Publicações

  • Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos

    O livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos“, organizado por Tarcizio Silva, reúne 14 capítulos de pesquisadoras e pesquisadores provenientes e com conhecimento científico e experiencial dos Brasis e de países da Afrodiáspora e África, como Congo, Etiópia, Gana, Nigeria, Colômbia, Estados Unidos e Reino Unido. O principal objetivo da publicação é reunir reflexões

  • Fluxos em redes sociotécnicas: das micronarrativas ao big data

    “Fluxos em redes sociotécnicas: das micronarrativas ao big data” é a primeira obra coletiva do Grupo de Pesquisa (GP) “Comunicação e Cultura Digital” da Intercom. Com organização de Beatriz Polivanov, Willian Araújo, Caio C. G. Oliveira e Tarcízio Silva, a coletânea é composta por prefácio de Sandra Montardo e Adriana Amaral e 14 artigos cujas

  • O Arquétipo da sombra na polarização do pensamento político brasileiro

    Neste livro instigante, a autora busca analisar um fenômeno contemporâneo de extrema relevância, a polarização política no Brasil, a partir de um enfoque teórico potente: a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. A autora transpassa os muros das disciplinaridades, cruzando as fronteiras de sua formação, para articular o olhar da Ciência Política com a Psicologia Analítica junguiana, num autêntico

  • Histórico das APIs no Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais

    Fizemos um breve levantamento sobre a história das APIs no contexto do monitoramento e pesquisa em mídias sociais. Embora o foco seja o Facebook – devido à relevância tanto em termos de popularidade quanto de restrições técnicas –, também situamos o Twitter, o Instagram e o YouTube nessa história. Ao final, questionamos em tom reflexivo

  • Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais

    A publicação “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” reúne colaborações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do IBPAD. Através de 20 capítulos, a obra apresenta reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados.

  • Ciência de Dados com R – Introdução

    Tem interesse em aprender mais sobre a programação e linguagem R? Muito mais que uma ferramenta, o R é uma linguagem de programação poderosa voltada para a análise de dados. O livro Ciência de Dados com R – Introdução é o primeiro lançamento da Editora IBPAD para você iniciar seus estudos!

  • IBPAD lança a Pesquisa OpinaDF

    Nesta semana o IBPAD lança a Pesquisa OpinaDF. A pesquisa se propõe a ouvir de maneira sistemática e com metodologias de pesquisa rigorosas a população do Distrito Federal. Abertura à comunidade científica. Algumas perguntas de avaliação de políticas públicas e cenários eleitorais serão disponibilizadas para pesquisadores e estudiosos nas áreas de opinião pública. A ideia é
  • Consumidores Negros em São Paulo: Lembrança de Marca, Consumo e Influenciadores

    O documento abaixo é resultado de estudo realizado em parceria com a Black Codes. Buscamos compreender preferências dos consumidores negros na cidade de São Paulo, a partir do público do importante evento Feira Preta, com 15 anos de existência. Marcas como Salon Line, O Boticário, Adidas, Nike, Avon e Dove se destacaram em categorias de consumo. Entre os empresários respondentes, a valorização de marcas

  • 100 Fontes sobre Pesquisa e Monitoramento em Mídias Sociais

    Estudamos e mapeamos continuamente pesquisadores e profissionais que produzem artigos, livros, ferramentas, estudos de casos, tutoriais e outros tipos de conhecimento nas áreas de pesquisa e análise de dados. Para ajudar a circular o conhecimento, acabamos de lançar uma curadoria com 100 Fontes sobre Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais. 100-fontes-monitoramento-pesquisa-midias-sociais
  • Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações

    O LivroSumárioAutoresInform.BaixeImpactoO Livro Rastros e traços textuais, imagéticos, sonoros, navegacionais, demográficos e comportamentais são construídos, compartilhados, editados e remixados como subprodutos da interação cotidiana na internet. A vida “online” deixou de ser vista como algo dissociado do cotidiano, e hoje expressões, representações e interpretações da sociedade são permeadas pelo digital e vice-versa: dinheiro, poder, cultura,

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