ou instituições, é só entrar em contato conosco e nossa equipe lhe ajudará.

Quais as formas de pagamento disponíveis?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília
(11) 3042 0218 – São Paulo
(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro

Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • André Jácomo

    Graduado e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Negócios do IBPAD. Por quatro anos, foi Gerente de Pesquisas do Instituto FSB Pesquisa, responsável pelo atendimento e desenvolvimento de projetos sobre diversos temas. Foi Assessor de Pesquisas de Pesquisas de Opinião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) e trabalhou com Relações Governamentais no setor público e privado.

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