Comunicação Digital

  • IBPAD lança Curso de Gestão da Inteligência em Comunicação Digital

    A análise de dados é uma importante ferramenta para auxiliar na tomada de decisões do dia a dia, sobretudo no trabalho de gestão e prospecção em comunicação digital. Mas ainda assim, raros profissionais de áreas como conteúdo, atendimento e gerência de projetos tenham consciência de como e quando podem utilizar a inteligência de dados a favor

  • Livros de Estatística para Comunicadores

    [Texto da profª. Cristina G. Cardoso, responsável pelo curso Estatística Básica para Comunicadores] Desde que ingressei no curso de Estatística me interessei pelas possibilidades de aplicações na área de Marketing. A muitos anos no mercado, imersa entre sociólogos, comunicadores, publicitários e jornalistas, em muitos momentos me solicitaram referências bibliográficas para estudar Estatística. Temos 2 grandes dificuldades
  • Dicas de filtros para o Google Analytics (Parte 1)

    O Google Analytics é o principal sistema de mensuração de sites e uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de inteligência em Comunicação Digital no Brasil. Suas possibilidades são imensas, mas boa parte das organizações que o utilizam costumam ter apenas as configurações básicas, o que pode gerar imprecisões e dados errados. Selecionamos uma seleção de alguns

  • Medindo Resultados de Vídeo no Youtube e Facebook

    [Texto por Júnior Siri, Supervisor de Inteligência na Leo Burnett Tailor Made e professor do curso Métricas para Vídeo em Mídias Sociais] É senso comum dizer que a TV é uma mídia que dá resultado, principalmente em mercados pequenos, onde não há uma cultura de mensuração. Com o digital, ficou mais fácil medir um resultado de vídeo. É

  • A importância dos dados guiando o planejamento de campanhas

      [Texto do prof. Gabriel Ishida, consultor e colaborador do IBPAD] Atualmente, com tantos dados e informações disponíveis na internet e outras fontes, é inconcebível que um planejamento de marca ou campanha não tenha um embasamento de pesquisa por trás. Tendo uma visão de não-planner, na minha opinião, fazer planejamento é entender o que seu consumidor almeja

  • Parceria entre planejamento e BI: a importância da análise de dados para a prevenção de crises na comunicação

    [Texto do prof. Wesley Muniz, que faz parte do time de professores no IBPAD] Faz parte do cotidiano do planner conhecer o mercado e principalmente desenvolver estratégias tanto para a comunicação das marcas quanto para a compreensão do comportamento dos usuários nas plataformas digitais. É um dos trabalhos deste profissional identificar formas de influenciar e engajar
  • Guias sobre ética na pesquisa e monitoramento em mídias sociais

    As novas possibilidades que as mídias sociais trouxeram consigo vieram acompanhadas de uma série de desafios para o campo da pesquisa. Embora o assunto e a discussão não sejam tão recentes, ainda há muitas incertezas no que tange à execução responsável de pesquisa em ambientes online. Várias questões éticas e legais ainda não conseguiram alcançar a
  • Aprenda a instalar e a configurar o Gephi

    O Gephi definitivamente popularizou a Análise de Redes Sociais nos últimos anos. Gráficos bonitos e interface relativamente amigável diminuíram o “custo de entrada” de muitos pesquisadores. Mas, quem nunca enfrentou algum problema ao instalá-lo? Gephi que nunca abre, Gephi que fica “carregando” e etc? Como esse problema é super recorrente, disponibilizamos nosso tutorial de instalação do curso de

  • Criando Personas para Relatórios de Pesquisa em Mídias Sociais

    O guia inédito do IBPAD demonstra o processo de construção de ilustrações de personas em relatórios sobre públicos em mídias sociais, a partir de experiências reais. Redigido pelo ilustrador Yuri Amaral, parceiro frequente de nossos projetos, e Tarcízio Silva, Diretor de Pesquisa em Com. Digital do instituto. Acesse: Criando Personas para Relatórios de Pesquisa em Mídias

OutrasInformações