Técnicas para Análise de Textos – Online

  • Você precisa informar um e-mail válido para entrar parar a lista de espera desse produto.
Promoção!

Técnicas para Análise de Textos – Online

Online

Aprenda a fazer análise de textos com ferramentas gratuitas, que não exigem o uso de programação, e permitem tirar valiosos insights de grandes bases de textos: Iramuteq, WORDij e AntConc. Conheça também as principais técnicas de análise e os principais conceitos por trás dos resultados estatísticos, tanto para fins de mercado ou pesquisas acadêmicas.
Com esse curso, você irá analisar exemplos de mídias sociais, notícias, discursos parlamentares e artigos científicos para mostrar como a análise de textos pode ser extremamente útil e simples de ser feita.

 

As aulas serão liberadas periodicamente.

O módulo 1 estará disponível a partir do dia 13/04.

4x de R$97,25 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

R$490,00 R$389,00

Inscrições: EM BREVE
Início: 13/04

Fora de estoque - Entre para a lista de espera e nós lhe avisaremos quando o curso estiver disponível

Descrição

As aulas serão liberadas periodicamente.

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores e analistas do mercado a analisar textos de diferentes fontes de dados a partir de ferramentas (gratuitas) semânticas e estatísticas. Dentre os objetivos específicos, estão: apresentar as ferramentas WORDij e Iramuteq; ensinar as principais funcionalidades das ferramentas; apresentar exemplos reais de fontes como mídias sociais, clipping, dados abertos e artigos acadêmicos.

Carga horária

12 horas

Formato

Vídeo-Aulas, Artigos Exlusivos, Leituras Orientadas, Tutoriais e Exercícios

A quem se destina

  • Pesquisadores acadêmicos (graduação, mestrado ou doutorado) e analistas do mercado privado (publicitários, RP, BI, etc.) interessados em metodologias para análise de texto em larga escala.

A quem não se destina

Pessoas que já possuem conhecimento de metodologias e técnicas envolvendo as ferramentas listadas.

Você vai sair do curso capaz de:

  • Produzir redes semânticas para desenvolver a análise de textos do seu interesse;
  • Produzir análises léxico-fatoriais com Iramuteq através de técnicas e visualizações sofisticadas;
  • Desenvolver análises de textos simples, porém extremamente ricas em minúcia com softwares como Voyant-Tools e AntConc;
  • Abrir o Gephi e entender as principais funcionalidades do programa.

O que você precisa para o curso

  • Acesso a internet banda larga; Notebook com pacote Office ou similar;
  • Sistema de operação com possibilidade de instalação do Java.

Módulo 01

  • O primeiro módulo introduz alguns conceitos e perspectivas importantes para desenvolver análises de texto principalmente a partir da bagagem teórica da disciplina de Linguística de Corpus. São apresentadas também algumas ferramentas que já permitem analisar textos de base de dados linguísticas, também em português, para explorar algumas funcionalidades possíveis e entender na prática a lógica por trás das técnicas de análise.

Módulo 02

  • No segundo módulo, já apresentamos em detalhes duas ferramentas para desenvolver a análise de textos de uma base própria: a Voyant-Tools e a AntConc. Ambas as ferramentas serão destrinchadas em suas principais funcionalidades, em aulas expositivas e no formato de tutorial, inclusive com a disponibilidade de um exemplo cuja base pode também ser explorada pela(o) aluna(o), para que possa praticar e experimentar os dois softwares de modo prático.

Módulo 03

  • O módulo três apresenta com detalhes a ferramenta WORDij, que possui várias funcionalidades para a análise semântica. O foco prevalece na criação de redes semânticas, portanto as aulas também passarão por alguns conceitos básicos da análise de redes, desde a fundamentação teórica, até exercícios, tutoriais práticos e leituras orientadas de artigos que já utilizaram dessa metodologia. Por fim, trabalharemos com uma base do Twitter e da academia.

Módulo 04

  • Apresentamos o software livre francês IRaMuTeQ que tem sido amplamente utilizado em diversas disciplinas e que é a versão gratuita do famoso Alceste. Ensinaremos como fazer a entrada de dados de forma simples, a utilizar as técnicas de Análise Fatorial e a Análise Hierárquica Descendente e como interpretar seus resultados

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O curso poderá ser acessado por 12 meses.

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de 12 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 20 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento;
Exercícios: produção de materiais como briefings, planejamento ou relatórios, com instruções e exemplos.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia ou semana?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais as formas de pagamento?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Max Stabile

    Diretor-executivo do IBPAD, doutorando em ciência política (UnB). Prêmio Marcus Figueiredo de Jovens Pesquisadores em Opinião Pública (Wapor Latinoamérica).

  • Larissa Souza

    Cientista Política pela Universidade de Brasília e Analista da Consultoria BMJ. Fez parte do Laboratório de Pesquisa em Comportamento Política, Instituições e Políticas Públicas do Instituto de Ciência Política da UnB e estuda Governo Eletrônico.

  • Pedro Meirelles

    Pesquisador de métodos digitais no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), atendendo clientes como 99 e L’Oréal. Bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da mesma instituição. Estuda e escreve sobre pesquisa, dados e inteligência de mídias sociais desde 2015.

  • Marianne Rampaso

    Marianne Rampaso possui mestrado na área de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, seguindo a linha de pesquisa da Linguística de Corpus. É professora e pesquisadora de ensino presencial e à distância de inglês geral para adultos e de inglês para propósitos específicos há mais de dez anos.

OutrasInformações