Whitepapers

  • Histórico das APIs no Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais

    Fizemos um breve levantamento sobre a história das APIs no contexto do monitoramento e pesquisa em mídias sociais. Embora o foco seja o Facebook – devido à relevância tanto em termos de popularidade quanto de restrições técnicas –, também situamos o Twitter, o Instagram e o YouTube nessa história. Ao final, questionamos em tom reflexivo

  • 100 Fontes sobre Pesquisa e Monitoramento em Mídias Sociais

    Estudamos e mapeamos continuamente pesquisadores e profissionais que produzem artigos, livros, ferramentas, estudos de casos, tutoriais e outros tipos de conhecimento nas áreas de pesquisa e análise de dados. Para ajudar a circular o conhecimento, acabamos de lançar uma curadoria com 100 Fontes sobre Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais. 100-fontes-monitoramento-pesquisa-midias-sociais
  • Insights e Personas: como ilustrações melhoram relatórios de mídias sociais

    O desenvolvimento de personas é uma tática criativa comum entre publicitários. Em projetos do IBPAD, utilizamos a tática para representar de forma visual e singularizar algumas características de segmentos de públicos analisados a partir de dados e pesquisa. O documento Criando Personas para Pesquisa de público em Mídias Sociais reúne parte desta experiência. A partir de parceria com o ilustrador
  • Iniciação a Redes: Conceitos Essenciais e Principais Ideias

    O grupo NetSciED, voltado a desenvolver formação, conteúdo e ciência sobre redes, publicou o documento Network Literacy: Essential Concepts and Core Ideas. O objetivo era reunir, em um documento sucinto, o mínimo que uma pessoa precisa saber sobre redes na sociedade contemporânea. Nós no IBPAD acreditamos na importância deste objetivo e realizamos a tradução para português

OutrasInformações