Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online

Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online

Online

O curso apresentará noções técnicas de produção de mapas e rotas em sistemas de informações geográficas (GIS), conceitos teóricos da Cartografia enquanto método científico, além de metodologias de análise de informações de participação pública em GIS via GoogleMaps e OpenStreetMap.

A metodologia apresentará uma síntese o que há de mais novo para estudantes e profissionais do mercado de Comunicação, Turismo e Marketing e disciplinas que pesquisam territórios como a Geografia, Gestão Pública, História, Museologia e Ciências Sociais, e claro, para os viajantes e amantes de mapas colaborativos.

O curso inédito apresenta as principais técnicas de GIS e analisa as mais populares no Brasil, observando os mapas online para aplicações de geomarketing e analisando os contextos sociais que produzem os GIS de maneiras diferenciadas para a cultura e a economia regionalmente.

3x de R$96,67 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

R$290,00

Inscrições: EM BREVE
Início: Em breve

Fora de estoque - Entre para a lista de espera e nós lhe avisaremos quando o curso estiver disponível

Descrição

Objetivo do Curso

  • Disponibilizar um panorama da história dos mapas e do sistema de GIS e produtos mais utilizados em GPS no Brasil;
  • Oferecer uma metodologia de análise de conteúdo com critérios quantitativos-qualitativos;
  • Capacitar profissionais de diferentes áreas para o total aproveitamento dos mapas online para tomada de decisões e análises de dados;
  • Apresentar exemplos de contextos do Brasil onde a geoinformação em plataformas cidadãs superam em quantidade a maior plataforma comercial de mapas, famosa pela qualidade de dados;

 

Carga horária

6 horas

A quem se destina

  • Gestores de comunicação e marketing que trabalham com demandas de mapeamento online;
  • Pesquisadores que buscam oferecer visualização ou interação planificada dos seus territórios a partir das mais diversas formas de atuação;
  • Profissionais interessados em obter geoinformações públicas em escalas regionais e locais de participação territorial em mapas online;

 

A quem não se destina

  • Pesquisadores, gestores ou profissionais com demandas explícitas em técnicas em softwares de participação em GIS, como QGIS e outros; aqui trataremos de analisar e produzir em plataformas livres e proprietárias do GoogleMaps e do OpenStreetMap.

Você vai sair do curso capaz de:

  • Produzir os seus próprios mapas e roteiros online e distribuir em redes e mídias diversas;
  • Compreender a história das tecnologias e as atuais técnicas de GIS;
  • Comparar contrastes de mapas online, indicadores da visibilidade e do acesso tecnológico dos territórios do Brasil;
  • Desenvolver briefings valiosos sobre contextos regionais para investimentos de mercado e pesquisas;
  • Dimensionar as escalas geográficas (do global ao microlocal) para melhor compreensão da dimensão espacial de um fenômeno social, cultural ou econômico;

 

O que você precisa para o curso

  • Computador (desktop ou laptop) com acesso à internet e áudio
  • Conta pessoal gratuita no GoogleMaps e no OpenStreetMap, que pode ser criada em alguns clicks durante o próprio curso
  • Vontade de aprender um pouco de tudo no universo dos mapas online

Módulo 01

  • Apresentações do Curso
  • Conceitos das Geocomunicações
  • O ambiente da GeoWeb
  • A história da Cartografia
  • Usos dos mapas online
  • Regulações dos mapas online
  • GPS e Economia Global
  • Leitura recomendada: Cidade e Mobilidade: telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. André Lemos, 2007.
  • Quiz: O que sabemos sobre as Geocomunicacões?

Módulo 02

  • A história do GoogleMaps
  • Crowdsourcing: a geoinformação em massa
  • Mapeamento Concorrencial com mapas online
  • Metodologias de Geomarketing
  • Técnicas de Mapeamento Temático
  • Editando um negócio no GoogleMaps
  • Aprimoramento de mapas com GoogleMaps
  • Leitura recomendada: Cartografia 2.0: pensando mapeamento colaborativo na internet. Paulo Souza, 2012.
  • Quiz: O que aprendemos sobre o GoogleMaps?

Módulo 03

  • A história do OpenStreetMap
  • Produsage: a geoinformação em redes
  • Mapeamentos de Cidadania com mapas online
  • Metodologias de Mapeamento Colaborativo
  • Técnicas de Mapeamento de Análise Espacial
  • Editando trilhas de turismo em OpenStreetMap
  • Aprimoramento de mapas com OpenStreetMap
  • Leitura recomendada: Mapas colaborativos digitais e (novas) representações sociais do território: uma relação possível. José Carlos Ribeiro & Leonardo Lima, 2011.
  • Quiz: O que aprendemos sobre o OpenStreetMap?

Módulo 04

  • Teorias do Espaço aplicada aos mapas
  • Escalas Cartográficas: Problemáticas e Método
  • Visibilidade: Ponto de Vista, Exposição e Composição
  • Comparação de Mapas Locais
  • Comparação de Mapas Regionais
  • Metodologia Quantitativa em Mapas Online
  • Metodologia Qualitativa em Mapas Online
  • Leitura recomendada: Mapas digitais como nova linguagem midiática. Camila Silva e Vinicius Pereira, 2014.
  • Quiz: O seu território é mais visibilizado ou invisibilizado?

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O curso poderá ser acessado por 4 meses.

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Os cursos online do IBPAD foram desenvolvidos após dezenas de turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

  • Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
  • Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
  • Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
  • Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
  • Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento;
  • Exercícios: produção de materiais como briefings, planejamento ou relatórios, com instruções e exemplos.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia ou semana?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais as formas de pagamento?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há descontos para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há descontos para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Antônio Heleno Caldas

    Antônio Heleno Caldas Laranjeira realiza mestrado na linha de Geografias da Comunicação pela UFS e graduado em Comunicação Social pela UFRB com intercâmbio pelo IPB (Portugal), com experiências diversas em marketing digital para mídias móveis e jornalismo cultural em redes colaborativas.

Cursos Relacionados

  • Estatística Básica para Comunicadores – online

    Apesar de estar cada vez mais (oni)presente no dia-a-dia, a Estatística ainda é assustadora para boa parte dos profissionais de comunicação. Este curso tem como objetivo desmitificar a relação dos profissionais de comunicação com métricas e analises quantitativas.

    Imediato
    Promoção!
  • Netlytic – Online

    A Netlytic é uma das mais interessantes soluções para pesquisadores acadêmicos interessados em mídias sociais e uma excelente ferramenta de apoio para projetos comerciais com orçamentos menos robustos. Conheça a plataforma e aprenda a coletar dados do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, blogs, feeds e CSVs.

    Imediato

OutrasInformações