Comunicação Digital

  • O monitoramento de mídias sociais para estudos de reconhecimento de marca

    Uma das principais preocupações das marcas nos dias de hoje é descobrir como seus consumidores e público-alvo estão as enxergando no mercado de serviços e produtos. Embora essa não seja uma preocupação recente do marketing, a internet – principalmente as mídias sociais – possibilitou e potencializou o acesso aberto a todo tipo de opinião, tanto

  • Monitoramento para SAC e Social CRM: como fazer?

    Desde a sua expansão e popularização no Brasil, o monitoramento de mídias sociais têm sido um aliado importante para marcas e empresas de grande porte que oferecem produtos e serviços em nível nacional. Com o poder cada vez mais nas mãos dos consumidores, tornou-se imprescindível que as organizações montassem um sistema de operações que desse

  • Gestão de crises: o papel do monitoramento

    Não é de hoje que profissionais do mercado e estudiosos da comunicação corporativa tentam dar conta de um fenômeno que também não é recente, mas que se intensificou nos últimos anos devido às mídias sociais: as crises de marca. No contexto atual da internet, ao mesmo tempo em que as empresas tentam se aproveitar dos canais

  • IBPAD colabora em relatórios sobre gênero na América Latina

    Para aprimorar as suas políticas de igualdade de gênero dentro e fora da instituição, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Inter-American Development Bank) desenvolveu em 2015 um aprofundado estudo sobre questões de gênero na América Latina. Como resultado, dois relatórios foram publicados: “Mainstreaming Gender in Latin America and the Caribbean: Mixed-Methods Analysis of Policies, Perceptions, and Social Media”

  • Professoras do time IBPAD ganham prêmios em São Paulo

    No último sábado, duas professoras do time IBPAD receberam prêmios de reconhecimento profissional. O Prêmio Share, que reconhece agências, empresas, campanhas e profissionais de mídias sociais, teve lugar na Mackenzie e reuniu centenas de participantes. Débora Zanini, professora IBPAD, mestranda e profissional em monitoramento e etnografia, recebeu o prêmio na categoria Profissional de Monitoramento e Métricas Dani

  • Inteligência artificial em pesquisa: para onde vamos?

    O futuro da inteligência artificial baseada em big data é muito próspero e as possibilidades são enormes, mas é preciso manter o pé no chão e conhecer seus limites e potenciais com quem realmente a desenvolve. É nesse cenário reflexivo que Rodrigo Helcer e Milton Stiilpen Jr fecham o nosso novo livro, “Monitoramento e Pesquisa em

  • 100 Tendências para 2017 segundo a JWT Intelligence

    O Innovation Group da J. Walter Thompson divulgou hoje seu anual relatório sobre quais devem ser as tendências de cultura, sociedade e mercado para o ano de 2017. O “The Future 100: Trends and Change to Watch in 2017” apresenta 100 tendências originais que prometem ajudar os leitores a ficar por dentro de novos e

  • Como pesquisar memes?

    Fazer pesquisa na internet é sempre um desafio. Quando o objeto de pesquisa é praticamente intrínseco às características de volatilidade, descentralização e (re)produção em massa, o trabalho fica ainda mais difícil. Para enfrentar esse obstáculo, o grupo de pesquisa coLAB da Universidade Federal Fluminense, em parceria com pesquisadores do grupo Labic da Universidade Federal do

  • IBPAD lança seu primeiro livro: Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais

    O primeiro livro do IBPAD foi lançado! Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: Metodologias, aplicações e inovações foi organizado por Max Stabile e Tarcízio Silva, fundadores do instituto. Em mais de 360 páginas, os 23 autores investigam e ensinam como rastros e traços textuais, imagéticos, sonoros, navegacionais, demográficos e comportamentais são construídos, compartilhados, editados e remixados

OutrasInformações