No ano em que a ciência virou pauta em todas as esferas públicas, as mídias sociais foram um dos principais meios que cientistas e experts encontraram para propagar informações valiosas e compartilhar conhecimento entre si. A velocidade em que a informação pode circular e o alcance descentralizado das redes foram fatores de extrema relevância para que esses atores encontrassem terreno fértil em plataformas como o Twitter.
É nesse contexto que o projeto Science Pulse surgiu, uma ferramenta gratuita para monitorar o que cientistas e divulgadores científicos estão publicando nas redes. Mais de 1.200 nomes, brasileiros e internacionais, estão sendo monitorados desde maio, totalizando mais de 200.000 tweets (23%) só sobre a COVID-19. Em meio a tanta conversa, a pergunta que fica é: dentre essas referências, quem são as mais influentes?
A parceria com o IBPAD permitiu responder a essa pergunta construindo o ranking dos principais influenciadores da ciência na conversa sobre COVID-19 durante o ano de 2020. A metodologia, classificação e identificação foi desenvolvida a partir da expertise do IBPAD em diversas consultorias e cursos, como no Análise de Redes para Mídias Sociais, além do próprio conhecimento teórico de temáticas como análise de redes e influenciadores.
O relatório é gratuito e pode ser feito o download abaixo:
sciencepulse capa
Novas publicações e análises sobre a rede serão disponibilizadas aqui no blog, na tag Science Pulse.