Comunicação Digital

  • I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia discute pesquisa e disseminação de conteúdo

      Comemorando os 15 anos da plataforma, o Rio de Janeiro recebeu o I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia nos dias 13 e 14 de outubro de 2016, realizado na UNIRIO. Com keynotes internacionais e abordando aspectos importantes da enciclopédia virtual como cultura colaborativa, estruturação de dados e legitimidade científica/acadêmica, o evento reuniu diversos profissionais, acadêmicos, entusiastas

  • Rio de Janeiro recebe o primeiro Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia

    A cidade do Rio de Janeiro será a sede do primeiro Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (CCBWIKI), realizado pelo Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa em parceria com diversas instituições acadêmicas de ensino. O encontro reunirá alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais das áreas interdisciplinares ao estudo da produção colaborativa e discursiva do conhecimento livre

  • Dos dados à ação: dando vida à pirâmide do conhecimento!

    por Cinara Moura, profª do curso Gestão da Inteligência em Comunicação Digital Ainda na graduação e durante as minhas primeiras experiências com Marketing Digital, eu percebi o quanto as disciplinas da comunicação atuam de forma estanque, específica, sempre de olho em correr atrás do último prazo que, por sinal, foi ontem. Organizar esse caos ajudando as

  • Projeto acadêmico analisa o comportamento dos políticos nas mídias sociais

    Romper os muros da universidade e chegar aos interesses da sociedade civil é um constante desafio enfrentado pelas produções acadêmicas. Enquanto o mercado ainda permanece indisposto a usufruir da inteligência desenvolvida pela comunidade científica, alguns dos projetos desta tentam aproximar a população do conhecimento de pesquisa produzido nas Universidades. Essa é a proposta do Geist (Grupo de Pesquisa em

  • Livros de Estatística para Comunicadores

    [Texto da profª. Cristina G. Cardoso, responsável pelo curso Estatística Básica para Comunicadores] Desde que ingressei no curso de Estatística me interessei pelas possibilidades de aplicações na área de Marketing. A muitos anos no mercado, imersa entre sociólogos, comunicadores, publicitários e jornalistas, em muitos momentos me solicitaram referências bibliográficas para estudar Estatística. Temos 2 grandes dificuldades
  • Dicas de filtros para o Google Analytics (Parte 1)

    O Google Analytics é o principal sistema de mensuração de sites e uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de inteligência em Comunicação Digital no Brasil. Suas possibilidades são imensas, mas boa parte das organizações que o utilizam costumam ter apenas as configurações básicas, o que pode gerar imprecisões e dados errados. Selecionamos uma seleção de alguns

  • Medindo Resultados de Vídeo no Youtube e Facebook

    [Texto por Júnior Siri, Supervisor de Inteligência na Leo Burnett Tailor Made e professor do curso Métricas para Vídeo em Mídias Sociais] É senso comum dizer que a TV é uma mídia que dá resultado, principalmente em mercados pequenos, onde não há uma cultura de mensuração. Com o digital, ficou mais fácil medir um resultado de vídeo. É

  • A importância dos dados guiando o planejamento de campanhas

      [Texto do prof. Gabriel Ishida, consultor e colaborador do IBPAD] Atualmente, com tantos dados e informações disponíveis na internet e outras fontes, é inconcebível que um planejamento de marca ou campanha não tenha um embasamento de pesquisa por trás. Tendo uma visão de não-planner, na minha opinião, fazer planejamento é entender o que seu consumidor almeja

  • Parceria entre planejamento e BI: a importância da análise de dados para a prevenção de crises na comunicação

    [Texto do prof. Wesley Muniz, que faz parte do time de professores no IBPAD] Faz parte do cotidiano do planner conhecer o mercado e principalmente desenvolver estratégias tanto para a comunicação das marcas quanto para a compreensão do comportamento dos usuários nas plataformas digitais. É um dos trabalhos deste profissional identificar formas de influenciar e engajar

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